Estudar fora pode ampliar as oportunidades profissionais de qualquer estudante, independentemente de ele optar por permanecer no exterior ou voltar ao seu país de origem após concluir a graduação. Mas, antes de tomar uma decisão, é importante buscar informações sobre a legislação local.
O Brasil, por exemplo, exige a validação do diploma para uma série de carreiras. Quer saber mais? Então continue a leitura para descobrir em quais situações é necessário solicitar o reconhecimento do certificado internacional e como o seu filho poderá fazer esse requerimento, caso opte por fazer faculdade fora.
Quais são as carreiras que reivindicam a validação do diploma no Brasil?
Aqueles que desejam atuar em empresas privadas, normalmente, não precisam passar por esse processo. Em outros casos, porém, o reconhecimento dos certificados obtidos no exterior se torna necessário. “Para assumir cargos públicos ou seguir uma carreira universitária, por exemplo, é necessário que os diplomas obtidos no exterior sejam revalidados por uma universidade brasileira. Engenheiros e profissionais da área da Saúde em geral também precisam revalidar o certificado para trabalhar no Brasil, independentemente da carreira que desejam seguir”, explica Vitor Marconi, college counselor do Colégio Etapa.
“Vale destacar que, no caso de alguns cursos, conseguir o reconhecimento ou a revalidação do diploma pode ser bastante desafiador. Um profissional graduado em Psicologia nos Estados Unidos, por exemplo, não conseguirá atender pacientes no Brasil, pois os diplomas internacionais precisam ser revalidados por uma instituição brasileira de ensino superior que tenha um currículo parecido com a grade curricular da universidade do exterior. E a graduação em Psicologia no território americano é voltada para a pesquisa científica, e não para a parte clínica, como ocorre no Brasil”, completa Marconi.
“Por isso, aqueles que desejam realizar atendimentos em consultório precisam fazer doutorado em uma instituição local de ensino superior. É importante frisar que essa peculiaridade também impacta outras formações na área da Saúde, como Enfermagem e Medicina”, destaca o college counselor do Colégio Etapa. Nesse caso, se os estudantes pretendem voltar para o Brasil após concluírem a graduação, devem considerar universidades de outros países.
“Já os engenheiros contam com associações que fazem o credenciamento de programas de graduação na área, como a Engineering Accreditation Commission (ABET), que atua, principalmente, nos Estados Unidos. Estudar em uma universidade acreditada por esse tipo de organização pode contribuir para a inserção dos candidatos no mercado de trabalho”, afirma Marconi.
Como solicitar a validação do diploma no Brasil?
Para conseguir ter seu certificado internacional reconhecido, os estudantes precisam seguir um passo a passo. Saiba mais a seguir!
1) Autenticação do diploma no exterior
Primeiramente, os candidatos precisam buscar um órgão competente que certifique a veracidade desse documento. Antigamente, eles deveriam procurar um consulado brasileiro no país para fazer o apostilamento do certificado, o que mudou nos últimos anos.
“Com a Convenção da Apostila de Haia, da qual o Brasil se tornou signatário em 2015, o trâmite de reconhecimento de diplomas internacionais se tornou mais simples e rápido”, frisa Marconi.
Atualmente, os estudantes só precisam levar os diplomas até um órgão indicado pela própria universidade do exterior, como uma Secretaria de Educação local, por exemplo. Na ocasião, os certificados receberão um selo de reconhecimento e de validade, garantindo a autenticidade deles. Vale destacar que essa mudança não apenas simplificou e agilizou esse procedimento, como também o tornou mais barato para os candidatos.
2) Solicitação de validação do diploma no Brasil
Com o diploma certificado por um órgão competente no exterior, os recém-graduados podem iniciar o processo de validação desse documento no Brasil. A boa notícia é que esse procedimento também foi simplificado nos últimos anos.
Anteriormente, os profissionais com diploma internacional precisavam buscar uma instituição pública e brasileira de ensino superior que aceitasse fazer essa revalidação, considerando a formação de cada um. “Contudo, atualmente, as solicitações de reconhecimento de certificados acadêmicos internacionais podem ser feitas por meio do Portal Carolina Bori. Essa plataforma foi criada justamente para centralizar o processo de validação do diploma”, frisa Marconi.
Nesse caso, os recém-graduados devem acessar o portal e adotar o seguinte passo a passo:
1. Solicitar o reconhecimento ou a validação do certificado internacional e, ainda, selecionar uma universidade brasileira para fazer esse procedimento, informando o curso e o nível de formação.
“É importante frisar que os certificados de graduação devem ser obrigatoriamente reconhecidos por uma universidade federal brasileira, enquanto os diplomas de pós-graduação podem ser validados por uma instituição pública ou privada de ensino superior do Brasil”, afirma Marconi.
2. Separar toda a documentação necessária, como:
2.1. Cópia do diploma;
2.2. Cópia do histórico acadêmico;
2.3. Organização curricular do curso;
2.4. Titulação do corpo docente da faculdade;
2.5. Cópia de documento que comprove a existência de consórcio entre a universidade internacional e a instituição brasileira de ensino superior escolhida, caso exista.
“Outro ponto de atenção é que os documentos encaminhados junto à solicitação de validação do diploma devem ter tradução juramentada, caso as informações não estejam em espanhol, inglês e francês”, informa o college counselor do Colégio Etapa.
3. Submeter toda a documentação para análise.
Após a conclusão dessas etapas, a universidade brasileira escolhida pelo candidato tem até 30 dias para informar se a documentação é suficiente ou se será preciso enviar novas informações. Em caso negativo, artigos, documentos e reportagens que atestem o reconhecimento do curso e da instituição internacional de ensino superior podem ser solicitados como forma de complementação dos dados, por exemplo. E em caso positivo, as universidades brasileiras têm até 180 dias para dar o parecer final.
Condição especial para estudantes internacionais de Medicina
Os médicos, excepcionalmente, devem solicitar o reconhecimento da certificação internacional por meio do Sistema Revalida. Nesse caso, os candidatos passam por um processo seletivo que inclui avaliações teóricas e práticas. As provas, que ocorrem anualmente, são aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).
Quais são as dicas para conseguir a validação do diploma?
Agora que você já sabe em quais situações é necessário solicitar o reconhecimento do certificado internacional e como seu filho poderá fazer esse requerimento, pode estar se perguntando como poderá ajudá-los nessa fase.
“Todo e qualquer estudante que deseje fazer uma faculdade no exterior deve se familiarizar com o processo brasileiro de validação do diploma. Nesse sentido, vale a pena procurar pelo Setor Internacional da escola do seu filho, para sanar dúvidas e obter informações sobre esse procedimento, para que ele possa se planejar com antecedência”, sugere Marconi.
"Os estudantes devem fazer a validação do diploma, mesmo que não desejem fazer um concurso público ou seguir uma carreira acadêmica. Esse processo pode até ser um pouco burocrático, mas nós não sabemos quais serão as oportunidades profissionais que podem surgir no futuro. Sendo assim, vale a pena buscar o reconhecimento do certificado de conclusão de um curso de graduação ou pós-graduação obtido no exterior para permanecer competitivo no mercado de trabalho, estando aberto a novas carreiras”, finaliza Marconi.
Gostou dessas informações sobre validação do diploma? Nas redes sociais do Colégio Etapa, nós compartilhamos mais dicas para pais de estudantes que desejam estudar no exterior. Então aproveite e siga nossos perfis no Facebook, no Instagram e no YouTube!