Filtre Por Categoria
Filtre por Categorias

Como fazer um plano de estudos: 5 passos para o sucesso

Confira o passo a passo de como fazer um plano de estudos eficaz para você se preparar para o vestibular.

Ter organização e disciplina é essencial para qualquer estudante obter um bom desempenho nos vestibulares. E a elaboração de um plano de estudos pode ajudar nessa tarefa, determinando uma agenda de atividades que devem ser cumpridas diariamente para o sucesso nas provas.

Quer saber mais? Então confira o passo a passo para fazer um cronograma de estudos eficaz para você se preparar para o vestibular.

 

Como fazer um plano de estudos? Passo a passo

1) Organize sua rotina diária

Todo vestibulando deve entender que a preparação para os exames deve ser sua prioridade durante o período pré-vestibular. Por isso, é necessário organizar a sua rotina de forma que o foco esteja nos estudos, reservando horários para se dedicar a essa atividade diariamente.

Caso o estudante faça cursinho pré-vestibular, é preciso levar em conta quais são os horários que já estão comprometidos com as aulas para definir o melhor período para estudar em casa. Além disso, considere também o tempo que gasta com deslocamento, refeições e o descanso, além de incluir atividades físicas e momentos de lazer na rotina. Afinal, cuidar da saúde, mantendo a qualidade do sono e uma alimentação saudável, praticando exercícios físicos e reservando um tempo para os amigos e a família, contribuirá para a diminuição do estresse pré-vestibular e, consequentemente, ajudará no preparo para as provas.

Por último, atenção: deixe um espaço livre na sua agenda para que as emergências e os imprevistos não comprometam todo o seu planejamento. Além disso, considere fazer pequenas pausas durante os estudos. Esse respiro o ajudará manter a disposição e o foco.

 

2) Estabeleça seu cronograma de estudos

Após ter em mente quais serão os seus horários de estudo, é preciso planejar a disposição das disciplinas e seus conteúdos. Para tanto, é crucial considerar o planejamento do cursinho e as particularidades de cada vestibular.

“O estudante deve conhecer os vestibulares que ele vai prestar, analisando os editais, os manuais do candidato e as provas anteriores. Ao conhecer as características de cada exame, o vestibulando pode dar mais ênfase aos temas que são mais cobrados, sem deixar de lado nenhuma matéria, pois essa não é uma boa estratégia”, explica Marcelo Dias, coordenador do Grupo Etapa.

“Em seguida, o estudante deve listar quantas e quais disciplinas serão estudadas diariamente, considerando a distribuição de todas as matérias ao longo da semana. É preciso ter em mente que todas as disciplinas são importantes. Por isso, todas as matérias devem fazer parte da rotina de estudos, considerando o tempo necessário para estudar cada conteúdo”, completa Dias.

 

3) Prepare um local para estudar em casa

Ter um ambiente adequado para se dedicar aos estudos em casa é fundamental para manter a concentração. Por isso, a preparação de um local de estudo deve fazer parte do seu plano.

“Os ruídos das mais variadas fontes e intensidades, como aqueles produzidos por equipamentos eletrônicos e utensílios domésticos, assim como o excesso de pessoas circulando no ambiente, podem dispersar a atenção do vestibulando. Justamente por esse motivo, o celular e a televisão devem ser mantidos desligados durante os estudos, pois tiram o foco do estudante”, pontua Dias.

O espaço escolhido para estudar deve ser silencioso, bem iluminado e com uma temperatura agradável para que o estudante consiga se manter concentrado durante todo o período reservado para o estudo. Caso você não tenha um local reservado apenas para realizar essa atividade, combine com os seus familiares para evitarem circular, fazer ruídos ou te interromper durante os seus horários de estudo.

Por fim, o vestibulando deve reunir nesse local todos os recursos necessários para a sua preparação, como o material didático e os itens de papelaria – lápis, cadernos, canetas, marca textos e post-its, por exemplo. Dessa forma, a sessão de estudos será mais produtiva, com dedicação total aos conteúdos.

 

4) Defina seus métodos de estudo

Dedicar-se aos estudos é indispensável para ter um ótimo desempenho nos vestibulares. Contudo, para que a sua dedicação gere bons resultados, você precisa garantir a qualidade dos estudos. Por isso, é muito importante definir técnicas eficazes para o seu sucesso.

“Um bom método é alternar matérias de Exatas e de Humanidades, por exemplo. Assim, o estudante dá um descanso para a parte do cérebro que foi trabalhada anteriormente, o que contribui para aumentar o rendimento nas duas áreas”, destaca Dias.

A resolução de exercícios de diferentes níveis de complexidade também é uma técnica indicada. “Questões de nível básico e médio permitem ganhar agilidade. Por outro lado, os exercícios mais complexos possibilitam que o vestibulando desenvolva um raciocínio que vai lhe ajudar principalmente com as questões analítico-expositivas, também conhecidas como dissertativas”, afirma Dias.

 

5) Mantenha o foco no seu propósito

O sucesso de um plano de estudos está intrinsecamente ligado à organização e à disciplina do estudante. Por isso, é preciso manter o foco no objetivo por trás de toda essa dedicação: conquistar uma vaga na faculdade dos seus sonhos.

“O vestibulando precisa organizar e respeitar os horários de estudo. Se ele for persistente e disciplinado, vai ter sucesso. Mas se o estudante não encarar o vestibular como um projeto, é possível que não consiga contemplar todos os tópicos importantes das matérias dentro do tempo disponível para a preparação. E, portanto, ele não estará suficientemente preparado no dia da prova”, opina Dias.

Por isso, a motivação é fundamental durante a preparação para os exames. Tenha sempre em mente que essa conquista proporcionará o seu desenvolvimento acadêmico, pessoal e profissional. Nos momentos de desânimo, vale a pena buscar o apoio da família, dos amigos e da instituição que você estuda.

 

Gostou do passo a passo de como fazer um plano de estudos? Então nos siga nas redes sociais para conferir outras dicas de preparação para os vestibulares. Estamos no Facebook, no Instagram e no Youtube.

Conheça mais o Curso Etapa

Como organizar a rotina de estudos com o ensino a distância
Saiba como estudar atualidades para o Enem
Posts relacionados
Saiba como estudar atualidades para o Enem
Saiba como estudar atualidades para o Enem
Como organizar a rotina de estudos com o ensino a distância
Como organizar a rotina de estudos com o ensino a distância
11 filmes para estudar História para os grandes vestibulares
11 filmes para estudar História para os grandes vestibulares

Comment

Cadastre-se no Blog

Cadastre-se no blog