Blog do Colégio Etapa Internacional

10 filmes para entender como é estudar nos Estados Unidos

Escrito por Colégio Etapa | 20/01/2022 11:00:00

Os Estados Unidos é um dos países mais procurados por estudantes brasileiros que desejam fazer a graduação no exterior. Em 2020, por exemplo, a quantidade de inscrições realizadas por candidatos do Brasil no Commom App plataforma de admissão usada por mais de 900 universidades americanas – aumentou 41% em comparação com o ano anterior.

Esse dado pode ser explicado por meio de outro número: segundo o Times Higher Education (THE), um dos principais rankings globais de Educação, 38 das 100 melhores instituições de ensino superior do planeta estão no território americano.

Mas, afinal, você sabe como é estudar nos Estados Unidos? Diversos filmes abordam aspectos relacionados ao ensino superior no país, como o processo de seleção das universidades americanas e a vida universitária no país. Essas obras cinematográficas mostram, inclusive, alguns campi bem famosos.

Quer saber mais? Então confira uma lista com dez indicações que te ajudarão a entender desde o application¹ até o dia a dia de um universitário que estuda em uma instituição americana de ensino superior.

 

10 filmes que mostram como é estudar nos Estados Unidos

1) To all the boys: always and forever (2021)

No último filme da trilogia “To all the boys” – baseada na série de livros best-seller de mesmo nome –, Lara Jean, interpretada pela atriz canadense Momona Tamada, está no último ano do Ensino Médio e planeja fazer a mesma faculdade do namorado. Porém, ela não é aceita na instituição, o que a leva a reavaliar seus planos para o futuro.

“A mensagem principal desse filme envolve o processo de elaboração da college list. Antes de se candidatar para as universidades americanas, os estudantes precisam pesquisar bastante sobre cada instituição para selecionar aquelas que têm mais a ver com seus perfis. Isso aumenta as chances de conquistarem a tão sonhada aprovação”, destaca Murilo Artese, college counselor do Colégio Etapa.

 

2) The perks of being a wallflower (2012)

Antes de protagonizar a série de filmes “Percy Jackson”, o ator americano Logan Lerman interpretou Charlie, um jovem que enfrenta alguns desafios para se adaptar à nova escola. Mas tudo fica mais fácil graças ao seu professor de Literatura, que o considera um gênio, e seus novos amigos Patrick e Sam, representados, respectivamente, pelos atores Ezra Miller e Emma Watson.

“A obra retrata algumas etapas importantes do processo seletivo das universidades dos Estados Unidos, como o histórico escolar e as provas padronizadas. Mas o foco do filme é a amizade. Nesse sentido, a principal mensagem que a trama passa é a de que você e seus amigos do Ensino Médio poderão continuar unidos depois que forem para a faculdade. É claro que vocês farão novas amizades e viverão outras aventuras, mas poderão se reencontrar sempre que voltarem para casa”, afirma Artese.

 

3) Admission (2013)

Neste filme, Tina Fey, atriz americana que já conquistou nove prêmios Emmy, interpreta Portia Nathan, uma admission officer² da Princeton University, eleita a quinta melhor universidade dos Estados Unidos pelo THE. Durante a trama, a personagem principal precisa lidar com alguns desafios pessoais em meio à possibilidade de ser promovida.

“O filme expõe bastante como é o processo seletivo de uma grande instituição americana de ensino superior, mostrando encontros entre a protagonista e alguns candidatos, por exemplo. Vale frisar que trata-se de uma comédia romântica, por isso há alguns exageros. Mas o que deve ser observado é que os admission officers leem mesmo as candidaturas. Sendo assim, os estudantes precisam se dedicar a elas, pois eles serão analisados como um todo pelas universidades”, explica Artese.

 

4) Lady bird (2017)

Em “Lady bird” – longa metragem que conquistou um Globo de Ouro na categoria de melhor filme em 2018 –, a atriz irlandesa Saoirse Ronan interpreta Christine McPherson, uma jovem que sonha fazer faculdade longe da sua cidade, ideia firmemente rejeitada por sua mãe, vivida pela atriz americana Marion McPherson.

“Trata-se de uma trama que toca em um aspecto muito importante: a participação dos pais no application dos filhos. É fundamental que os estudantes conversem com seus responsáveis para que possam entender, juntos, questões relacionadas ao planejamento financeiro, por exemplo. Isso porque a família precisa analisar se conseguirá arcar com os custos de uma graduação no exterior e se os candidatos têm a chance de conseguir uma bolsa de estudos por mérito ou necessidade financeira nas universidades pretendidas por eles”, informa Murilo Artese, college counselor do Colégio Etapa.

 

5) Monsters University (2013)

Monsters, Inc. (2001) é um filme bastante famoso da Pixar – um dos principais estúdios de animação dos Estados Unidos. O sucesso desse desenho rendeu o desenvolvimento de outro filme com os protagonistas Mike Wazowski e James P. Sullivan. Lançado em 2013, “Monsters University” mostra o começo da amizade entre os personagens, que se conheceram na faculdade.

Mas, afinal, o que uma animação sobre monstros pode te ensinar sobre como é fazer faculdade nos Estados Unidos? “Apesar de ser uma animação voltada para as crianças, esse filme retrata vários aspectos interessantes sobre a experiência de estudar em uma universidade americana, como as aulas, as atividades extracurriculares e a questão da amizade, por exemplo”, comenta Artese.

 

6) Liberal arts (2012)

Neste filme, o ator americano Josh Radnor, conhecido por seu papel em na série “How I met your mother”, interpreta Jesse Fisher, alumni³ de uma liberal art college que retorna à faculdade anos depois de se formar para participar da festa de aposentadoria do seu professor favorito. Durante a visita, ele vive momentos nostálgicos e ainda se apaixona por uma sophomore4.

“Esse filme explora vários aspectos interessantes sobre a vida universitária nos Estados Unidos, como a independência dos estudantes e a importância de manter relações interpessoais na faculdade. A obra também capta a essência das universidades americanas por meio dos diálogos entre os protagonistas, que conversam diversas vezes sobre a importância dos estudos, as conexões que podem ser criadas na universidade e os desafios profissionais”, declara Artese.

 

7) Orange County (2002)

Em “Orange County”, o ator americano Colin Hanks interpreta Shaun Brumder, um jovem que sonha em estudar na Stanford University, eleita a quarta melhor universidade dos Estados Unidos pelo THE. Quando descobre que não foi aceito pela instituição, ele procura entender o que pode ter ocorrido.

“Essa obra mostra como as universidades americanas valorizam a evolução acadêmica dos candidatos durante o Ensino Médio. Além disso, esse longa metragem retrata algumas particularidades das instituições de ensino superior dos Estados Unidos, como o impacto das doações para as universidades e a questão das legacy admissions”, aponta Edmilson Motta, coordenador-geral do Grupo Etapa.

 

8) The social network (2010)

Neste filme – ganhador de três prêmios Oscar em 2011 –, o ator americano Jesse Eisenberg interpreta Mark Zuckerberg, um dos fundadores do Facebook, rede social que começou a ser desenvolvida no campus da Harvard University, instituição que faz parte da Ivy League.

“Boa parte da trama se concentra na criação e no crescimento do Facebook, mas o começo da obra destaca bastante como os universitários podem fazer networking5 e empreender durante a graduação nos Estados Unidos. As universidades americanas promovem um ambiente inspirador para seus estudantes, fomentando competições e eventos que lhes oferece a oportunidade de superar desafios, conhecer profissionais das suas áreas de interesse e estabelecer conexões com outros discentes, o que poderá fazer uma grande diferença no futuro”, frisa Murilo Artese, college counselor do Colégio Etapa.

 

9) Good Will Hunting (1997)

Will Hunting, personagem interpretado pelo ator americano Matt Damon, trabalha como faxineiro em uma universidade americana, até sua genialidade para a Matemática ser descoberta pelo professor Chuckie Sullivan, representado por Stellan Skarsgård. O filme, que venceu dois prêmios Oscar e um Globo de Ouro em 1998, retrata bem como pode ser a relação entre os professores e os estudantes universitários nos Estados Unidos.

“A trama mostra bastante interação entre os docentes e os discentes, seja por meio de conversas informais ou debates em sala de aula. Além disso, essa obra também destaca a importância da saúde mental. A faculdade é uma etapa da vida dos jovens que pode lhes causar grandes emoções, uma vez que eles têm contato com muitos desafios e muitas oportunidades. Nesse sentido, é fundamental ter alguém para conversar e, ainda, momentos para relaxar”, destaca Artese.

 

10) Rudy (1993)

Neste filme, o ator americano Sean Astin, conhecido por seu papel na trilogia do “Senhor dos Anéis”, interpreta Rudy, um jovem que sonha em jogar futebol americano pela University of Notre Dame (UND), uma das melhores universidades dos Estados Unidos. Para tanto, ele precisa superar uma série de obstáculos.

“Essa trama mostra que há a possibilidade de um estudante pedir transferência para outra universidade americana, após ter iniciado a graduação. Para tanto, os freshmen6 precisam construir um excelente currículo, o que envolve tanto a parte acadêmica quanto as atividades extracurriculares. Mas o principal destaque desse longa metragem envolve a diferença de praticar esportes em instituições que fazem parte da Division One – principal torneio universitário dos Estados Unidos, que funciona como uma etapa pré-profissional para aqueles que desejam construir carreira nas maiores ligas esportivas do país”, conclui Motta.

 

Gostou das sugestões de filmes sobre como é estudar nos Estados Unidos? Então compartilhe este conteúdo nas redes sociais para ajudar seus colegas a entenderem melhor o universo acadêmico das faculdades americanas. O Colégio Etapa está no Facebook, no Instagram e no YouTube.

 

¹Application: processo de admissão das instituições de ensino superior do Canadá e dos Estados Unidos.

²Admission officers: profissionais responsáveis pelo processo seletivo de uma universidade internacional.

³Alumni: ex-aluno de uma instituição de ensino.

4Sophomore: estudante do segundo ano de um curso de graduação.

5Networking: rede de contatos profissionais.

6Freshmen: estudantes do primeiro ano de um curso de graduação.