Filtre Por Categoria
Filtre por Categorias

Confira 5 dicas de como ter foco e disciplina nos estudos

Confira cinco dicas de como ter foco e disciplina nos estudos!

Se dedicar aos estudos é fundamental para quem deseja conquistar bons resultados, mas essa tarefa pode ser um desafio devido ao número de distrações que funcionam como verdadeiras armadilhas. Pensando nisso, nós preparamos esse conteúdo para explicar a importância de ter foco e disciplina nos estudos e como você pode desenvolver essas competências. Confira a seguir!

 

Por que é importante desenvolver foco e disciplina nos estudos?

Segundo Marcelo Dias, coordenador-geral da Graduação da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa, a junção dessas habilidades determina o sucesso do processo de aprendizagem. “O foco nos estudos colabora para que os discentes compreendam melhor aquilo que estão estudando e, ainda, superem suas dificuldades. Já a disciplina contribui para a realização de projetos maiores, como ser aprovado no vestibular ou ir bem nas provas da faculdade”, destaca Dias.

Além disso, ao trabalharem essas competências, os estudantes conseguem seguir uma rotina de estudos. “Os pensamentos podem se desviar durante os horários de estudo, o que atrapalha o processo de aprendizagem. Por isso, estudar deve se tornar um hábito, visto que a disciplina colabora para a manutenção do foco. Para tanto, é necessário ter persistência para o cérebro entender que estudar é prazeroso, tal como ocorre com o desenvolvimento do gosto pela leitura”, explica João Pitoscio Filho, coordenador pedagógico do Curso Etapa.

 

Qual é a importância das estratégias de aprendizagem metacognitivas para o foco e a disciplina?

“A metacognição compreende o que um indivíduo sabe a respeito do próprio conhecimento e da sua capacidade de entender seu processo de aprendizagem. Por isso, as estratégias metacognitivas incluem o planejamento, o monitoramento e a regulação das metodologias de estudos, visto que o intuito é melhorar a aquisição de saberes”, afirma Pitoscio.

Nesse sentido, os estudantes devem testar diferentes técnicas de estudo para entenderem quais delas funcionam melhor de acordo com seus perfis e as disciplinas. “Caso um indivíduo perca o foco rapidamente ao assistir a uma videoaula, por exemplo, uma boa estratégia pode ser deixar de ter uma postura de observador, passando a anotar os pontos principais em um caderno. Já se ele não consegue aumentar sua proficiência em um idioma com a leitura de livros, por exemplo, pode buscar jogos ou filmes”, reitera Dias.

“Uma vez que os estudantes elaboram seus próprios métodos de estudo, eles passam a entender a finalidade do processo de aprendizagem e, consequentemente, a terem prazer ao estudar, o que contribui para a manutenção do foco e da disciplina”, complementa Pitoscio.

 

5 dicas de como ter foco e disciplina nos estudos

Agora que você já sabe a importância dessas competências e da adoção de estratégias de aprendizagem metacognitivas, pode estar se perguntando: mas, afinal, o que posso fazer para ter mais foco e disciplina nos estudos? Existem algumas práticas simples que podem ajudá-lo. Confira algumas dicas!

 

1) Faça um plano de estudos

Manter a organização é um dos principais passos para ter bons resultados com os estudos. Mas, antes de mais nada, os estudantes devem ter um propósito claro e definido. “Uma vez que há uma consciência sobre a finalidade de ter dedicação com os estudos, a persistência entra em ação. Sem isso, é muito difícil ter foco e disciplina”, explica Pitoscio.

Após definir uma meta, tanto os vestibulandos quanto os universitários devem elaborar um cronograma de estudos para que possam ter uma rotina. “Alterar constantemente o planejamento pode comprometer o desenvolvimento do hábito, o que consequentemente diminui o foco e a disciplina. Por isso, os discentes devem respeitar seus horários de estudo. Caso seja necessário fazer alguma alteração, é importante se antecipar para poder compensar o tempo perdido”, afirma Dias.

 

2) Intercale as disciplinas

O estudo intercalado é uma ótima técnica para manter o foco, principalmente quando há um grande volume de temas e uma diversidade de matérias. Nesse sentido, os estudantes podem intercalar seus horários de estudo com disciplinas de áreas do conhecimento diferentes. Isso contribui para a fixação dos conteúdos, uma vez que torna a rotina mais dinâmica.

 

3) Planeje pequenas pausas

Ao contrário do que muitos indivíduos pensam, manter o foco e a disciplina não significa passar muitas horas estudando sem parar. “Geralmente, o tempo que os estudantes conseguem ficar focados é pequeno no início. Por isso, eles devem criar uma rotina de estudo dividida em blocos de 20 a 30 minutos, com pequenas pausas entre esses períodos”, destaca Pitoscio.

“Na medida que estudar for se tornando um hábito, os discentes podem aumentar o tempo destinado aos estudos. É possível estudar por um dia inteiro, desde que haja um cronograma de estudos com horários bem definidos, inclusive para os intervalos. Nesses períodos de descanso, vale se recompensar pelo tempo em que estiveram focados, saboreando um bom café, por exemplo”, sugere Pitoscio.

 

4) Organize seu espaço de estudos

Fatores como temperatura agradável, silêncio, conforto e boa iluminação podem ajudar os estudantes a manterem o foco nos estudos. Por isso, é fundamental escolher um local adequado para se dedicar à preparação para os vestibulares ou para as provas da faculdade. “Um erro bastante comum é estudar cada hora em um lugar diferente. Em vez disso, tanto os vestibulandos quanto os universitários devem ter seus próprios locais de estudo, com os materiais necessários à mão”, reitera Dias.

 

5) Desligue os aparelhos eletrônicos

“Há muitos distratores que atrapalham o desenvolvimento do foco e da disciplina, como estudar com o celular ao lado. Isso porque, a cada mensagem recebida, o estudante desvia sua atenção, demorando a retornar ao estágio de concentração anterior”, explica Dias.

Portanto, o ideal é desligar todos aparelhos eletrônicos que possam distraí-lo durante os estudos, como o celular, o tablet e a televisão. E quando os estudantes forem assistir a uma aula ou realizar alguma atividade pelo computador, eles devem fechar todas as abas dos aplicativos de mensagens e das redes sociais.

 

3 erros cometidos por estudantes que querem aumentar o foco e a disciplina

1) Não descansar

Virar a noite estudando ou não incluir pausas no plano de estudos é uma prática comum entre os discentes que buscam aumentar a produtividade. Mas esses hábitos podem ser bastante prejudiciais, visto que ter boas noites de sono e praticar atividades físicas contribui para a concentração e a memorização.

“Ter momentos de descanso e de lazer é essencial para manter a saúde e a motivação em dia. Assim, eles conseguirão cumprir seus horários de estudo e, consequentemente, ter os resultados esperados”, reforça Dias.

 

2) Ter uma alimentação desequilibrada

Outro hábito que também é bastante comum entre os estudantes é passar muitas horas sem comer e ingerir alimentos extremamente gordurosos. “Uma alimentação equilibrada fornece os nutrientes necessários para o cérebro funcionar de maneira adequada”, afirma Pitoscio. Por isso, é importante beber bastante água e dar preferência para alimentos mais saudáveis.

 

3) Não manter a rotina de estudos

Deixar para estudar na véspera das provas definitivamente não é uma boa estratégica. Em vez disso, os estudantes devem organizar uma rotina de estudos que lhes permita assimilar o conteúdo aos poucos, considerando a leitura da teoria, a resolução de exercícios e o aprofundamento dos tópicos. Assim, quando os dias dos exames estiverem mais próximos, eles poderão revisar os conteúdos, garantindo a fixação dos saberes obtidos.

 

Agora que já sabe como ter foco e disciplina com os estudos, deve colocar seu plano de estudos em prática. No site do Curso Etapa, você confere mais dicas sobre como se preparar para os vestibulares. Aproveite e acesse o site da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa para descobrir como o Setor de Apoio ao Aluno pode ajudá-lo durante a graduação.

 

Conheça mais o Curso Etapa

Como passar nos vestibulares de Medicina? Confira 7 dicas
Conheça os melhores cursos de Engenharia do Brasil
Posts relacionados
3 dicas de como escolher um cursinho pré-vestibular on-line
3 dicas de como escolher um cursinho pré-vestibular on-line
Conheça as vantagens de fazer um curso pré-vestibular
Conheça as vantagens de fazer um curso pré-vestibular

Comment

Cadastre-se no Blog

Cadastre-se no blog