MATRÍCULAS

Receba informações

Internacional

Mais uma vez, Etapa é a escola que mais aprova no exterior

Por Colégio Etapa em 10/05/2021
Confira os depoimentos dos aprovados internacionais do Colégio Etapa, escola que mais aprova no exterior.

Até o momento, os alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Etapa foram aceitos em mais de 60 instituições internacionais de ensino superior localizadas na América do Norte, na Europa, na Ásia e na Oceania. Muitos deles conquistaram bolsas de estudos que, somadas, ultrapassam o valor de US$ 3 milhões (o equivalente a R$ 18 milhões).

Com esses resultados, o Colégio Etapa superou a marca de 500 aprovações nos últimos cinco anos e permanece sendo a escola brasileira que mais aprova no exterior.

Para Edmilson Motta, coordenador Geral do Colégio Etapa, um processo de candidatura bem-sucedido depende de um esforço coordenado entre a escola e os interessados em concorrer a uma vaga em uma instituição internacional de ensino superior.

“Os estudantes devem refletir sobre suas aptidões e perfis acadêmicos antes de iniciarem a busca pela universidade dos sonhos. Com essas informações, a escola conseguirá aconselhá-los adequadamente sobre as instituições que oferecerão as melhores oportunidades em termos de ensino, pesquisa, empregabilidade e desenvolvimento humano, considerando todos os objetivos desses jovens”, afirma Motta.

“No Colégio Etapa, além das reuniões com os nossos counselors¹, os alunos também participam de diversos eventos, que contam com a participação de algumas das melhores universidades do mundo. Durante esses encontros, os participantes têm a possibilidade de interagir com os representantes das instituições e, ainda, conhecer as particularidades dos processos seletivos, o que contribui para a elaboração de college lists mais alinhadas aos seus propósitos”, completa o coordenador.

 

MULTI possibilidades

“Todos os anos, nós orientamos pais e alunos sobre a pluralidade das instituições internacionais de ensino superior. Assim como ocorre no Brasil, existem excelentes universidades de grande porte, que oferecem dezenas de cursos em um mesmo campus, e instituições especializadas em determinadas áreas do conhecimento. Dentre tantas opções, a melhor estratégia para conseguir a aprovação dos sonhos é buscar informações”, explica Cristina Tavares, coordenadora do Setor Internacional do Colégio Etapa.

“Por isso, o processo de aconselhamento sobre a escolha da universidade ocorre individualmente e considera os fatores determinantes para cada família, incluindo aspectos como a oferta de bolsas de estudo, a excelência acadêmica, a adaptação, o clima, a moradia, entre outras coisas”, destaca Tavares.

“Ademais, a realização dos eventos com a participação das universidades é essencial para que a nossa comunidade escolar conheça outras possibilidades, tanto na América do Norte quanto em outros países ao redor do mundo. Com essas informações, nossos alunos têm conseguido ultrapassar fronteiras e conquistar aprovações inéditas”, conclui a coordenadora.

Com o maior número de instituições entre as primeiras colocadas nos rankings de universidades internacionais, os Estados Unidos continuam sendo o destino preferido dos candidatos. Apesar disso, o interesse dos nossos alunos por cursos de graduação em outros países aumenta a cada ano.

Em 2021, os resultados internacionais da escola que mais aprova no exterior incluem instituições de ensino superior de países como Austrália, Canadá, China, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Portugal, por exemplo.

 

O que dizem os aprovados internacionais do Colégio Etapa

“Durante a preparação, eu participei de workshops, orientações sobre as essays² e os testes de proficiência. Além disso, tive reuniões periódicas com os counselors para tratar de outros aspectos da minha candidatura. Sem dúvidas, a dedicação e a experiência do Setor Internacional foram essenciais para minha conquista” afirma Álvaro Vieira Gonçalves Vaz, aprovado nos cursos de Administração e Finanças da Emory University.

O jovem cursará a graduação na Emory’s Goizueta Business School, considerada uma das escolas de Negócios mais prestigiosas dos Estados Unidos.

“Posso afirmar que o apoio do Setor Internacional foi um fator decisivo para a minha aprovação. Os counselors me ajudaram a identificar o meu perfil acadêmico e me orientaram não só na elaboração da college list, como também na preparação para as entrevistas”, destaca Gabrielle Lima Balestra, primeira aluna do Colégio Etapa a ser aprovada na instituição francesa Sciences Po, considerada uma das melhores universidades de Ciências Sociais do mundo.

Fundada em 1872, a instituição foi responsável pela formação de personalidades e diversos chefes de estado, incluindo os dois últimos presidentes da França, François Hollande e Emmanuel Macron.

“O Colégio Etapa é um espaço onde nós podemos testar os nossos limites e ir além. Sem o apoio do Setor Internacional, eu jamais pensaria em me candidatar para uma universidade no exterior, mas eles me fizeram perceber que os meus sonhos poderiam ser maiores e que era possível realizá-los”, comenta Lucas Shoji, aprovado no curso de Física do Massachusetts Institute of Technology (MIT), considerado a melhor instituição de ensino superior do mundo pelo ranking QS World Top Universities.

“A equipe do Setor Internacional conhece bem as particularidades do application³, de modo que os alunos conseguem sair na frente na busca por uma vaga em uma universidade internacional. No meu caso, a oferta das aulas avançadas e ministradas em inglês e, ainda, a preparação para os testes de proficiência fizeram toda a diferença para a minha aprovação”, ressalta Vinícius Barbosa Alvarez, aprovado no curso de Economia da University of Chicago (UChicago), considerada uma das melhores universidades do mundo pelo ranking Times Higher Education (THE).

“Para mim, o Setor Internacional foi essencial para eu entender como funciona o application e durante a seleção dos documentos necessários para a candidatura. Sem dúvidas, o apoio deles tornou esse processo possível, pois eu não conseguiria superar todas as etapas sozinho”, afirma Thomas Anders Silva Larsson, aprovado no curso de Engenharia Química e Biomolecular da instituição americana Georgia Institute of Technology (Georgia Tech).

A universidade é reconhecida mundialmente pela formação especializada em Inovação e Tecnologia, com destaque para os cursos de Ciências, Computação e Engenharia.

“Além disso, a equipe dedicou atenção especial às essays, que são muito valorizadas pelas instituições de ensino superior da América do Norte. O Setor Internacional revisou diversas propostas que redigi e ainda forneceu dicas sobre como eu poderia elaborar textos que se destacassem nos processos seletivos”, completa Mattias Anders Silva Larsson, que também foi aprovado no curso de Engenharia Química e Biomolecular da Georgia Tech.

 

Clique aqui para conferir a lista completa das Aprovações Internacionais do Colégio Etapa em 2021!

 

 

¹Counselor: orientador educacional. 

²Essays: redações obrigatórias no processo seletivo norte-americano.

³Application: processo de seleção para as universidades americanas e canadenses.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades