Você já ouviu falar de summer program? Durante o período de férias do hemisfério norte, muitas universidades do exterior oferecem programas acadêmicos para estudantes do Ensino Médio. E esse tipo de curso pode contribuir – e muito! – para a sua formação.
Além disso, ter esse tipo de experiência no currículo pode ser um grande diferencial para a sua candidatura nos processos de admissão de instituições internacionais de ensino superior.
Quer saber mais? Então continue a leitura para descobrir:
- O que é o summer program;
- Quais são as vantagens de participar de um curso de verão;
- Quais são os principais tipos de programa de verão;
- Como escolher o melhor summer course para você.
O que é o summer program?
Os summer programs são cursos de curta duração voltados para os estudantes do Ensino Médio. Esses programas, que podem durar de duas a oito semanas, ocorrem entre os meses de junho e agosto – ou seja, durante as férias de verão de países do hemisfério norte.
As atividades podem ser oferecidas tanto pelas próprias faculdades quanto por outros institutos, mas sempre dentro dos campi das universidades internacionais. A programação diversificada proposta por esses cursos permite aos jovens terem uma prévia das experiências que encontrarão no ensino superior.
“É possível fazer disciplinas de um curso de graduação, conhecer os professores e os grupos de pesquisa da faculdade, além de elaborar projetos, desenvolver novas habilidades, aprofundar os conhecimentos sobre os assuntos de interesse e, sobretudo, ter uma vivência universitária”, destaca Murilo Artese, college counselor do Colégio Etapa Internacional.
Os Estados Unidos são o destino favorito dos estudantes que procuram cursos de verão. Mas também é possível encontrar boas opções no Canadá, na Europa e na Ásia.
Quais são as vantagens de participar de um summer program?
Os estudantes que participam de um curso de verão têm a oportunidade de desenvolver aptidões que transcendem o universo acadêmico. No caso dos jovens que pretendem cursar a graduação no exterior, é possível conhecer a cultura local e outros aspectos que influenciam a adaptação em outro país.
“Sem dúvidas, as experiências vividas em um summer program contribuem de forma substancial para a elaboração da college list, pois os participantes terão condições de saber se há identificação entre seus interesses de carreira e o currículo da instituição”, pontua Artese.
“A realização do curso de verão também ajuda os estudantes a avaliarem fatores como o clima, os costumes, a gastronomia, a fluência necessária para acompanhar as aulas em outro idioma, as acomodações estudantis, entre outros aspectos”, completa o college counselor.
Além disso, esse tipo de curso pode exercer um papel decisivo no application¹. “Os departamentos de admissão valorizam os candidatos que realizam programas de verão porque essa é uma demonstração de que eles investiram no próprio conhecimento, buscando superar o aprendizado adquirido durante o ensino regular”, ressalta.
Quais são os principais tipos de summer program?
Atualmente, existem diversas modalidades de cursos de verão, de modo que os estudantes têm a oportunidade de escolher o summer program com o qual se identificam, considerando todas as áreas do conhecimento. Além disso, os jovens têm a chance de desenvolver habilidades comportamentais, como oratória, negociação e trabalho em equipe.
Os três cursos de verão mais comuns são:
- Educational Program: os participantes têm a possibilidade de estudar tópicos específicos de uma disciplina ou de uma área do conhecimento, como Artes, Ciências da Saúde e Engenharia, por exemplo.
- Leadership Program: o currículo desse curso visa ajudar os estudantes a desenvolverem um perfil de liderança, além de uma série de competências socioemocionais, considerando os desafios globais que eles encontrarão no ambiente universitário e no mercado de trabalho.
- Summer Volunteer Program: os jovens podem realizar um trabalho voluntário em outro país, baseado em seus interesses e em suas aptidões. Aqueles que pretendem estudar Medicina no exterior, por exemplo, podem se candidatar ao voluntariado em hospitais ou em casas de repouso, para conhecer o cotidiano dessas instituições e estar em contato direto com os pacientes.
“Participei do curso ‘Innovation and Entrepreneurship’, da Stanford University, e essa experiência foi essencial para o meu desenvolvimento. Além da troca de vivências com estudantes de diversas nacionalidades, eu pude conhecer as metodologias de trabalho utilizadas pelas startups² do Vale do Silício e que são referência em todo o mundo”, afirma Victoria Mouro Assahina, ex-aluna do Colégio Etapa Internacional, aprovada na University of California – Berkeley.
Como escolher o melhor summer program para você
Agora que você já sabe o que é um summer program, por que vale a pena fazer esse curso e quais são os tipos mais comuns, confira algumas dicas sobre como escolher a opção ideal para você:
-
Pesquise sobre as particularidades de cada programa
“Existem centenas de milhares de cursos de verão ao redor do mundo. Sendo assim, antes de escolher um programa, os estudantes precisam ler atentamente os editais para saber quais são as condições impostas pelas universidades. Algumas instituições oferecem pacotes que incluem acomodação, alimentação e outras experiências estudantis. Contudo, essas particularidades podem variar de acordo com a faculdade. Por isso, os candidatos devem ler todas as especificações com atenção antes de se inscrever”, aconselha Artese.
-
Busque apoio especializado
“As universidades do exterior costumam selecionar os estudantes por meio de processos seletivos nos quais é necessário demonstrar conhecimentos específicos sobre uma disciplina ou área do conhecimento. Nesse caso, vale a pena procurar apoio especializado para se preparar adequadamente e conseguir reunir toda a documentação necessária para a candidatura”, observa o college counselor.
O Colégio Etapa Internacional oferece apoio especializado para os alunos que desejam fazer um curso de verão ou a graduação em outro país. Além disso, nossa escola tem parceria com universidades europeias renomadas, o que permite à nossa comunidade estudantil ter uma série de vantagens em relação a outros candidatos. Acesse nosso site para saber mais!
¹Application: processo de candidatura das universidades do Canadá e dos Estados Unidos.
²Startups: empresa que visa inovar ou criar um novo modelo de negócio.