Colégio Etapa Internacional
CONTATO

Filtrar por categoria
Filtrar por categoria

Financial aid: saiba tudo sobre ajuda financeira estudantil

O financial aid é uma ajuda de custos baseada na necessidade financeira da família bastante comum nas universidades americanas.

Segundo a pesquisa Selo Belta, mais de 386 mil brasileiros decidiram fazer algum tipo de curso acadêmico no exterior em 2019. E os Estados Unidos aparecem como o segundo destino mais procurado pelos estudantes.

Uma das razões que pode levar à grande procura pelo país é o financial aid, uma ajuda financeira oferecida pelas universidades americanas. Quer saber mais sobre esse tipo de bolsa de estudos? Então descubra o que é e como obter esse auxílio financeiro para estudar em uma instituição de ensino superior dos Estados Unidos.

 

O que é e quais são os tipos de financial aid?

O financial aid é uma ajuda de custos baseada na necessidade financeira da família bastante comum nas universidades americanas, levando-se em conta todas as despesas com os estudos, incluindo a anuidade, os livros, a moradia, o plano de saúde e as refeições.

“Como uma parcela significativa das instituições de ensino superior dos Estados Unidos possui custos altos, algumas oferecerem o financial aid para atrair os estudantes com maior potencial, viabilizando o ingresso e a permanência deles na universidade”, afirma Ariel Setton, college counselor do Colégio Etapa.

Mas para conquistar esse auxílio financeiro é necessário participar de um processo paralelo ao application¹. “Os candidatos precisam enviar informações e documentos para que a instituição avalie a situação financeira de suas famílias. Caso a instituição aprove um estudante, mas identifique que ele não consegue arcar totalmente com as despesas universitárias, será oferecido um financial aid que cubra parcialmente ou integralmente os custos. Dependendo da necessidade financeira da família, os candidatos podem receber ofertas de bolsa que cubram até 100% da despesa total com a universidade”, explica Setton.

“Muitos pais acreditam que podem solicitar o desconto que desejam para as instituições, entretanto, se uma família com condições suficientes para arcar com os custos da universidade requisitar o financial aid, ela não receberá o auxílio. Isso porque as instituições concedem um desconto baseadas em documentos como o imposto de renda, o extrato bancário e o Experian Financial Profile, um formulário sobre os bens, os investimentos, os dependentes financeiros e as despesas anuais da família”, complementa Cristina Tavares, coordenadora do Setor Internacional do Colégio Etapa.

É importante ter em mente que existem dois tipos de financial aid. Algumas universidades dos Estados Unidos são chamadas de need-blind, pois não consideram a necessidade financeira dos estudantes durante o application. Já em outras instituições americanas de ensino superior, a situação econômica das famílias é levada em conta durante a avaliação das candidaturas.

“A maioria das universidades americanas são need-aware para estudantes internacionais. Então quanto maior for a ajuda de custo necessária, mais difícil será ser aprovado nessas instituições”, destaca Tavares.

Porém, é fundamental verificar se as universidades pretendidas se comprometem a cobrir toda a necessidade financeira dos estudantes, o que é chamado de full demonstrated need met, independentemente das instituições serem need-aware ou need-blind.

No caso, as universidades need-blind e full demonstrated need met para estudantes brasileiros são Amherst College, Harvard University, Massachusetts Institute of Technology (MIT), Princeton University e Yale University. “Porém, devido ao prestígio internacional, essas instituições são muito concorridas, por isso, é preciso ter uma candidatura extremamente forte para ter chances de ser aprovado em uma delas”, acrescenta Tavares.

Já no caso das universidades que são need-aware ou que não se comprometem a cobrir toda a necessidade financeira dos candidatos, os estudantes também devem analisar se elas contam com fundos de investimento. “As instituições que estão no topo dos rankings são as que possuem mais recursos, o que as permitem ser mais generosas na oferta de ajuda financeira para os candidatos. Contudo, essas universidades também são bastante disputadas, então os estudantes devem levar todos esses aspectos em consideração na hora de elaborar uma college list²”, afirma Tavares.

“Além disso, é importante ressaltar que nem sempre as universidades atenderão às expectativas da família ao oferecer o financial aid, independentemente da instituição ser need-aware ou need-blind. Isso porque os critérios utilizados para avaliar as condições financeiras da família variam de acordo com as universidades, que também não costumam divulgar muitas informações sobre o assunto. E como existe uma subjetividade nesse processo, é preciso estar ciente de que o financial aid pode não ser compatível com a proposta esperada”, destaca Tavares.

Ademais, algumas instituições também oferecem outros tipos de bolsa de estudos. Uma opção disponível em algumas universidades americanas, por exemplo, é o scholarship, que é baseado no mérito acadêmico, artístico ou esportivo do candidato.

Esse tipo de bolsa de estudos é comum não só nos Estados Unidos, como também no Canadá e em países da Ásia e da Europa. Nesse caso, o desconto é concedido independentemente da situação financeira da família e pode cobrir integralmente o valor da anuidade ou todos os custos com a universidade.

Inclusive, algumas instituições americanas de ensino superior oferecem tanto o financial aid quanto o scholarship. “É o caso da Duke University, por exemplo, na qual os estudantes internacionais podem ser contemplados com ambas as bolsas, garantindo uma cobertura de até 100% dos custos com a universidade”, destaca Tavares.

Por último, é preciso ficar atento à variação cambial para avaliar as bolsas de estudo oferecidas pelas instituições internacionais. “Enquanto as familias brasilieras fornecem as informações em real, o financial aid é oferecido em dólar. Além disso, a resposta sobre a ajuda financeira pode vir meses depois da solicitação, e isso pode impactar o valor final do auxílio”, conclui Tavares.

 

Como os estudantes podem obter o financial aid?

“Primeiramente, o estudante precisa se preparar para ter uma excelente candidatura, já que o financial aid só é oferecido para os candidatos que despertam o interesse das universidades. Além disso, é preciso verificar se as instituições desejadas oferecem financial aid para candidatos internacionais”, pontua Setton.

“Estudar em uma universidade americana custa, em média, entre US$ 50 mil e US$ 85 mil por ano. Por conta disso, se a família não consegue arcar com esses valores, os estudantes devem optar por instituições privadas na hora de preparar a college list. Isso porque, como as universidades públicas dos Estados Unidos recebem subsídios dos governos estaduais, apenas os candidatos cujas famílias são contribuintes de cada estado recebem auxílio financeiro para estudar na maioria das instituições de ensino superior locais”, explica Tavares.

Ademais, o processo para solicitação do financial aid tem suas particularidades. “Para requisitar esse tipo de bolsa de estudos, é necessário fazer uma candidatura separada e enviar as informações financeiras solicitadas pela universidade dentro do prazo estabelecido”, aponta Setton.

“Além disso, alguns documentos que são exigidos na candidatura do financial aid precisam ser juramentados ou traduzidos, como cartas de gerentes de banco. Por isso, a orientação é começar a preparar a documentação com, no mínimo, três meses de antecedência”, reforça Tavares.

Por fim, é preciso ficar atento a solicitações adicionais feitas pelas instituições para a concessão do financial aid. “As universidades podem solicitar que os candidatos façam um pequeno empréstimo junto à própria instituição ou que trabalhem no campus para arcar com parte da ajuda financeira que receberam, o que é chamado de work-study. Além disso, as famílias precisarão reenviar a documentação financeira todos os anos, já que a situação econômica dos responsáveis pelos estudantes pode mudar ao longo do tempo”, finaliza Tavares.

 

Gostou dessas informações sobre o financial aid? Então nos siga nas redes sociais para saber mais sobre os processos de admissão para universidades do exterior. O Colégio Etapa está no Facebook, no Instagram e no Youtube!

 

¹Application: termo usado para referenciar o processo de admissão para universidades do Canadá e dos Estados Unidos.

²College list: termo utilizado para se referir à lista de instituições de ensino superior pretendidas por um estudante.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

As 10 melhores liberal arts colleges dos Estados Unidos
O que é e como elaborar uma college list?
Posts relacionados
Por que participar de uma feira de universidades do exterior
Por que participar de uma feira de universidades do exterior
O que é e como escrever uma boa essay?
O que é e como escrever uma boa essay?
5 motivos que explicam por que vale a pena estudar na França
5 motivos que explicam por que vale a pena estudar na França

Inscreva-se no Blog

Subscribe to Email Updates