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5 passos para controlar o estresse pré-vestibular

estresse pre-vestibular 2

Estamos na época do ano mais esperada por vários estudantes – a “temporada” dos grandes vestibulares. Nesse período, é comum que os alunos passem por momentos de estresse. Sensação de frio na barriga, nervosismo e noites mal dormidas são alguns dos "sintomas" comuns do estresse pré-vestibular. É um momento muito importante e delicado, pois é quando o estudante fará escolhas que definirão o seu futuro profissional. No entanto, também é preciso ressaltar que sofrer por antecedência não é saudável e pode afetar o seu rendimento nos exames.

Foi justamente pensando nisso que, neste post, preparamos um guia para ajudar você a controlar o estresse pré-vestibular. Seguindo os passos abaixo, tenha a certeza de que os dias que antecedem o exame passarão da maneira mais tranquila possível!

 

Entenda o que é e o que causa o estresse pré-vestibular

Entender o estresse como uma reação normal do corpo para pessoas de todas as idades é fundamental para conseguir controlá-lo. Trata-se de um instinto do organismo para se proteger de situações de perigo, bem como de pressão.

“E o vestibular é uma dessas ocasiões nas quais os estudantes podem se sentir extremamente pressionados. A expectativa para ter um bom desempenho é um fator que gera ansiedade, assim como o medo de passar pela frustração de não conseguir ser aprovado na faculdade ou no curso de sua escolha”, comenta João Pitoscio Filho, coordenador de Química do Grupo Etapa.

Por isso, é fundamental redobrar a atenção quanto ao bem-estar nesse período. Como veremos nas próximas dicas, momentos de lazer e cuidados com a saúde também devem fazer parte da preparação para o vestibular, o que ajudará o vestibulando a enfrentar esse período de forma positiva.

 

1. Organize o seu tempo

A rotina de um vestibulando é exigente: são diversos conteúdos a serem estudados, revisados e fixados até o dia da prova. Aqui, a falta de organização é a vilã número um do estudante, podendo também causar estresse e a sensação de que o tempo nunca será suficiente para estar bem preparado.

Por isso, administrar o tempo disponível é fundamental. Faça — se já não tiver feito — um cronograma de acordo com as suas atividades diárias, considerando as matérias a serem estudadas, o tempo necessário de dedicação a cada uma delas e os dias da semana. Ele será o seu principal aliado para não se perder durante esse momento, evitando, também, a sobrecarga de tarefas que levam ao estresse.

 

2. Reserve momentos para o lazer

Acima, comentamos sobre a importância de criar e seguir um cronograma que esteja alinhado ao tempo que você tem disponível, e isso inclui os momentos de lazer.

Descansar a mente também é essencial. Portanto, aproveite bastante seu tempo de descanso. Leia livros sobre outros assuntos, saia com os amigos, pratique esportes, enfim, faça tudo aquilo que gosta com o devido equilíbrio.

 

3. Cuide da saúde

“É essencial estarmos bem, física e mentalmente, para que nosso corpo funcione perfeitamente. Quando estamos com algum problema de saúde, além do desconforto que a doença nos traz, acabamos comprometendo o nosso aprendizado e a fixação dos conteúdos vistos nesse período”, alerta João Pitoscio Filho.

Sendo assim, a adoção de uma rotina saudável é uma das principais dicas para evitar o estresse pré-vestibular. Aqui, estamos falando de todos os aspectos possíveis que envolvem a saúde, como uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos. Para isso, preste atenção nas seguintes recomendações:

 

Alimentação

Prefira alimentos saudáveis, evitando aqueles muito pesados, gordurosos ou pobres em nutrientes. Uma das consequências de uma alimentação inadequada é a baixa imunidade — que, por sua vez, pode desencadear doenças, infecções e resfriados recorrentes.

Evite também ficar longos períodos sem se alimentar ou hidratar, mantendo sempre por perto uma garrafa de água como aliada.

 

Atividades físicas

Sabemos que a rotina intensa de estudos pode fazer com que o vestibulando prefira aproveitar seu tempo livre para relaxar, acessar as redes sociais, assistir a um filme etc. É claro que essas atividades de lazer também são importantes, como já mencionamos. No entanto, o exercício físico é uma excelente maneira de se livrar do estresse, ao mesmo tempo em que colabora com o funcionamento do organismo.

Por mais simples que seja, praticar exercícios físicos ao ar livre ajudará o corpo a liberar hormônios que aliviam a ansiedade e colaboram para o bem-estar físico e mental. Desse modo, escolha aquela atividade que mais gosta, como andar de bicicleta, ir à academia, jogar bola, correr ou caminhar e a inclua em sua rotina.

 

4. Mantenha a qualidade do sono

“Dormir bem é algo que colabora (e muito) para o aprendizado do estudante. É preciso ter em mente que o cérebro cansado e sobrecarregado dificilmente assimilará o conteúdo estudado de modo eficaz”, destaca o coordenador.

O ideal é que o estudante durma ao menos oito horas por noite. Sendo assim, antes de ir para a cama, faça uma boa higiene do sono, ou seja, desconecte-se de todos os aparelhos eletrônicos (inclusive a televisão, que muitos costumam deixar de "fundo" para fazer barulho), mantenha a luz desligada e relaxe.

Existem pessoas que, mesmo com tudo isso, não conseguem "se desligar". Infelizmente, a insônia é um problema bastante recorrente nos dias de hoje. Se você perceber que sente dificuldades para dormir ou que o sono não tem a qualidade desejada (sendo interrompido várias vezes), o melhor a fazer é procurar o auxílio de um médico.

 

Viu só como é possível driblar o estresse pré-vestibular? É claro que manter a rotina de estudos em dia é fundamental nesse período. Mas também é importante se cuidar e garantir um bom desempenho no dia do exame. Aproveite nossas recomendações e boa prova!

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