Jovens que planejam realizar uma graduação no exterior devem se preparar para solicitar um visto de estudante ao país de destino. Esse documento oficial autoriza a entrada e a permanência temporária de estudantes estrangeiros durante a realização de cursos. Mas, afinal, você sabe quais são as principais exigências dos consulados para expedirem esse tipo de visto?
Conheça, a seguir, os requisitos básicos que as embaixadas de diferentes países têm para conceder um visto de estudante e obtenha dicas sobre como garantir essa autorização para estudar em uma instituição de ensino superior no exterior.
Nesse artigo você verá:
- Quais os requisitos necessários para obter o visto de estudante;
- Requisitos particulares para obter o visto de estudante nos Estados Unidos;
- Requisitos particulares para obter o visto de estudante na França;
- Requisitos particulares para obter o visto de estudante em Portugal;
- Dicas para iniciar o processo de solicitação de visto de estudante.
Quais são os requisitos necessários para obter o visto de estudante?
Os processos de emissão de um visto de estudante variam de acordo com os países. Alguns permitem, inclusive, que o estudante realize cursos de curta duração apenas com o visto de turista. “Nos Estados Unidos, por exemplo, é possível estudar com um visto de turista, mas sob certas condições específicas: o curso deve ser recreativo, sem obtenção de diploma ou certificado acadêmico; ter duração de até 6 meses; e uma carga horária semanal inferior a 18 horas”, explica Fernanda Fanganiello, coordenadora do Setor Internacional do Colégio Etapa Valinhos.
A University of Toronto foi eleita a melhor universidade do Canadá.
“Após a matrícula em uma universidade do exterior, a própria instituição prepara e envia, por correio, um documento com informações sobre o curso escolhido, os valores das taxas a serem pagas e eventuais bolsas de estudo concedidas pela instituição. Esse formulário deve ser apresentado ao consulado do país de destino para agendar uma entrevista”, orienta Cristina Tavares, coordenadora do Setor Internacional do Colégio Etapa Vila Mariana.
Durante as entrevistas, os candidatos são avaliados por representantes das embaixadas. “Os estudantes devem apresentar o documento emitido pela universidade em que se matricularam, o passaporte válido e a documentação que comprove a renda familiar. Os agentes consulares avaliam se os pais ou os responsáveis têm condições de sustentá-los em outro país, considerando não apenas os custos com educacionais, mas também despesas com alimentação, moradia e plano de saúde”, afirma Tavares.
"De forma geral, o estudante precisa demonstrar recursos financeiros suficientes para cobrir as despesas relacionadas ao curso e à estadia. Isso pode incluir extratos bancários, cartas de patrocínio, bolsas de estudo, entre outros documentos", menciona Fernanda Fanganiello.
A La Trobe University fica em Melbourne, uma das cidades mais populosas da Austrália.
Os consulados também podem avaliar o cartão de vacinação e a condição de saúde do estudante. "Algumas vacinas podem ser obrigatórias para a obtenção do visto, dependendo do país de origem do estudante e das regulamentações vigentes. O estudante também deverá preencher um formulário sobre sua saúde ou realizar um exame médico e apresentá-lo no dia da entrevista, além de garantir um seguro saúde", informa Fanganiello.
Além dos requisitos comuns para a emissão de um visto de estudante em qualquer embaixada, os estudantes também devem estar atentos às particularidades de cada país.
Requisitos particulares para obter o visto de estudante nos Estados Unidos
A Yale University faz parte da Ivy League.
“Nos consulados dos Estados Unidos, os candidatos precisam apresentar o formulário I-20 emitido pelas universidades estadunidenses e pagar a taxa de solicitação do visto para agendar suas entrevistas. Além disso, é necessário comparecer ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) para tirar uma foto e registrar as digitais, conforme exigências do Homeland Security¹. Posteriormente, os estudantes podem agendar as entrevistas pelo site oficial da embaixada”, destaca Tavares.
“Nesse encontro, os estudantes devem levar toda a documentação financeira, além do formulário I-20 e o passaporte. Se a documentação for aprovada, eles deverão retirar o passaporte com o visto carimbado após algumas semanas. Caso a resposta seja negativa, o agente consular irá informar aos candidatos quais documentos devem ser apresentados em um novo encontro para uma nova análise pela embaixada”, complementa Tavares.
Quanto custa tirar o visto de estudante para os Estados Unidos?
O visto americano para estudantes, conhecido como F1, destina-se a jovens que desejam estudar em instituições acadêmicas nos Estados Unidos, e o processo envolve algumas taxas obrigatórias.
Há duas taxas específicas:
- A taxa DS-160, que é a taxa consular, tem um valor aproximado de $160 dólares. Essa taxa é indispensável para a solicitação do visto e deve ser paga de forma on-line, durante o envio do formulário DS-160.
- A taxa Sevis, referente ao processo de cadastro no sistema de estudantes e intercambistas dos EUA, custa cerca de $350 dólares.
Se o visto para os Estados Unidos é negado, é necessário pagar todas as taxas novamente?
O visto de estudante para os Estados Unidos pode ser negado por alguns motivos, como falta de comprovação financeira para apoiar a educação e a estadia do estudante no país; documentação incompleta ou incorreta; falha na verificação de antecedentes; ou respostas inadequadas durante a entrevista consular.
"Caso o visto seja negado, é de extrema importância entender o motivo, resolvê-lo e reaplicar. É possível aplicar para o visto três vezes ao ano e, na maioria das vezes, é necessário pagar novamente a taxa, exceto quando o visto for negado por falta de informações ou documentações. Nesse caso, dentro do período de um ano, o estudante poderá reaplicar sem necessidade de novo preenchimento e pagamento", explica Fanganiello.
Por quanto tempo é válido o visto de estudante nos Estados Unidos?
Nos Estados Unidos, a validade do visto de estudante é determinada pela duração do curso escolhido. Por exemplo, se um estudante se matricular em um curso com duração de seis meses, o visto concedido terá uma validade de aproximadamente oito meses. Para cursos mais longos, o visto pode ser emitido por até quatro anos, cobrindo o período integral do programa educacional.
Requisitos particulares para obter o visto de estudante na França
École Polytechnique é considerada uma das melhores escolas de Ciência e Tecnologia da França.
A embaixada francesa possui uma etapa pré-consular para emissão de visto de estudante. Nessa etapa, os candidatos devem se cadastrar na plataforma Etudes en France, preencher um formulário, submeter um dossiê no site da Campus France, realizar o pagamento da taxa administrativa e, ainda, passar por duas entrevistas.
Requisitos particulares para obter o visto de estudante em Portugal
A Universidade de Coimbra está na lista das dez melhores universidades de Portugal.
No caso dos consulados de Portugal, os candidatos devem reunir a carta de aceitação de uma instituição de ensino superior do país, uma autodeclaração com informações sobre a graduação a ser cursada, comprovantes financeiros e de alojamento, um seguro médico internacional de viagem e um atestado de antecedentes criminais.
Após organizarem toda a documentação, os estudantes devem procurar um Centro de Solicitação de Vistos, gerido pela VFS Global, parceira autorizada do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal.
Dicas para iniciar o processo de solicitação de visto de estudante
Agora que você já conhece as principais exigências e algumas particularidades dos processos de emissão de vistos de estudante em diversos consulados, fique atento a alguns aspectos importantes.
"Antes de iniciar o processo, o estudante deve pesquisar os requisitos específicos do visto de estudante para o país de destino, incluindo os documentos necessários, as taxas e os procedimentos. É recomendado reunir os documentos com antecedência, como comprovante de admissão na instituição de ensino, comprovante de meios financeiros, resultados de testes de proficiência em idiomas (se aplicável), entre outros. Por fim, é importante preencher os formulários de solicitação de visto com cuidado e precisão, seguindo todas as instruções fornecidas pelas autoridades consulares do país de destino", orienta Fanganiello.
Organizar documentos com antecedência ajuda a evitar contratempos.
“O que pode ser adiantado é a emissão do passaporte – caso os candidatos ainda não tenham esse documento –, ou a renovação – caso a validade do documento esteja vencida. Além disso, eles também podem solicitar que suas famílias organizem a documentação financeira. Vale destacar que a emissão do passaporte, assim como a tradução e a juramentação dos documentos financeiros, é um processo burocrático. Por isso, os estudantes devem organizar esses papéis com antecedência para evitar contratempos”, destaca Tavares.
"É importante garantir que o estudante possui os meios financeiros necessários para cobrir os custos do curso, as taxas de visto, as despesas de viagem e a estadia no país de destino", aponta Fanganiello.
“Antes das entrevistas, vale a pena conferir se os dados de todos os documentos estão corretos, pois qualquer discrepância pode levar os consulados a negarem a emissão do visto”, ressalta Tavares.
Além disso, os candidatos devem se preparar para as entrevistas consulares. “Se for necessária uma entrevista como parte do processo de solicitação de visto, é indicado agendá-la com antecedência para evitar atrasos desnecessários.”, afirma Fanganiello.
Agora que você já conhece os requisitos básicos para as embaixadas de diferentes países concederem um visto de estudante para estrangeiros, conheça o Colégio Etapa Internacional e a preparação oferecida para os jovens que desejam estudar no exterior.
¹Homeland Security: termo utilizado para se referir ao Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos.