O application¹ é bastante diferente do processo seletivo das instituições brasileiras de ensino superior. Em muitos países, os estudantes são avaliados por toda a trajetória acadêmica, e não apenas com base no desempenho em uma prova de vestibular. Para tanto, as universidades internacionais solicitam uma série de documentos para que possam fazer uma análise mais completa dos candidatos.
Um exemplo é o school profile! Se você ainda não conhece esse documento, continue a leitura para entender:
- O que é school profile;
- Como ele é utilizado no application;
- Quais informações devem ser destacadas.
O que é school profile?
O school profile é um documento enviado às universidades do exterior para informá-las sobre a escola em que um candidato está matriculado. Como o enfoque não é o estudante, mas a instituição que ele frequenta, todos os alunos de um colégio que desejam se candidatar para instituições internacionais de ensino superior utilizam a mesma documentação.
Não existe um modelo imutável de school profile, mas é importante que ele apresente dados como nome, endereço, telefone, site, redes sociais e contatos dos college counselors². Esse documento também deve informar se a escola está inserida na rede de ensino pública ou privada, qual é o seu ano de fundação e o número de alunos em cada série ou ano letivo.
Detalhes sobre o sistema de avaliação e o rigor desses exames, assim como o desempenho acadêmico esperado pela escola e a relação das disciplinas regulares e de atividades extracurriculares, também são fundamentais.
Outros elementos interessantes são:
- Datas de início e finalização do ano letivo, além de horário das aulas;
- Dados relacionados à comunidade escolar, como a distribuição de nacionalidade do corpo discente;
- Lista de universidades em que os alumni foram aprovados e em quais delas eles escolheram estudar;
- Informações sobre a reputação do colégio em sua comunidade, o que pode ser exemplificado por meio de premiações obtidas pelos alunos em olimpíadas científicas ou outros títulos concedidos à instituição.
- Tipo de currículo implementado;
- Valores da escola.
Como o school profile é utilizado no application?
Apesar de não ser decisivo para a aprovação, esse documento é muito importante para que os admission officers³ conheçam melhor os candidatos. Isso porque, ao fornecer o contexto no qual um estudante está inserido, o school profile permite que as universidades analisem as candidaturas de forma mais precisa.
Detalhes sobre o sistema de avaliação, o currículo regular e a relação de atividades extracurriculares oferecidas pelo colégio ajudam os avaliadores a entenderem o engajamento dos candidatos na escola – se procuram se desafiar academicamente e se aproveitaram todos os recursos que estavam à disposição, por exemplo.
Quais informações devem ser destacadas no school profile?
Um bom desempenho acadêmico e um perfil engajado são elementos muito valorizados pelas universidades internacionais. Nesse sentido, o school profile precisa mostrar aos admission officers que seus alunos estão inseridos em um ambiente escolar exigente e desafiador, o qual lhes permite alcançar todo o potencial.
Para tanto, esse documento deve destacar, além do currículo regular, das atividades extracurriculares ofertadas e do sistema de avaliação utilizado, os diferenciais da instituição, como a aplicação do Advanced Placement (AP) – um programa americano que oferece aulas de nível universitário no Ensino Médio – em uma escola brasileira.
Se você deseja fazer faculdade no exterior, estudar em uma escola que fornece todo o suporte necessário pode ser decisivo para que você realize esse sonho. Confira o school profile do Colégio Etapa Internacional, que já conquistou mais de mil aprovações em universidades internacionais.
¹Application: processo de candidatura das universidades do Canadá e dos Estados Unidos.
²College counselors: responsáveis pelo aconselhamento acadêmico em uma instituição de ensino.
³Admission officers: responsáveis pelo processo de admissão de uma universidade internacional.