Muitos estudantes sonham em fazer uma faculdade no exterior. Conviver com novas culturas, estudar em uma das melhores universidades do mundo e ampliar as oportunidades na vida profissional são algumas das razões que orientam esse desejo.
Se você faz parte do grupo de brasileiros que almeja estudar fora, precisa se informar sobre as exigências das instituições internacionais de ensino superior e dos países do seu interesse. A realização dos Advanced Placement (AP) Exams, por exemplo, pode fazer toda a diferença em uma candidatura. Continue a leitura para saber mais!
O que são os AP Exams?
Os AP Exams – ou AP Tests – são provas que fazem parte do Advanced Placement, um programa que oferece disciplinas de nível universitário durante o Ensino Médio. Tal currículo foi criado pelo College Board – uma associação sem fins lucrativos – em 1950 e, atualmente, é utilizado por mais de 6.000 escolas no mundo.
A liberdade acadêmica, a ampla gama de matérias de naturezas diferentes e o nível de aprofundamento desse programa são algumas das razões para a sua ampla difusão. Esses aspectos contribuem tanto para os estudantes se prepararem para os processos de candidatura das universidades do exterior quanto para as suas experiências na faculdade.
Isso porque, ao final das aulas, os candidatos podem fazer os AP Exams. Continue a leitura para entender por que vale a pena fazer essas provas.
Como funcionam os AP Tests?
Cada disciplina do AP conta com um teste diferente e cada exame tem suas particularidades. Por outro lado, essas provas também apresentam características em comum – e saber quais são essas equivalências é fundamental.
“Em geral, os exames duram de duas a três horas e são divididos em duas partes: a primeira seção costuma ser composta por questões de múltipla escolha, enquanto a segunda etapa tende a ser dissertativa. Dependendo da prova, a última parte pode conter uma redação, um problema que precisa ser solucionado por escrito ou até mesmo oralmente”, destaca Vítor Marconi, college counselor do Colégio Etapa.
Os estudantes podem tirar notas que vão de 1 a 5. Confira, a seguir, qual é a correspondência para cada pontuação.
Escala de pontuação no AP Exams |
||
Nota no AP Exam |
Recomendação |
Equivalência em um curso superior |
5 |
Extremamente bem qualificado |
A+ ou A |
4 |
Bem qualificado |
A-, B+ ou B |
3 |
Qualificado |
B-, C+ ou C |
2 |
Possivelmente qualificado |
--- |
1 |
Sem recomendação |
--- |
Tabela disponível no site do College Board. |
Por que realizar os AP Exams?
Os AP Tests oferecem diversas vantagens para aqueles que pretendem fazer a graduação no exterior, especialmente no Canadá e nos Estados Unidos – os países mais almejados pelos brasileiros. Pensando nisso, nosso college counselor detalhou alguns benefícios de realizar esse tipo de prova. Confira!
1) Destacar-se nos processos de candidatura
Conquistar notas boas nos AP Exams pode colocar você à frente de outros candidatos nos processos de admissão das universidades internacionais que fazem parte da sua college list. “Os resultados dessas provas podem ser utilizados nas candidaturas para as universidades americanas, canadenses, chinesas e inglesas, por exemplo. Isso porque um bom desempenho nesses exames demonstra que os estudantes revelam o comprometimento com as aulas e até mesmo as competências e as habilidades que eles têm em determinada área”, afirma Marconi.
2) Receber créditos universitários
Quando os estudantes conquistam uma boa pontuação nos AP Tests, eles podem converter esses resultados em créditos universitários, diminuindo o número de matérias que precisarão cursar na faculdade. Isso porque, como explicado anteriormente, esse programa oferece aulas de nível superior, o que permite aos candidatos fazer a equivalência de conteúdo.
Dessa forma, os estudantes podem economizar tempo e dinheiro ou, ainda, cursar outras disciplinas que não constam da grade curricular do curso escolhido.
Vale destacar que a nota necessária para receber os créditos universitários varia de instituição para instituição. “Algumas universidades americanas aceitam fazer a equivalência das matérias para estudantes que tiraram pontuação igual ou maior a 3. Em outros casos, porém, os universitários precisam tirar a nota máxima para receber tais créditos”, informa Marconi.
3) Manter suas opções em aberto
Os AP Exams também possibilitam aos candidatos conciliar interesses em áreas do conhecimento diferentes, permitindo que eles tenham um amplo leque de opções. Dessa forma, os estudantes poderão combinar um major² com minors³ completamente distintos, o que facilita uma transição de carreira, por exemplo.
Vale frisar que o sistema de ensino americano é bastante flexível. Os universitários podem cursar matérias de áreas do conhecimento totalmente diferentes entre si. Saiba mais no vídeo a seguir!
Como posso realizar os AP Exams?
A forma mais tradicional de se preparar e de realizar essas provas é por meio das escolas que oferecem esse programa disciplinar americano. Atualmente, o Colégio Etapa é a única escola do país que oferece, ao mesmo tempo, o currículo brasileiro e o Advanced Placement (AP).
Nossos alunos têm a oportunidade de fazer cursos de idioma, disciplinas com foco em uma área do conhecimento específica – como Biologia, Física e Química – ou em um determinado tópico acadêmico – Cálculo, Estatística, História Mundial, Literatura de Língua Inglesa, Macro e Microeconomia, por exemplo. Há, ainda, a possibilidade de cursar matérias ligadas a um campo de atuação profissional, como Ciência da Computação.
As provas são aplicadas anualmente no mês de maio. Os alunos podem realizar todos os exames desejados, de acordo com as disciplinas cursadas ao longo do programa.
Quer saber mais sobre os AP Exams oferecidos pelo Colégio Etapa? Então entre em contato com o Setor Internacional para entender melhor como esse programa disciplinar é aplicado no dia a dia dos nossos alunos e quais são as disciplinas disponíveis em nossa escola.