De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a educação tem por finalidade a plena formação dos estudantes. Nesse sentido, é fundamental que as escolas auxiliem as crianças em diversos aspectos – e um dos principais envolve o desenvolvimento motor.
Quer saber mais? Então continue a leitura para entender melhor:
- O que é desenvolvimento motor;
- A importância da coordenação motora para o desenvolvimento infantil;
- Como as crianças podem desenvolver a coordenação motora;
- O papel da escola no desenvolvimento motor das crianças.
O que é desenvolvimento motor?
Se você assiste a documentários sobre a vida selvagem, já deve ter reparado como os filhotes de algumas espécies nascem praticamente andando. Mas, com o ser humano, a história é um pouco diferente. Isso porque os bebês nascem prematuros quando o assunto é desenvolvimento cerebral, o que impacta diretamente as habilidades motoras.
O processo de amadurecimento do cérebro ocorre até, aproximadamente, os 25 anos de idade. Ao longo do crescimento do ser humano, esse órgão passa por diversas transformações, de forma que as crianças desenvolvem, gradativamente, uma série de habilidades.
Primeiramente, os pequenos aprendem a controlar a cabeça e o pescoço. Depois, é a vez do tronco, dos braços, do quadril e, por último, das pernas. Tudo ocorre em um processo contínuo de adaptação às necessidades humanas. Tal evolução recebe o nome de “desenvolvimento motor”.
A importância da coordenação motora para o desenvolvimento infantil
O movimento faz parte do nosso cotidiano. Tudo o que fazemos, do momento em que acordamos até o fim do dia, depende da nossa habilidade de nos movimentarmos.
Se você consegue usar o teclado do seu celular ou de um computador para chegar até este artigo, por exemplo, é porque sua coordenação motora foi estimulada desde a infância. Essa capacidade não só te permite realizar simples tarefas diárias, como também é um fator importante para o pleno desenvolvimento humano, o que envolve os aspectos cultural, emocional, intelectual e social.
Por isso, é fundamental que as crianças sejam estimuladas, tanto pela família quanto pela escola, a desenvolverem suas habilidades motoras. Afinal, esses estímulos, aliados aos fatores genéticos, poderão auxiliar no desenvolvimento das habilidades necessárias para a plena formação das competências humanas.
Como as crianças podem desenvolver a coordenação motora?
O desenvolvimento motor infantil ocorre de forma gradual, de modo que, para as crianças estarem aptas a realizar desde movimentos simples até ações mais complexas, é importante que elas comecem a receber estímulos de qualidade já nos primeiros anos de vida.
Durante a primeira infância, que ocorre até os 3 anos de idade, os pequenos podem ser estimulados por meio do contato com blocos de construção, brinquedos táteis, móbiles e tapetes de atividades, por exemplo. Isso porque, durante essas atividades, alguns sistemas do corpo humano atuam em conjunto, como os sistemas sensorial, muscular e esquelético.
À medida que as crianças crescem, novos estímulos são introduzidos, o que pode ocorrer por meio de massinhas de modelar, livros de colorir, passeios de bicicleta e quebra-cabeças – exercícios que contribuem para a capacitação manual e a estimulação das atividades cerebrais na infância.
O papel da escola no desenvolvimento motor das crianças
A escola é um dos primeiros espaços de socialização para as crianças. Sem falar que elas passam a maior parte do dia nesse local. Por isso, esse tipo de instituição ocupa um papel essencial para estimular o desenvolvimento motor infantil.
Os pequenos podem trabalhar as habilidades motoras nas aulas de Artes, de Educação Física e de Música, por exemplo. Essa capacidade também pode ser estimulada nas disciplinas mais teóricas. Isso porque, para aprender a escrever, é necessário que as crianças possuam o controle de todo o grupamento muscular dos membros superiores, que vai da articulação do ombro, passando pelo cotovelo, punho, mão e, por último, os dedos.
O ato de brincar também é fundamental para o amadurecimento da coordenação motora, uma vez que essa atividade permite que as crianças pulem, corram e vivenciem uma série de gestos que contribuem para que elas se desenvolvam.
Atividades que exigem uma boa articulação auxiliam no controle da musculatura, gerando maior controle dos movimentos e do corpo. Vale destacar ainda que o estímulo correto ao desenvolvimento motor durante a infância impacta diretamente a capacidade cognitiva dos adultos.
Isso porque atividades que envolvem a pintura, a escrita, o desenho e o artesanato, por exemplo, também exigem concentração. Assim, é importante que as escolas desenvolvam um trabalho global, pensando na formação plena das crianças.
Gostou de saber mais sobre o papel da escola no desenvolvimento motor infantil? Aqui no Colégio Etapa, a formação dos alunos da Educação Infantil é enriquecida com jogos, brincadeiras, esportes e uma série de atividades extracurriculares. Acesse nosso site para entender melhor como nossa escola contribui para a formação plena das crianças.