Colégio Etapa Internacional
CONTATO

Filtrar por categoria
Filtrar por categoria

Advanced Placement: conheça o currículo americano

O Advanced Placement (AP) é um currículo do Ensino Médio, que foi criado pelo College Board. Saiba mais no post!

Os Estados Unidos são um dos países mais procurados por brasileiros que desejam estudar no exterior. E um dos motivos que explicam essa preferência é o fato das universidades americanas possuírem um currículo flexível, garantindo uma liberdade maior para os estudantes elaborarem suas grades disciplinares de acordo com seus interesses acadêmicos e pessoais.

Essa metodologia de aprendizagem mais holística também pode ser encontrada no Ensino Médio. O Advanced Placement (AP), por exemplo, é um programa americano que permite aos jovens explorarem diferentes áreas do conhecimento com aulas de nível universitário durante o último ciclo da educação básica.

As vantagens dessa filosofia disciplinar são tantas que esse currículo está disponível não só em renomadas escolas americanas de Ensino Médio, mas também em instituições de ensino de outros países.

Quer saber mais? Então continue a leitura para descobrir o que é, como funciona e quais são as vantagens desse programa para os brasileiros que desejam estudar no exterior.

 

O que é e como funciona o AP?

O Advanced Placement (AP) é um currículo do Ensino Médio, que foi criado pelo College Board, uma associação sem fins lucrativos composta por mais de 6.000 instituições de ensino do mundo. Essa organização também organiza o SAT, um dos testes padronizados mais exigidos no processo de candidatura das universidades do Canadá, dos Estados Unidos e do Reino Unido.

“Com o AP, os estudantes têm aulas de nível do ensino superior, incluindo uma ampla gama de matérias eletivas, além das disciplinas obrigatórias. Eles podem escolher as aulas que querem fazer e, ainda, determinar o ano e o nível em que as cursarão”, explica Cristina Tavares, coordenadora do Setor Internacional do Colégio Etapa.

Essa liberdade acadêmica é uma das principais diferenças entre o programa disciplinar americano e o currículo brasileiro. “Outro destaque é a oferta de aulas com níveis de aprofundamento e de natureza diferentes e, ainda, que abordam tópicos que não costumam ser trabalhados na programação do nosso país, como Ciências da Computação, Economia, Estatística e diferentes idiomas”, pontua Ariel Setton, college counselor do Colégio Etapa.

“Além disso, o AP possui uma questão mais filosófica, uma vez que estimula o desenvolvimento de um raciocínio crítico quanto ao conteúdo de cada matéria, principalmente na área de Ciências Humanas. Dessa forma, o programa não só prepara os candidatos para os processos de admissão das universidades, mas também para a vivência do ensino superior”, completa Setton.

Ademais, na reta final do programa, os estudantes fazem os exames oficiais do AP, cujas notas podem ser convertidas em créditos universitários. “Isso porque todas as matérias do AP são equivalentes às disciplinas de introdução que os universitários cursam no primeiro semestre das instituições americanas de ensino superior. Por isso, se um candidato acertar mais de 90% das questões de um exame de Cálculo, por exemplo, ele não precisará cursar as matérias introdutórias desse tópico na universidade”, destaca Setton.

 

Quais são as vantagens de fazer o AP?

De maneira geral, as vantagens de cursar o Advanced Placement (AP) estão ligadas a três pilares: destaque no application¹, bagagem acadêmica e preparação para a vida universitária.

 

1) Destaque no application

“Participar desse programa e realizar as provas finais não é um pré-requisito para se candidatar às universidades internacionais. Mas ter um bom desempenho nessas aulas e nesses exames oferece uma grande vantagem para os estudantes que almejam estudar fora, uma vez que o nível do preparo acadêmico do AP é reconhecido em todo o mundo. Dessa forma, os candidatos poderão fortalecer suas candidaturas para as universidades dos Estados Unidos e de outros países”, afirma Tavares.

 

2) Bagagem acadêmica

“Os candidatos que fazem o AP chegam ao ensino superior muito mais preparados. Isso porque esse currículo oferece aulas destinadas ao desenvolvimento da escrita acadêmica, por exemplo. Assim, os estudantes conseguirão desenvolver artigos com o formato, o nível de retórica e o vocabulário esperados pelos professores e, consequentemente, terão mais chances de se destacarem durante suas graduações”, explica Tavares.

 

3) Preparação para a vida universitária

“Por último, vale destacar que esse programa colabora para a adaptação dos candidatos à universidade, independentemente de escolherem fazer a graduação no Brasil ou no exterior. Os ex-alunos do Colégio Etapa que optaram por estudar Engenharia em uma universidade brasileira, por exemplo, afirmam que as aulas de Cálculo facilitaram o domínio das aplicações dessa disciplina durante o curso superior”, acrescenta Tavares.

 

Gostou dessas informações sobre o Advanced Placement (AP)? Vale destacar que o Colégio Etapa é a única escola que oferece tanto a programação curricular prevista em nosso país quanto um currículo americano no Brasil. Sem falar que nós oferecemos o maior número de disciplinas do AP entre as instituições de ensino presentes no território brasileiro.

“Nossa escola adotou esse programa com o intuito de complementar o currículo brasileiro, desafiando nosso corpo discente a conciliar aulas de nível superior que são ministradas em inglês com nossa programação regular, que já é bastante desafiadora. Dessa forma, nossos alunos têm se destacado cada vez mais nos processos de candidatura de universidades do mundo todo. Inclusive, o número de aprovações internacionais do Colégio Etapa só cresce, e um dos responsáveis por esse resultado, com certeza, é o AP”, informa Tavares.

Quer saber mais? Então acesse o site do Colégio Etapa e conheça nosso Setor Internacional, que oferece a preparação necessária para os alunos realizarem o sonho de estudar no exterior.

 

¹Application: processo de candidatura para as instituições americanas e canadenses de ensino superior.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Conheça os exames de admissão que são exigidos no application
Posts relacionados
Conheça os exames de admissão que são exigidos no application
Conheça os exames de admissão que são exigidos no application
Scholarships: saiba tudo sobre as bolsas por mérito
Scholarships: saiba tudo sobre as bolsas por mérito
Saiba como usar a nota do Enem para estudar fora
Saiba como usar a nota do Enem para estudar fora

Inscreva-se no Blog

Subscribe to Email Updates