MATRÍCULAS

Receba informações

Internacional

Alunos conquistam as primeiras aprovações internacionais em 2021

Por Colégio Etapa em 25/02/2021
A lista com as primeiras aprovações internacionais de 2021 inclui universidades do Canadá, dos Estados Unidos e da França.

Alunos do Colégio Etapa foram aprovados em universidades internacionais no processo de admissão antecipada, no caso do Canadá, da França e dos Estados Unidos, e para a Bolsa MEXT, concedida pelo governo do Japão aos estudantes estrangeiros.

Essas são as primeiras aprovações referentes ao ciclo de candidaturas realizado pelos nossos alunos em 2020, portanto, novos resultados serão divulgados em breve. Acompanhe as novidades em nossos canais!

 

Universidades americanas e canadenses

Devido à pandemia da Covid-19, as instituições internacionais de ensino superior precisaram rever os critérios dos seus processos de admissão, especialmente a aplicação de exames presenciais. No caso dos Estados Unidos, muitas universidades suspenderam a exigência da realização das provas padronizadas, como o SAT e ACT, por exemplo, principais exames utilizados para avaliar as competências dos estudantes do Ensino Médio.

Além disso, a crise econômica causada pela pandemia também tem impactado a concessão de bolsas de estudos por parte das universidades. Contudo, as instituições internacionais de ensino superior continuam em busca dos melhores talentos, de modo que os estudantes que se prepararam para o processo de candidaturas e diversificaram as opções da college list¹ terão boas chances de serem aprovados até o final do ciclo.

“Todos os anos, nós orientamos os alunos sobre a importância de eles considerarem múltiplas opções durante o application². Se levarmos em conta as universidades que figuram entre as 50 melhores dos Estados Unidos, por exemplo, elas são igualmente competitivas e oferecem inúmeras oportunidades em termos de ensino e pesquisa”, afirma Cristina Tavares, coordenadora do Setor Internacional do Colégio Etapa.

“Por isso, é fundamental que o aluno se informe sobre as particularidades das instituições de ensino e considere aquelas com as quais ele se identifique e que valorizem os aspectos da sua trajetória acadêmica, aumentando as chances de conquistar uma bolsa de estudos, que pode diminuir significativamente os custos do curso de graduação”, ressalta Tavares.

Entre os alunos aprovados deste ano está Álvaro Vieira Gonçalves Vaz, aceito no curso de Administração e Finanças da Emory University, que figura na 21ª posição entre as melhores universidades dos Estados Unidos, de acordo com o conceituado ranking U.S. News. Além da aprovação, o aluno também concorre à bolsa de estudos Woodruff Scholarship, que cobre todos os custos relacionados ao curso de graduação.

Além de Álvaro, Julia Hedda de Lima Pastana foi aprovada no curso de Economia da Tufts University, instituição americana localizada em Boston, Massachusetts, que ocupa a 30ª colocação entre as melhores universidades americanas, de acordo com o ranking U.S. News. A localização também é um ponto forte da universidade, considerando que Boston é um dos maiores polos universitários dos Estados Unidos e oferece diversas oportunidades de desenvolvimento acadêmico e profissional.

Já Lucas Kazuo Kiukawa foi aprovado no curso de Engenharia Biomédica da Purdue University, instituição pública dos Estados Unidos, reconhecida pelos investimentos em ensino e pesquisa nas áreas de Ciências, Engenharia, Matemática e Tecnologia.

E pelo terceiro ano consecutivo, nossos alunos conquistaram aprovações na University of Toronto, considerada a melhor universidade do Canadá, de acordo com o ranking QS World University Rankings. Em 2021, foi a vez dos alunos Luiza Peres Nogueira Porto, Mattias Anders Silva Larsson e Vinicius Barbosa Alvarez, aprovados nos cursos de Economia, Engenharia e Políticas Públicas, respectivamente.

Além da aprovação em Toronto, Vinicius também foi aceito no curso de Economia da University of Chicago, que ocupa o 10º lugar entre as melhores universidades do mundo, segundo o ranking Times Higher Education.

 

Confira a lista completa dos alunos do Colégio Etapa que foram aprovados em universidades americanas e canadenses:

  • Álvaro Vieira Gonçalves Vaz foi aprovado no curso de Administração e Finanças da Emory University. O jovem cursará a graduação na Emory’s Goizueta Business School, considerada uma das escolas de Negócios mais prestigiosas dos Estados Unidos.
  • Giulia Nóbrega da Costa foi aceita no curso de Astrofísica do Florida Institute of Technology (Florida Tech);
  • Hwang Wei Ju foi aprovado no curso de Engenharia Civil da University of Minnesota – Twin Cities;
  • Jaqueline Hashimoto Shie foi aceita no curso de Design da University of Minnesota – Twin Cities;
  • Julia Hedda de Lima Pastana foi aprovada nos cursos de Economia da Tufts University e da University of Calgary;
  • Lucas Kazuo Kiukawa foi aprovado no curso de Engenharia Biomédica da Purdue University;
  • Luiza Peres Nogueira Porto foi aprovada nos cursos de Economia da Michigan State University, da University of Alberta, da University of Calgary, da University of Minnesota – Twin Cities e da University of Toronto;
  • Mateus Henrique dos Santos foi aceito no curso de Engenharia Química da Case Western Reserve University;
  • Mattias Anders Silva Larsson foi aprovado nos cursos de Engenharia da Ohio State University e da University of Toronto; 
  • Murilo Teixeira Santoma foi aprovado no curso de Física da University of Alabama;
  • Rodrigo Santos Martines foi aceito nos cursos de Biologia Celular da University of Alberta e da University of Calgary;
  • Sophia de Godoy D’Ávila foi aprovada nos cursos de Engenharia Mecânica da Colorado State University e da Pennsylvania State University (Penn State);
  • Vinicius Barbosa Alvarez foi aceito nos cursos de Políticas Públicas da University of Chicago, da University of Toronto e da Vanderbilt University, na qual ele concorre à bolsa de estudos Cornelius Vanderbilt Scholars, que cobre todos os custos relacionados ao curso de graduação.

 

Aprovações na França e no Japão

A lista com as primeiras aprovações internacionais de 2021 também inclui alunos que foram aceitos em instituições de ensino superior da França e do Japão.

Rafaela Iochida Padia foi aprovada no curso de Engenharia Civil do Institut National des Sciences Appliquées (INSA), reconhecido mundialmente pela excelência acadêmica de seus cursos, especialmente de Engenharia.

Já a nossa aluna Júlia Aiko Massuda foi contemplada com a bolsa MEXT, concedida pelo governo do Japão aos estudantes estrangeiros. De acordo com os critérios do programa, a jovem deverá viajar para o Japão, com o intuito de desenvolver a fluência no idioma, antes de iniciar a graduação em Biotecnologia.

                                                                                                 

¹College list: lista de universidades para as quais o estudante pretende se candidatar.

²Application: processo de seleção para as universidades do Canadá e dos Estados Unidos.

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades