O Common App, sistema de admissão utilizado por mais de 900 instituições americanas de ensino superior, registrou um aumento de 41% no número de inscrições vinculadas a estudantes brasileiros em 2020. Esse dado demonstra que o interesse em estudar fora está crescendo no nosso país.
Se você faz parte do grupo que deseja fazer faculdade no exterior, então precisa estar atento às particularidades do processo seletivo das universidades internacionais. “Em geral, as instituições brasileiras de ensino superior selecionam candidatos com base em suas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou em vestibulares próprios. Em outros países, os processos de admissão são mais complexos, envolvendo uma série de requisitos, como o application form”, explica Fernanda Fanganiello Cossa, college counselor do Setor Internacional do Colégio Etapa.
O application form é um formulário de inscrição, no qual os candidatos precisam inserir dados pessoais e, ainda, informações ligadas às outras exigências das instituições de ensino superior pretendidas, tais como:
- Histórico escolar do Ensino Médio;
- Notas obtidas nas provas padronizadas – como o SAT e o ACT, que visam avaliar uma série de competências e de habilidades acadêmicas – e nos testes de proficiência em um idioma – como o TOEFL e o IELTS;
- Essays: redações de cunho autobiográfico que costumam ser solicitadas, principalmente, pelas universidades do Canadá e dos Estados Unidos;
- Cartas de recomendação, por meio das quais um professor, o coordenador pedagógico ou o diretor da escola apresenta seu perfil de estudante, destacando seus grandes diferenciais;
- Relação de atividades extracurriculares, como times esportivos, trabalho voluntário, olimpíadas estudantis, cursos de verão e aulas ligadas a uma manifestação artística, por exemplo;
- Documentos financeiros, como o extrato bancário e o imposto de renda – exigidos em caso de ofertas de ajuda de custo, um tipo de bolsa de estudo denominado financial aid.
“A partir das informações obtidas por meio dessa documentação, as instituições de ensino superior conseguem conhecer melhor o perfil dos estudantes e entender se eles atendem aos critérios de admissão”, explica Cossa.
“Vale destacar que esse formulário de inscrição pode variar de acordo com cada universidade. Por isso, é fundamental se inteirar sobre os processos de candidatura das instituições pretendidas, buscando informações sobre os critérios de seleção e os prazos para o envio dos documentos solicitados com antecedência”, completa Cossa.
Por último, a college counselor do Setor Internacional do Colégio Etapa compartilha algumas dicas sobre como preencher o application form. “Para concluir a etapa de inscrição com êxito, os estudantes devem responder tudo o que for perguntado com muita atenção, completando todos os campos exigidos”, destaca Cossa.
“Além disso, embora algumas perguntas sejam opcionais, é recomendável respondê-las, uma vez que essas questões costumam ser uma ótima oportunidade de os candidatos fornecerem informações adicionais para os admission officers¹, o que poderá fazer a diferença para suas aprovações”, acrescenta Cossa.
Gostou dessas informações sobre o application form? O Colégio Etapa é a escola brasileira que mais aprova estudantes em universidades do exterior. Nossos alunos contam com aulas preparatórias para os processos de candidatura das instituições internacionais de ensino superior, considerando todas as etapas do application².
Nossa escola também oferece uma ampla gama de aulas extracurriculares, incluindo o Advanced Placement (AP) – um currículo americano que possui cursos de nível avançado, os quais podem ser convertidos em créditos universitários. Acesse o site do Colégio Etapa para saber mais!
¹Admission officers: profissionais responsáveis pelo processo de seleção de uma universidade do exterior.
²Application: termo utilizado para se referir ao processo de admissão das instituições americanas e canadenses de ensino superior.