Colégio Etapa Internacional
CONTATO

Filtrar por categoria
Filtrar por categoria

Scholarships: saiba tudo sobre as bolsas por mérito

As scholarships são um tipo de bolsa de estudos oferecido com base no mérito acadêmico, artístico ou esportivo dos estudantes. Saiba mais no post!

Os estudantes que desejam estudar no exterior possuem duas opções de bolsas de estudo: o financial aid, oferecido pelas universidades americanas com base em uma análise sobre a necessidade financeira da família dos candidatos, e as scholarships, cujo critério é o mérito dos estudantes.

Neste artigo, você entenderá melhor o que é e quais são os tipos de scholarships, além de descobrir como poderá conquistar esse tipo de bolsa de estudo. Continue a leitura para saber mais!

 

O que é e quais são os tipos de scholarships?

As scholarships são um tipo de bolsa de estudos oferecido com base no mérito acadêmico, artístico ou esportivo dos estudantes. E, ao contrário do financial aid, essa oportunidade não está restrita às instituições americanas de ensino superior. “Existem várias universidades ao redor do mundo que oferecem bolsas por mérito para a graduação, principalmente no Canadá e nos Estados Unidos”, destaca Cristina Tavares, coordenadora do Setor Internacional do Colégio Etapa.

Isso porque há uma ampla gama de bolsas de estudo por mérito oferecidas pelas próprias instituições de ensino superior do exterior ou pelo governo local. Além disso, os candidatos também encontram programas de scholarships fundados por doadores externos, como personalidades e institutos.

“Os estudantes com interesse em estudar na Ásia podem concorrer à Bolsa MEXT, do Japão, e à Global Korea Scholarship (GKS), da Coréia do Sul. Já os candidatos que desejam estudar na Europa ou na Oceania encontram menos oportunidades, porém há scholarships em universidades específicas”, afirma Ariel Setton, college counselor do Colégio Etapa.

Existem várias universidades ao redor do mundo que oferecem scholarships. Saiba mais no post!

 

“Algumas opções interessantes no continente europeu são a Orange Tulip Scholarship, da Holanda, e o programa da Universidade de Bolonha, na Itália, além do ETH Zurich e o programa da Universidade de Lausanne, ambos da Suíça”, complementa Setton.

Os estudantes interessados em conquistar uma scholarship devem estar atentos ao regulamento dos programas, visto que cada oportunidade possui seus próprios critérios, métodos de avaliação e políticas de valores. “Alguns programas são exclusivos para estudantes locais ou para candidatos internacionais. Há ainda algumas scholarships com um público-alvo bem específico, como a Rihanna Scholarship, oferecido apenas para estudantes brasileiros ou de outros seis países do continente americano”, explica Tavares.

A maioria das bolsas de estudo por mérito possuem um valor fixo e pré-estabelecido, mas existem programas com ofertas mais flexíveis. “Os estudantes podem receber desde US$ 5 mil até a cobertura total dos serviços educacionais prestados pela universidade. Em alguns casos, as scholarships também podem cobrir custos com alimentação e moradia. Ademais, essas bolsas de estudos podem ser aplicadas somente no primeiro ano da faculdade ou durante toda a graduação”, revela Tavares.

 

Como os estudantes podem conquistar uma scholarship?

Se você se interessou pela possibilidade de estudar no exterior com uma bolsa de estudos por mérito, deve estar atento aos requisitos dos processos seletivos das universidades de seu interesse.

“Algumas scholarships são automáticas, ou seja, todos os candidatos a uma vaga em determinada universidade são considerados nesta avaliação. Porém, na maioria dos casos, é preciso se candidatar separadamente para as bolsas de estudo pretendidas. E, independentemente do programa escolhido, os estudantes precisam ser aprovados pelas instituições de ensino superior para concorrerem às scholarships”, ressalta Tavares.

Por isso, o primeiro passo para conquistar uma bolsa de estudos por mérito é se preparar para ter uma candidatura forte e, assim, conseguir despertar o interesse das instituições de ensino superior pretendidas. Foi o caso do Álvaro Vaz, ex-aluno do Colégio Etapa que foi aprovado em duas universidades americanas, com financial aid para estudar Negócios na Case Western Reserve University e duas scholarships na Emory University.

 

“As duas bolsas de estudo por mérito acadêmico para as quais eu fui contemplado vão me ajudar com US$ 50 mil por ano ao longo de toda a minha graduação. E isso só foi possível graças à Robert W. Woodruff Scholarship, que faz parte do Emory Scholars Program. Vale destacar que, em 2020, esse programa selecionou apenas nove estudantes internacionais para participarem da sua etapa final, e eu fui o único brasileiro entre os finalistas”, conta Vaz. 

 

Outro exemplo é a Ana Luísa Moura, ex-aluna do Colégio Etapa que foi contemplada com um auxílio financeiro na Brandeis University, na Minerva Schools at KGI e na Northwestern University, além de conquistar uma scholarship na Vanderbilt University.

 

“Para concorrer ao financial aid, eu tive que traduzir vários documentos financeiros da minha família, como o Imposto de Renda. Já no processo seletivo das bolsas de estudo por mérito acadêmico, o que foi analisado foram os materiais enviados no meu application¹, como as cartas de recomendação, o histórico escolar e as redações sobre minhas atividades extracurriculares. Mas eu também precisei redigir um texto específico para concorrer à Cornelius Vanderbilt Scholarship”, relata Moura. 

 

“De fato, a maioria das universidades do exterior avalia os candidatos como um todo, com base nos materiais enviados durante a candidatura. Mas algumas instituições oferecem bolsas maiores para os estudantes que se destacam em algum aspecto específico, como melhor desempenho acadêmico e talentos artísticos, por exemplo. Já no caso dos programas de bolsa de estudo com candidatura própria pode ser necessário apresentar requerimentos adicionais, desde essays² até nomeações na escola na qual os candidatos estudam”, acrescenta Setton.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a oferta de bolsas de estudo por mérito esportivo é bastante comum. Essa opção é voltada para estudantes que já praticaram algum esporte em nível semiprofissional, como uma federação ou um clube, e que planejam entrar no time esportivo da universidade em questão. Por isso, seu processo seletivo possui exigências diferentes em comparação com outros tipos de scholarships.

“Nessa candidatura, os candidatos serão avaliados não só pelo departamento de admissões das instituições pretendidas, como também pelo treinador do time universitário. Isso porque o processo seletivo desse tipo de bolsa é centrado no histórico esportivo dos candidatos, que precisam enviar seus resultados em torneios, além de uma carta de recomendação de seu treinador e até um vídeo em que demonstrem seu desempenho esportivo”, informa Tavares.

Scholarships: Flora Lyz, ex-aluna do Colégio Etapa, conquistou uma bolsa por mérito artístico em uma universidade dos Estados Unidos.

 

“As bolsas de estudo por mérito artístico também podem exigir gravações de alguma apresentação ou até mesmo uma audição, além do envio de um portfólio com trabalhos bem elaborados”, conclui Setton. Foi o caso de Flora Lyz, ex-aluna do Colégio Etapa que conquistou uma scholarship para estudar Cinema e Animação na University of Southern California (USC). Já o aluno Álvaro Vaz participou de um processo seletivo bem diferente.

“Para me candidatar ao Emory Scholars Program, eu precisei apenas indicar meu interesse em um formulário. Mas, depois de ser selecionado como um dos finalistas, eu fui convidado para a Scholars Finalists' Week, na qual eu participei de uma série de entrevistas e de eventos. O intuito dessas atividades é entender se o perfil dos estudantes está alinhado com os valores da universidade, assim como mostrar o que a instituição oferece aos seus alunos”, explica Vaz.

“Uma das entrevistas mais interessantes envolveu uma atividade em grupo: eu e outros dois finalistas tivemos que solucionar alguns enigmas para sair de um escape room³, enquanto os entrevistadores analisavam nossa capacidade de interagir e trabalhar em equipe. E um dos meus eventos favoritos foi a simulação de uma aula sobre Literatura Grega, na qual o professor promoveu uma discussão sobre como as referências da história da figura de Antígona podem ser encontradas no mundo contemporâneo”, complementa Vaz. 

 

Por isso, os estudantes devem buscar informações sobre as universidades, seus processos seletivos e os programas de scholarships disponíveis. “É fundamental que os candidatos entendam quais são os requisitos para obterem as bolsas de estudo pretendidas. Para tanto, eles devem se informar sobre as opções de scholarships oferecidas pelas instituições e pelos países desejados, bem como quais são os critérios e os valores oferecidos por cada uma. Depois, basta seguir à risca as instruções dos programas de bolsas de estudo escolhidos para se candidatar”, pontua Setton.

“Outra dica é buscar uma escola que ofereça uma orientação especializada para os processos seletivos do exterior. Assim, você e sua família poderão tirar dúvidas e, ainda, contar com todo o suporte necessário durante sua preparação. Além disso, é fundamental se envolver com atividades extracurriculares durante o Ensino Médio para que você possa se destacar durante a disputa de vagas na universidade e de bolsas de estudo”, acrescenta Moura.

 

Gostou dessas informações sobre as scholarships? Então siga o Colégio Etapa nas redes sociais para saber mais sobre os processos de candidatura das universidades do exterior. Estamos no Facebook, no Instagram e no Youtube!

 

¹Application: processo de candidatura para as universidades do Canadá e dos Estados Unidos.

²Essays: redações autobiográficas que costumam ser exigidas no processo seletivo de instituições de ensino superior, principalmente, dos Estados Unidos.

³Escape room: jogo de aventura e de raciocínio no qual os participantes devem encontrar uma maneira de escapar de um lugar, com base nos enigmas disponíveis.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Saiba como usar a nota do Enem para estudar fora
Conheça os exames de admissão que são exigidos no application
Posts relacionados
Advanced Placement: conheça o currículo americano
Advanced Placement: conheça o currículo americano
Conheça os exames de admissão que são exigidos no application
Conheça os exames de admissão que são exigidos no application
Saiba como usar a nota do Enem para estudar fora
Saiba como usar a nota do Enem para estudar fora

Inscreva-se no Blog

Subscribe to Email Updates