Os Estados Unidos são um dos destinos mais procurados por brasileiros que desejam estudar no exterior. Isso porque a excelência acadêmica do ensino superior americano é reconhecida internacionalmente.
Em nosso blog, nós já apresentamos as 15 melhores universidades do país e outras 15 instituições americanas de ensino superior que, apesar da reputação, são pouco conhecidas no Brasil. Mas você já ouviu falar das liberal arts colleges? Então saiba mais neste post!
O que são liberal arts colleges?
As liberal arts colleges são faculdades que trabalham com uma metodologia focada no ensino multidisciplinar. É o caso dessas dez universidades, que são consideradas as melhores liberal arts colleges dos Estados Unidos:
É um modelo de instituição de ensino superior comum nos Estados Unidos que não costuma ser encontrado em outros países. Inclusive, essa metodologia de ensino difere bastante da utilizada pelas universidades brasileiras.
“Geralmente, as instituições de ensino superior do Brasil possuem um currículo bem fechado, com uma grade curricular pré-determinada e aulas focadas em um curso. Já no Estados Unidos, especialmente nas liberal arts colleges, os estudantes têm liberdade para explorarem outras áreas de interesse durante a graduação”, explica Cristina Tavares, coordenadora do Setor Internacional do Colégio Etapa.
“Essa filosofia proporciona uma educação muito mais flexível, holística e completa. Assim, o estudante pode cooperar com diferentes áreas do conhecimentos e sair da sua zona de conforto”, completa Ariel Setton, college counselor do Setor Internacional do Colégio Etapa São Paulo.
“O principal motivo que me fez escolher estudar nos Estados Unidos foi o sistema de liberal arts. E graças à liberdade de poder estudar diversos assuntos, eu pude conciliar os meus interesses em Artes e Computação, além de fazer várias aulas de outras áreas do conhecimento. Uma das minhas matérias favoritas foi Introdução à Geologia, por exemplo”, destaca Letícia Rossi, ex-aluna do Colégio Etapa que fez double major¹ em Ciência da Computação e em Cinema e Estudos de Mídia na Amherst College.
Atualmente, Rossi trabalha como engenheira de software no Google. Saiba mais sobre o seu trabalho, além da experiência de outros ex-alunos do Colégio Etapa no setor de Tecnologia dos Estados Unidos, no vídeo abaixo:
Essa metodologia de ensino multidisciplinar não é encontrada apenas nesse tipo de faculdade. Muitas universidades dos Estados Unidos também oferecem essa liberdade acadêmica. Porém, é preciso estar atento a algumas distinções entre essas instituições de ensino superior.
“A principal diferença é o foco que se dá para essa filosofia. A liberdade curricular costuma ser maior nas liberal arts colleges do que nas demais universidades. Além do mais, essas faculdades costumam ter um infraestrutura menor e menos estudantes”, destaca Setton.
Contudo, essas instituições também oferecem diversas atividades extracurriculares, como é possível constatar no infográfico abaixo:
“Por ter um campus e um corpo discente menores, uma liberal arts college proporciona experiências mais intimistas, possibilitando mais trocas e uma proximidade maior entre os undergraduates² e o professor”, complementa Tavares.
“O corpo docente da minha faculdade é super atencioso e disponível. O fato das turmas possuírem poucos estudantes permite uma aproximação maior com os professores dentro e fora de sala. Outro diferencial é que, como a Amherst faz parte de um consórcio com outras quatro instituições, é possível fazer aulas em qualquer uma delas, o que aumenta o nosso leque de opções”, explica Rossi.
A Amhest College faz parte do consórcio Five Colleges, que ainda inclui Hampshire College, Mount Holyoke College, Smith College e a University of Massachusetts at Amherst (UMass Amherst). Outra associação de universidades é a Claremont Colleges, que possui uma parceria com a Pomona College, a Claremont McKenna College (CMC), a Harvey Mudd College (HMC) e outras quatro instituições de ensino superior localizadas na mesma região da Califórnia.
Na hora de montar uma college list³, os estudantes também devem estar atentos às oportunidades acadêmicas oferecidas pelas liberal arts colleges. “Essas faculdades tendem a não focar na pós-graduação, o que as leva a conduzir um volume menor de pesquisas acadêmicas”, pondera Setton.
“Além disso, algumas liberal arts colleges não oferecem a graduação em Engenharia, mas apenas algumas disciplinas dessa área. Nessa caso, para um estudante obter o diploma de engenheiro, ele precisa conciliar as aulas da sua faculdade com a formação nessa especialidade em uma universidade parceira”, afirma Tavares.
“Não são desvantagens, mas sim uma questão de preferência quanto à experiência que deseja ter no ensino superior. Afinal de contas, essas instituições são muito parecidas com as grandes universidades dos Estados Unidos em termos de qualidade de ensino, corpo docente e recursos para a oferta de bolsas de estudo para estrangeiros”, finaliza Tavares.
“Quando eu concluí o Ensino Médio, fui aceita em algumas art schools4, mas não pude ingressar porque nenhuma delas oferecia bolsa de estudos. Então decidi fazer um gap year5 e me candidatar novamente no ano seguinte, focando em faculdades que ofereciam auxílio financeiro, como a Amherst College”, destaca Rossi.
Por último, vale destacar que essas universidades possuem excelentes oportunidades de networking6, devido à qualidade dos seus corpos docente e discente. Confira os nomes de alguns profissionais renomados que fazem parte da lista de alumni7 dessas instituições:
Gostou dessas informações sobre as melhores liberal arts colleges dos Estados Unidos? Então converse com o seu filho sobre as vantagens de considerar essas instituições na hora de montar sua college list.
“O que costuma pesar mais no application8 das liberal arts colleges são as essays9, pois o nível de exigência em termos de proficiência e desenvoltura é maior no caso dessas instituições. Por outro lado, algumas faculdades costumam ser mais flexíveis quanto às provas padronizadas, como o SAT e o ACT”, explica Tavares.
Aproveite e compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais. Assim, você ajuda outros pais a se informarem melhor sobre as universidades do exterior.
¹Double major: graduação em dois cursos realizada em uma instituição de ensino americana.
²Undergraduates: termo em inglês para estudantes de graduação.
³College list: lista de universidades pretendidas por um estudante.
4Art schools: instituições de ensino com enfoque nas Artes Visuais e Belas Artes, como escultura, design, ilustração, fotografia e pintura.
5Gap year: intervalo de um ano que os estudantes tiram antes ou depois da faculdade para se dedicar a alguma atividade extracurricular ou preparatória.
6Networking: rede de contatos que permite a troca de experiências e a construção de relacionamentos profissionais.
7Alumni: termo em latim para ex-alunos.
8Application: termo utilizado para se referir ao processo de candidatura das universidades americanas e canadenses.
9Essays: redações exigidas no processo de admissão de universidades americanas e canadenses.