Filtre Por Categoria
Filtre por Categorias

5 passos para controlar o estresse pré-vestibular

estresse pre-vestibular 2

Estamos na época do ano mais esperada por vários estudantes – a “temporada” dos grandes vestibulares. Nesse período, é comum que os alunos passem por momentos de estresse. Sensação de frio na barriga, nervosismo e noites mal dormidas são alguns dos "sintomas" comuns do estresse pré-vestibular. É um momento muito importante e delicado, pois é quando o estudante fará escolhas que definirão o seu futuro profissional. No entanto, também é preciso ressaltar que sofrer por antecedência não é saudável e pode afetar o seu rendimento nos exames.

Foi justamente pensando nisso que, neste post, preparamos um guia para ajudar você a controlar o estresse pré-vestibular. Seguindo os passos abaixo, tenha a certeza de que os dias que antecedem o exame passarão da maneira mais tranquila possível!

 

Entenda o que é e o que causa o estresse pré-vestibular

Entender o estresse como uma reação normal do corpo para pessoas de todas as idades é fundamental para conseguir controlá-lo. Trata-se de um instinto do organismo para se proteger de situações de perigo, bem como de pressão.

“E o vestibular é uma dessas ocasiões nas quais os estudantes podem se sentir extremamente pressionados. A expectativa para ter um bom desempenho é um fator que gera ansiedade, assim como o medo de passar pela frustração de não conseguir ser aprovado na faculdade ou no curso de sua escolha”, comenta João Pitoscio Filho, coordenador de Química do Grupo Etapa.

Por isso, é fundamental redobrar a atenção quanto ao bem-estar nesse período. Como veremos nas próximas dicas, momentos de lazer e cuidados com a saúde também devem fazer parte da preparação para o vestibular, o que ajudará o vestibulando a enfrentar esse período de forma positiva.

 

1. Organize o seu tempo

A rotina de um vestibulando é exigente: são diversos conteúdos a serem estudados, revisados e fixados até o dia da prova. Aqui, a falta de organização é a vilã número um do estudante, podendo também causar estresse e a sensação de que o tempo nunca será suficiente para estar bem preparado.

Por isso, administrar o tempo disponível é fundamental. Faça — se já não tiver feito — um cronograma de acordo com as suas atividades diárias, considerando as matérias a serem estudadas, o tempo necessário de dedicação a cada uma delas e os dias da semana. Ele será o seu principal aliado para não se perder durante esse momento, evitando, também, a sobrecarga de tarefas que levam ao estresse.

 

2. Reserve momentos para o lazer

Acima, comentamos sobre a importância de criar e seguir um cronograma que esteja alinhado ao tempo que você tem disponível, e isso inclui os momentos de lazer.

Descansar a mente também é essencial. Portanto, aproveite bastante seu tempo de descanso. Leia livros sobre outros assuntos, saia com os amigos, pratique esportes, enfim, faça tudo aquilo que gosta com o devido equilíbrio.

 

3. Cuide da saúde

“É essencial estarmos bem, física e mentalmente, para que nosso corpo funcione perfeitamente. Quando estamos com algum problema de saúde, além do desconforto que a doença nos traz, acabamos comprometendo o nosso aprendizado e a fixação dos conteúdos vistos nesse período”, alerta João Pitoscio Filho.

Sendo assim, a adoção de uma rotina saudável é uma das principais dicas para evitar o estresse pré-vestibular. Aqui, estamos falando de todos os aspectos possíveis que envolvem a saúde, como uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos. Para isso, preste atenção nas seguintes recomendações:

 

Alimentação

Prefira alimentos saudáveis, evitando aqueles muito pesados, gordurosos ou pobres em nutrientes. Uma das consequências de uma alimentação inadequada é a baixa imunidade — que, por sua vez, pode desencadear doenças, infecções e resfriados recorrentes.

Evite também ficar longos períodos sem se alimentar ou hidratar, mantendo sempre por perto uma garrafa de água como aliada.

 

Atividades físicas

Sabemos que a rotina intensa de estudos pode fazer com que o vestibulando prefira aproveitar seu tempo livre para relaxar, acessar as redes sociais, assistir a um filme etc. É claro que essas atividades de lazer também são importantes, como já mencionamos. No entanto, o exercício físico é uma excelente maneira de se livrar do estresse, ao mesmo tempo em que colabora com o funcionamento do organismo.

Por mais simples que seja, praticar exercícios físicos ao ar livre ajudará o corpo a liberar hormônios que aliviam a ansiedade e colaboram para o bem-estar físico e mental. Desse modo, escolha aquela atividade que mais gosta, como andar de bicicleta, ir à academia, jogar bola, correr ou caminhar e a inclua em sua rotina.

 

4. Mantenha a qualidade do sono

“Dormir bem é algo que colabora (e muito) para o aprendizado do estudante. É preciso ter em mente que o cérebro cansado e sobrecarregado dificilmente assimilará o conteúdo estudado de modo eficaz”, destaca o coordenador.

O ideal é que o estudante durma ao menos oito horas por noite. Sendo assim, antes de ir para a cama, faça uma boa higiene do sono, ou seja, desconecte-se de todos os aparelhos eletrônicos (inclusive a televisão, que muitos costumam deixar de "fundo" para fazer barulho), mantenha a luz desligada e relaxe.

Existem pessoas que, mesmo com tudo isso, não conseguem "se desligar". Infelizmente, a insônia é um problema bastante recorrente nos dias de hoje. Se você perceber que sente dificuldades para dormir ou que o sono não tem a qualidade desejada (sendo interrompido várias vezes), o melhor a fazer é procurar o auxílio de um médico.

 

Viu só como é possível driblar o estresse pré-vestibular? É claro que manter a rotina de estudos em dia é fundamental nesse período. Mas também é importante se cuidar e garantir um bom desempenho no dia do exame. Aproveite nossas recomendações e boa prova!

Gostou das dicas que trouxemos no post? Então, aproveite para seguir agora mesmo as páginas do Etapa nas redes sociais e continuar por dentro de mais conteúdos como este — estamos no Facebook, Instagram e YouTube!

 

Conheça mais o Curso Etapa

Saiba mais sobre os tipos de redação dos vestibulares
Posts relacionados
Saiba mais sobre os tipos de redação dos vestibulares
Saiba mais sobre os tipos de redação dos vestibulares
5 dicas para estudar Matemática para o Enem
5 dicas para estudar Matemática para o Enem
Como estudar para o Enem? Confira o guia completo!
Como estudar para o Enem? Confira o guia completo!

Comment

Cadastre-se no Blog

Cadastre-se no blog