Colégio Etapa Internacional
CONTATO

Filtrar por categoria
Filtrar por categoria

Saiba como ajudar seu filho a se preparar para o application

Descubra como ajudar seu filho a se preparar para os processos de candidatura do exterior.

Acompanhar os filhos conquistarem aprovações em universidades renomadas é um sonho compartilhado por muitas famílias. Em contrapartida, os pais podem ter dúvidas sobre como ajudar os estudantes a se prepararem para os processos de admissão, especialmente quando eles desejam estudar fora.

Pensando nisso, nós preparamos um conteúdo especial para te explicar qual é o papel da família durante o application¹ e como você pode ajudar seu filho a realizar o sonho de fazer a graduação no exterior. Confira a seguir!

 

Qual é o papel dos pais durante o application dos filhos?

Diferentemente das universidades brasileiras, muitas instituições internacionais de ensino superior oferecem um currículo mais flexível, proporcionando mais liberdade para os estudantes definirem suas grades disciplinares, o que lhes permite explorar diferentes áreas do conhecimento. E esse aspecto não só impacta a formação dos jovens, como também o application.

As universidades internacionais, especialmente dos Estados Unidos, contam com processos seletivos holísticos. Os admission officers² avaliam uma série de requisitos, como atividades extracurriculares, cartas de recomendação, exames de admissão, histórico escolar e redações de cunho autobiográfico.

 

Por isso, os pais têm um papel fundamental no application dos filhos, já que eles precisam levar em conta diversos fatores na hora de elaborar uma college list e, ainda, atender a uma série de exigências para conquistar uma vaga em uma faculdade do exterior.

 

“Uma boa conversa sobre as disciplinas que os candidatos mais gostam, bem como as carreiras e os países pelos quais se interessam, poderá ajudá-los a identificar as melhores opções de destino e de universidade. A família também deve se inteirar sobre os processos de candidatura do exterior para orientar os estudantes, oferecendo todo o apoio e o suporte necessários. Isso ajuda a aumentar a autoconfiança dos jovens e, consequentemente, suas chances de admissão”, explica Fernanda Fanganiello Cossa, college counselor do Setor Internacional do Colégio Etapa.

“Além disso, cabe aos pais avaliar se o orçamento familiar cobre os custos com as instituições pretendidas. Nesse momento, vale a pena pesquisar sobre as possibilidades de financial aid e de scholarships e, ainda, elaborar um planejamento financeiro”, complementa.

 

Como os pais podem ajudar os filhos durante o application?

“Os pais devem participar integralmente do processo de candidatura dos filhos, ajudando-os a pesquisar sobre a cultura e os costumes dos países pretendidos e a respeito das universidades desejadas, considerando as opções de cursos disponíveis, a oferta de atividades complementares e extracurriculares, o perfil dos estudantes e da própria instituição e, ainda, os requisitos necessários para participar do application de cada uma”, afirma Cossa.

“A família também deve estimular os candidatos a desenvolverem um currículo competitivo, mantendo um bom desempenho escolar durante o Ensino Médio, se engajando em atividades extracurriculares que mais o atraem e se dedicando ao estudo do idioma falado no país para o qual pretendem ir. Além disso, os pais podem auxiliar os filhos a refletirem sobre assuntos de cunho pessoal que podem ser destacados nas essays³, como os desafios e as maiores conquistas da vida dos estudantes”, pontua.

 

“Vale destacar que esses aspectos não só aumentam as chances de aprovação dos candidatos nas universidades mais seletivas, como também contribuem para a obtenção de bolsas de estudo”, destaca.

 

Contar com uma escola com orientação especializada em processos de admissão das universidades do exterior também poderá ajudar a família a sanar dúvidas e, ainda, oferecer um acompanhamento profissional e apoio total para os estudantes se prepararem para o application. Uma dica é verificar se a instituição de ensino na qual seu filho estuda oferece um currículo competitivo, aulas preparatórias e atividades extraclasse. Isso aumenta as chances de o estudante ter um bom desenvolvimento acadêmico e, ainda, apresentar diferenciais em relação aos outros candidatos.

“Por último, é importante ressaltar que o processo de candidatura deve ser conduzido pelos estudantes. Nesse sentido, os pais devem assumir o papel de facilitadores, ajudando os jovens a encontrarem seus próprios caminhos. Ao permitir que eles definam a trajetória que desejam seguir com autonomia, a família contribui para o desenvolvimento do autoconhecimento e, ainda, para o amadurecimento dos filhos, o que colabora para que eles atinjam suas metas tanto no processo de seleção das universidades do exterior quanto posteriormente, durante a graduação e na vida profissional”, conclui.

 

Gostou dessas dicas de como ajudar seu filho a se preparar para o application? O Setor Internacional do Colégio Etapa oferece todo o apoio e o suporte necessários para os alunos terem sucesso nos processos admissionais das instituições internacionais de ensino superior. Nossa comunidade conta com orientação profissional especializada e, ainda, aulas voltadas para preparar os candidatos para cada etapa do application. Acesse nosso site e saiba mais!

 

¹Application: nomenclatura utilizada para designar os processos de admissão das universidades do Canadá e dos Estados Unidos.

²Admission officers: profissionais responsáveis pelo processo seletivo de uma instituição.

³Essays: redações autobiográficas que são exigidas no processo de candidatura de universidades internacionais.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Saiba como conseguir o visto de estudante para o exterior
Posts relacionados
Saiba como conseguir o visto de estudante para o exterior
Saiba como conseguir o visto de estudante para o exterior
Advanced Placement: conheça o currículo americano
Advanced Placement: conheça o currículo americano
Conheça os exames de admissão que são exigidos no application
Conheça os exames de admissão que são exigidos no application

Inscreva-se no Blog

Subscribe to Email Updates