Colégio Etapa Internacional
CONTATO

Filtrar por categoria
Filtrar por categoria

Conheça 15 das melhores universidades americanas

15 universidades americanas que seu filho deve considerar na hora de montar uma college list

Segundo o ranking Times Higher Education (THE), 40 instituições de ensino superior dos Estados Unidos estão entre as 100 melhores universidades do mundo. Apesar da excelência acadêmica, a maioria dessas instituições são pouco conhecidas no Brasil. Por isso, vamos apresentar algumas dessas universidades americanas e explicar porque seu filho deve considerá-las na hora de montar uma college list¹. Confira a seguir!

 

15 universidades americanas que seu filho deve considerar na hora de montar uma college list

Quando falamos de instituições de ensino superior dos Estados Unidos, muitos brasileiros pensam nas universidades da Ivy League. O que poucos sabem é que existem opções tão renomadas quanto Columbia, Harvard e Princeton, por exemplo. É o caso das 15 instituições de ensino superior listadas abaixo:

Rankings de universidades americanas

“Algumas características comuns entre essas universidades são a qualidade acadêmica, o corpo docente de alto nível, grandes investimentos em pesquisas e as possibilidades dos estudantes terem uma vivência extraordinária no campus, por conta da estrutura que essas instituições oferecem”, explica Cristina Tavares, coordenadora do Setor Internacional do Colégio Etapa.

Essas instituições também possuem algumas vantagens em relação às 15 melhores universidades dos Estados Unidos, como as da Ivy League. “Todas são bastante concorridas, mas as instituições que aparecem nas primeiras posições dos rankings tendem a ser ainda mais competitivas, já que são mundialmente famosas”, afirma Ariel Setton, college counselor do Setor Internacional do Colégio Etapa São Paulo.

Além de possuírem uma taxa de admissão maior, a maioria das universidades dessa lista também oferece boas oportunidades de ajuda financeira para os candidatos, sendo bastante generosas na oferta de bolsas de estudo para estudantes estrangeiros”, completa Tavares.

 

O que os estudantes devem avaliar na hora de montar a college list?

1) Localização

Apesar dessas 15 universidades americanas possuírem muitas vantagens, os estudantes precisam ficar atentos às particularidades de cada uma. “O Estados Unidos é um país muito grande, com excelentes opções de universidades tanto em ambientes mais urbanos quanto em locais mais rurais. Além disso, tem a questão da diversidade regional. Se o candidato tiver alguma preferência com relação ao clima ou à cultura de uma região, isso deve ser considerado no momento de escolher uma instituição de ensino superior”, pontua Tavares.

Por isso, é fundamental que o estudante pesquise sobre as cidades e os estados que abrigam as universidades do seu interesse. Confira abaixo a localização de algumas das melhores universidades americanas.

Mapa com localizações de universidades americanas

 

2) Oportunidades acadêmicas

Os candidatos também devem se informar sobre as oportunidades acadêmicas e a cultura de cada instituição. “Esse conjunto de universidades é bastante diverso. Cada instituição dessa lista tem suas particularidades. Por essa razão, os estudantes devem escolher universidades que tenham mais a ver com suas personalidades, interesses e objetivos”, destaca Setton.

“A University of Notre Dame (UND) se preocupa em oferecer uma formação completa, buscando formar pessoas que vão impactar positivamente o mundo. Além disso, é uma das poucas instituições de ensino superior que entendem que fé e razão são complementares. Não é preciso ser religioso para estudar na universidade, mas os estudantes são convidados a questionar o que move a espiritualidade humana ao longo dos tempos”, explica Gabriel Simões, ex-aluno do Colégio Etapa que faz major em Ciência da Computação e minor em Teologia.

“Eu escolhi estudar na Vanderbilt University pela sua força em Biomedicina. Durante o meu application², busquei por instituições que se destacassem nessa área, que oferecessem financial aid³ para estudantes internacionais e que não tivessem um currículo restritivo. E a Vanderbilt atendia a todos esses quesitos”, compartilha Pedro Seber, ex-aluno do Colégio Etapa que faz major em Engenharia Química e Biomolecular e minors em Ciência da Computação e Gestão em Engenharia.

Oportunidades acadêmicas em universidades americanas

“Algumas universidades costumam se destacar em áreas de conhecimento específicas. Por isso, antes de se candidatar a uma vaga em uma delas, o estudante precisa refletir sobre o que gostaria de vivenciar dentro do ambiente universitário para aproveitar essa fase da melhor forma possível”, destaca Edmilson Motta, coordenador Geral do Colégio Etapa.

 

3) Vida no campus

As estruturas dessas universidades também são responsáveis por essas instituições estarem entre as melhores dos Estados Unidos e do mundo. Os estudantes podem morar, praticar esportes e ter contato com laboratórios de ponta e diferentes culturas dentro dos campi.

Eu já estudei compostos que podem diminuir os efeitos colaterais causados pelos medicamentos anticâncer, por exemplo. Atualmente, pesquiso a sintetização de nanopartículas para modular a resposta do sistema imune humano contra tumores”, explica Seber.

A Carnegie Mellon University (CMU) conta com diversas organizações estudantis. Eu sou vice-presidente de recrutamento de uma fraternidade, faço parte de uma sociedade de honra para estudantes com as melhores notas do meu curso e sou coordenador de oficinas de um clube de voluntários”, explica Caio Augusto Araújo, ex-aluno do Colégio Etapa que faz major em Engenharia Elétrica e Computação, com minors em História da Arte e Machine Learning.

Vida no campus em universidades americanas

Victoria Lachac, ex-aluna do Colégio Etapa, afirma que as atividades em laboratório foram essenciais para a escolha do seu major. “O curso de Saúde Humana tem me ajudado a entender a pandemia causada pela Covid-19. Aprendi sobre a relação dessa crise sanitária com outras que ocorreram no passado, entendi melhor a importância dos governos para a saúde da população e também recebo notícias atualizadas sobre a doença por meio das palestras dos Centers for Disease Control and Prevention (CDC)”, explica a estudante da Emory University.

“Eu participei de um grupo técnico que construiu uma câmera de vácuo que recriava o ambiente de Marte, e de um grupo honorário do meu departamento, o que me permitiu fazer networking4. Eu também liderei vários eventos para incentivar estudantes de menor poder aquisitivo a participarem de projetos da universidade e a estudarem Engenharia, o que me ajudou a entender a importância da inclusão no meio acadêmico”, explica Cauê Borlina, ex-aluno do Colégio Etapa que fez major em Engenharia Aeroespacial e minor em Física na University of Michigan (UMich).

 

4) Oportunidades profissionais

Outro ponto de atenção são as oportunidades profissionais e de networking4 que essas universidades oferecem. “Com certeza, a UMich me ajudou a chegar aonde estou agora. Eu realizei pesquisas durante toda a graduação, incluindo um curso de verão no California Institute of Technology (Caltech) e um estágio na National Aeronautics and Space Administration (NASA), onde investiguei o trabalho de um robô que está em Marte e uma lua de Júpiter”, conta Borlina, que está cursando o Philosophy Doctor (PhD) em Ciências Planetárias no Massachusetts Institute of Technology (MIT).

“Em termos profissionais, o mercado de trabalho americano é bastante promissor, já que existem várias empresas de Tecnologia no país. E estudar na CMU pode ser um grande diferencial devido à importância que o ensino interdisciplinar tem para essa instituição. Com o avanço das Ciências e da Tecnologia, os campos de estudo estão mais integrados do que nunca e a tendência é que haja uma intersecção ainda maior no futuro”, afirma Araújo.

E, de fato, estudar em um ambiente inspirador pode fazer a diferença para o seu futuro. “Eu escolhi estudar nos Estados Unidos movido pelo sonho de estudar em alguma das melhores universidades do mundo, principalmente por influência dos ex-alunos do Etapa que se formaram em instituições de ensino americanas”, pontua Simões.

Ex-alunos famosos de universidades americanas

 

5) Investimentos

Por último, é importante pesquisar sobre as mensalidades de cada instituição, incluindo as universidades públicas dessa lista, que não são gratuitas como no Brasil. “No caso delas, o investimento necessário é menor em comparação com as instituições privadas. Porém, elas oferecem pouca ajuda financeira para estudantes internacionais e as condições para se obter uma bolsa de estudos são bem mais restritas”, pondera Setton.

Já as universidades privadas da lista oferecem oportunidades fantásticas de ajuda financeira para os candidatos, incluindo bolsas de estudo para estudantes estrangeiros. Assim como as instituições da Ivy League, elas também têm fundos de investimento e são bastante generosas na oferta de auxílios financeiros para estudantes internacionais, com a vantagem de possuirem taxas de admissão maiores”, completa Setton.

Quer saber mais sobre o investimento necessário para estudar em uma dessas instituições e as oportunidades de obter uma bolsa de estudos? Então confira o infográfico abaixo:

Valores de universidades americanas

 

Gostou dessas informações sobre 15 das melhores universidades americanas? Então compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais para que outros pais possam ajudar seus filhos a realizarem o sonho de estudar no exterior.

 

¹College list: lista de universidades para as quais o estudante pretende se candidatar.

²Application: processo seletivo das instituições canadenses e americanas de ensino superior.

³Financial aid: auxílio financeiro oferecido por universidades internacionais aos estudantes.

4Networking: rede de contatos profissionais que permite a troca de experiências e informações.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Conheça as renomadas universidades da Ivy League
Descubra o significado de termos educacionais em inglês
Posts relacionados
Descubra o significado de termos educacionais em inglês
Descubra o significado de termos educacionais em inglês
Conheça as renomadas universidades da Ivy League
Conheça as renomadas universidades da Ivy League
Por que estudar Engenharia no exterior? Confira as vantagens
Por que estudar Engenharia no exterior? Confira as vantagens

Inscreva-se no Blog

Subscribe to Email Updates