Filtre Por Categoria
Filtre por Categorias

Saiba o que fazer quando não passar no vestibular

o que fazer quando nao passar no vestibular

O medo de não encontrar o nome na lista dos aprovados é o receio da maior parte dos vestibulandos. Muitos se perguntam: “E se eu não for aprovado?”

Bem, se esse for o seu caso, separamos algumas dicas sobre o que fazer se não passar no vestibular que te ajudarão a superar essa fase da melhor maneira possível. Confira!

 

O que fazer quando não passar no vestibular?

1) Faça uma autoavaliação: 

Não ser aprovado no vestibular é uma situação indesejada para qualquer vestibulando. Muitos concluem que toda a dedicação aos estudos no último ano foi em vão e se sentem desmotivados a prestar vestibular de novo.

De fato, a preparação é a chave para o sucesso nesses exames, porém, nem sempre o problema é a falta de esforço. “O estudante precisa avaliar se o seu preparo foi correto. Não adianta focar apenas na quantidade de horas de estudo, tem que considerar também a qualidade”, explica João Pitoscio Filho, coordenador de Química do Grupo Etapa.

Outro erro comum dos vestibulandos é acreditar que terão um desempenho melhor se estudarem durante toda a madrugada ao invés de dormirem. Entretanto, essa estratégia pode prejudicá-los, já que o vestibular exige preparo físico para aguentar as provas extensas e muitas vezes seguidas.

Além disso, dedicar muito tempo aos estudos sem foco, disciplina e uma boa estratégia não gera bons resultados. Portanto, avalie se você organizou bem os seus estudos, se teve um método e se ele realmente foi eficiente. As técnicas que são eficazes para os seus colegas podem não ser necessariamente as mais apropriadas para você.

 

2) Refaça os seus planos:

Depois de refletir sobre os seus erros e acertos, é hora de pensar o que vai fazer no próximo ano. Muitos estudantes ficam em dúvida entre fazer um cursinho ou se matricularem na segunda opção de curso ou de faculdade.

O estudante precisa refletir se a profissão de interesse é mesmo o seu sonho. “Existem vestibulandos que têm uma ideia do que querem cursar ou que já têm isso definido, enquanto outros estão totalmente perdidos. O estudante precisa saber onde quer chegar. Ele pode mudar de ideia, mas, quando isso ocorre várias vezes, perde-se o foco e é difícil manter a motivação”, comenta Pitoscio.

“O vestibulando precisa avaliar se a escolha que está fazendo vai ao encontro do sonho dele. A pior coisa que existe é fazer um curso que se torna um peso ou estudar em um lugar de que não gosta”, afirma o coordenador.

Se a escolha for fazer uma faculdade particular, o estudante precisa avaliar se a família tem condições financeiras para custear a mensalidade e o material didático ou se existem programas de apoio da própria instituição ou do governo que podem ajudar.

Mas, se optar por fazer um cursinho, o estudante deve procurar uma instituição que ofereça todo o apoio e a estrutura necessários. “O vestibulando precisa escolher um lugar que lhe dê condições para evoluir. Quanto melhores forem as condições acadêmicas e motivacionais, maiores serão as chances de realmente aprender e ter sucesso no vestibular”, alerta o coordenador.

 

3) Não desanime:

Não ser aprovado no vestibular pode ser bem frustrante, mas não significa que todo o seu esforço foi em vão. “O estudante precisa visualizar as pequenas vitórias que teve, avaliando todo o conhecimento que adquiriu e levando essa bagagem com ele no próximo ano”, afirma João Pitoscio Filho, coordenador de Química do Grupo Etapa.

Se você chegou bem perto de passar no vestibular, tem grandes chances de ser aprovado no ano seguinte. “Se treinar e se preparar bem, vai conseguir a tão sonhada vaga. O que não pode fazer é se acomodar, deixando de lado matérias ou conteúdos por acreditar que já os domina. Com essa postura, o vestibulando pode ter um resultado pior do que na tentativa anterior”, comenta Pitoscio.

Se o seu resultado ficou muito abaixo da nota de corte, precisa avaliar se a sua preparação não foi adequada ou se o seu déficit é muito grande. E nada de desanimar. “Por mais frustrante que tenha sido não passar no vestibular, esse estudante precisa enxergar os avanços que teve ao longo dos estudos. Ninguém entra e sai do cursinho do mesmo jeito! Isso deve ser um incentivo para melhorar a preparação e aumentar o conhecimento”, explica o coordenador.

Depois de fazer uma autoavaliação, o estudante deve traçar uma estratégia para melhorar o seu rendimento. Ter um plano e um local de estudo adequados ajuda bastante na preparação para os vestibulares.

 

4) Busque apoio:

Sabemos que o período pré-vestibular é uma fase de grande tensão para os vestibulandos. Mas, além de estudar, você precisa se manter confiante para que o estresse e a ansiedade não atrapalhem o seu desempenho.

Por isso, busque o apoio dos seus amigos e da sua família. Se optar por fazer um cursinho, também busque ajuda nele. Muitos cursos pré-vestibulares contam com uma equipe preparada para tirar as dúvidas dos estudantes, passar informações sobre as provas, ajudar com os problemas do dia a dia e, principalmente, em situações de grande pressão.

Além disso, também confira se o seu cursinho oferece apoio para a escolha da carreira. “Outra dica é frequentar palestras com profissionais da área de interesse e aproveitar esses momentos para conversar com eles. Buscar informações sobre o dia a dia da profissão poderá ajudar o estudante a se decidir”, afirma Pitoscio.

Para vencer a pressão pré-vestibular também é importante seguir algumas dicas, como fazer um cronograma de estudos, manter boas noites de sono, ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e reservar um tempo para relaxar.

“Períodos de estudo devem ser intercalados com momentos de descanso e de descontração, porque chega uma hora em que o cérebro não assimila mais o conteúdo”, explica o coordenador.

 

Gostou dessas dicas sobre o que fazer quando não passar no vestibular? Sabemos que é esse um momento delicado na vida de um estudante, mas quanto antes você seguir em frente, melhor.

Agora que você já sabe o que fazer se não passar no vestibular, que tal ajudar os seus amigos? Compartilhe essas dicas em suas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram.

 

Conheça mais o Curso Etapa

 

 

Entenda de uma vez por todas como funciona um vestibular
Conheça as vantagens de fazer um curso pré-vestibular
Posts relacionados
Saiba como estudar atualidades para o Enem
Saiba como estudar atualidades para o Enem
Como fazer um plano de estudos: 5 passos para o sucesso
Como fazer um plano de estudos: 5 passos para o sucesso
Como organizar a rotina de estudos com o ensino a distância
Como organizar a rotina de estudos com o ensino a distância

Comment

Cadastre-se no Blog

Cadastre-se no blog