Vídeo de Abertura

“O Etapa sempre teve a ambição, no sentido mais positivo da palavra, de oferecer as melhores condições para que cada aluno realize os seus sonhos. E ser um cidadão do mundo faz parte dos desejos de muitos estudantes.”

 

É com estas palavras que Edmilson Motta, coordenador Geral do Colégio Etapa, explica a trajetória de aprovações internacionais da nossa instituição.

Tudo começou em 1999, quando Rui Lopes Viana, ex-aluno do Colégio Etapa, foi aprovado no Massachusetts Institute of Technology (MIT), um dos principais centros de pesquisa em Ciências, Tecnologia e Engenharia do mundo. Desde então, temos inspirado e preparado adequadamente os nossos alunos para que eles concluam o Ensino Médio com portas abertas para o mundo.

Hoje, nenhuma outra escola brasileira tem se destacado tanto quanto o Colégio Etapa em relação ao número e à qualidade das suas aprovações.

E, para celebrar este marco, fomos até os Estados Unidos para reencontrar ex-alunos que estudam, moram e trabalham no país. Visitamos algumas das mais renomadas universidades americanas para compartilhar informações sobre a graduação e o mercado de trabalho no exterior.

Quer saber mais? Então confira o primeiro vídeo da série Portas Abertas para o Mundo.


Foram mais de 1.500 quilômetros rodados, passando por seis cidades de cinco estados diferentes e mais de 30 entrevistados, entre ex-alunos do Etapa e representantes das instituições que formam a Ivy League, grupo com oito universidades americanas, reconhecidas internacionalmente pela excelência acadêmica.

“É um registro histórico, mas cuja a principal importância é mostrar o valor de uma educação que transcende fronteiras, permitindo que estudantes brasileiros se transformem em cidadãos do mundo e profissionais competentes, independentemente das atividades que exerçam ou do local onde morem”, destaca Edmilson Motta.

“As informações compartilhadas pelos nossos entrevistados possuem um nível de profundidade maior do que comumente pode ser encontrado, pois cada um trouxe uma visão particular sobre como é estudar, viver e trabalhar em outro país”, finaliza o coordenador geral do Colégio Etapa.

São 18 filmes imperdíveis! Toda semana um vídeo diferente. Para não perder nenhum dos nossos conteúdos, preencha o formulário abaixo e siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram!

Primeiro dia na universidade

O primeiro dia na universidade gera ansiedade em estudantes do mundo inteiro. Mas nos Estados Unidos essa nova fase possui características bem particulares. Isso porque uma grande parcela de undergraduates¹, principalmente os freshmen², mora no campus da faculdade. 

“Antes mesmo do início das aulas, os novos estudantes contam com um período para conhecerem e escolherem o local onde irão morar, pois as opções são muito diversas. Ao mesmo tempo, eles devem buscar informações para ingressantes junto à instituição e aprender a se localizar dentro do campus. Eles também precisam escolher as disciplinas que irão cursar e descobrir onde serão as aulas, por exemplo”, explica Edmilson Motta, coordenador Geral do Colégio Etapa.

“Uma dica é buscar informações em materiais institucionais e no site oficial da universidade. Os ingressantes também podem conversar com colegas da instituição.  Como temos ex-alunos cursando a graduação nas principais universidades americanas, sempre colocamos os nossos ex-alunos recém aprovados nessas faculdades em contato com a nossa comunidade no exterior. Assim, eles conseguem obter informações valiosas sobre como é estudar, viver e trabalhar em outro país”, complementa Motta.

Quer saber mais? Então assista ao segundo vídeo da série Portas Abertas para o Mundo. Nesse filme, ex-alunos do Etapa contam como foram os primeiros dias em universidades da Ivy League, grupo de instituições de ensino superior americanas reconhecidas internacionalmente pela excelência acadêmica.

“Estar na Columbia University no primeiro dia de aula foi uma experiência fantástica. Encontramos muitos ex-alunos do Etapa, com vivências bem diferentes. Reencontrá-los na universidade foi muito especial”, destaca o coordenador Geral do Colégio Etapa.

 

¹Undergraduates: estudantes de graduação das universidades americanas.

²Freshmen: estudantes do primeiro ano das instituições de ensino superior americanas.

 

Columbia University

Columbia University é considerada uma das melhores universidades dos Estados Unidos. A instituição foi a primeira que visitamos durante as gravações do projeto Portas Abertas Para o Mundo. “Chegamos no primeiro dia de aula, o que nos permitiu ver toda a movimentação de estudantes do mundo inteiro pelo campus. Além disso, também conhecemos prédios históricos da universidade”, conta Edmilson Motta, coordenador Geral do Colégio Etapa.

Portas Abertas para o Mundo - Columbia University

Ex-alunos do Colégio Etapa em frente a estátua Alma Mater, localizada na escadaria da biblioteca de Columbia


Fundada em 1754, a instituição se destaca pelo core curriculum, um conjunto de aulas comuns a todos os graduandos. “Independentemente do curso, os estudantes estudam de tudo um pouco: desde a Literatura Clássica até Ciências. O objetivo da universidade é oferecer uma formação humanística completa”, explica Edmilson Motta.

Outro diferencial de Columbia é o seu campus situado em New York. “O contexto em que a universidade está inserida é muito importante, pois a experiência de estudar no exterior também inclui o desafio pessoal que é mudar para outro país, ficar longe da família e conviver com uma cultura diferente. E as instituições de ensino superior de New York permitem que o estudante aproveite a cidade da melhor maneira possível, desde a sua riqueza cultural até as oportunidades no mercado de trabalho”, afirma Motta.

Quer saber mais sobre a Columbia University? Quatro ex-alunos do Colégio Etapa que estudam nessa instituição de ensino superior compartilharam suas percepções sobre a universidade. Confira esses depoimentos no terceiro vídeo da série Portas Abertas para o Mundo.

 

Barnard College

Barnard College é considerada uma das melhores faculdades de liberal arts³ dos Estados Unidos. Fundada em 1889, a instituição nova-iorquina é voltada exclusivamente para mulheres.

“As faculdades femininas foram criadas por uma questão de separação de sexos. Porém, nos últimos 50 anos, esse tipo de pensamento foi superado. Várias nações optaram por extinguir as faculdades exclusivas para mulheres, mas algumas instituições tornaram-se um espaço de empoderamento feminino”, explica Edmilson Motta, coordenador Geral do Colégio Etapa.

Barnard College, que é a única faculdade feminina de ensino superior de New York e uma das mais antigas do mundo, visa garantir que mulheres tenham não só oportunidade, mas também destaque nas áreas de Ciências e Humanidades. 

Como Barnard pertence à Columbia University, as suas estudantes podem usufruir da estrutura, excelência acadêmica, organizações estudantis e atividades no campus dessa universidade da Ivy League.

Quer saber mais sobre a Barnard College? Então confira o depoimento de Isabela Villa Real, ex-aluna do Colégio Etapa que estuda na instituição. Atualmente, ela realiza pesquisas em Biologia Molecular e faz parte do Science Pathways Scholars Program (SP)², um grupo altamente seletivo que apoia jovens talentosas com interesse em Ciências Biológicas.

 

³Liberal arts: metodologia de ensino que visa oferecer uma formação multidisciplinar.