Filtrar por Categoria
Filtrar por categoria

Ensino bilíngue: entenda como funciona e quais as vantagens

ensino bilingue

Segundo pesquisa realizada pela organização internacional British Council, apenas 1% dos brasileiros é fluente na língua inglesa.

O ensino bilíngue durante a Educação Infantil contribui para o aprendizado de um segundo idioma, além de possuir inúmeros benefícios para o desenvolvimento da criança. Saiba mais neste post!

 

Como funciona o ensino bilíngue?

A educação bilíngue é uma forma de introduzir o inglês de forma natural no currículo escolar das crianças. “Durante as aulas, os estudantes aprendem conteúdos variados como Matemática, Artes, Ciências e Música, utilizando a língua inglesa como uma ferramenta. Desta forma, as crianças são capazes de vivenciar o idioma”, afirma Denise Santos, coordenadora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Colégio Etapa Valinhos.

“Os professores também inserem o vocabulário por meio de algumas atividades do cotidiano, como pedir em inglês para ir ao banheiro ou tomar água, por exemplo”, explica Fabiano Feijó, coordenador da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Colégio Etapa São Paulo.

O objetivo é introduzir o segundo idioma da mesma forma que é feito com a língua nativa. Assim, se tornar fluente fica mais fácil. “A criança compreende que existem outras formas de se comunicar e que, em determinados momentos, é preciso fazer isso em outro idioma”, aponta Feijó.

Com aulas lúdicas, a conquista dessa fluência se torna ainda mais provável. “Aprender inglês brincando é muito eficaz para a criança. Uma atividade lúdica estimula a curiosidade e a criatividade e consolida o aprendizado. O estudante aprende sem perceber”, destaca Fernanda Fanganiello Cossa, professora de Inglês do Colégio Etapa Valinhos.

O ensino bilíngue ocorre, portanto, de forma integrada ao cotidiano da criança, seja por meio das disciplinas do seu currículo, da conversação ou de brincadeiras. Esse modelo não apenas facilita o desenvolvimento de fluência no inglês, mas também possui inúmeros benefícios para as crianças.

 

Quais são as vantagens do ensino bilíngue?

 

1) Conquista da fluência:

Um estudo científico realizado por pesquisadores da Brown University, dos Estados Unidos, e do Kings College, do Reino Unido, comprovou que as crianças têm mais facilidade para aprender um novo idioma do que adolescentes e adultos – principalmente entre os dois e os quatro anos de idade.

Isso porque, nessa fase, o cérebro é mais suscetível aos estímulos externos. Logo, se a criança é inserida em um ambiente bilíngue, as chances de se tornar fluente em ambas as línguas é maior. “Assim, quando chegar no Ensino Fundamental I, o estudante vai ter um vocabulário mais rico”, afirma Feijó.

A criança eleva sua capacidade de ler, escrever, falar, compreender e interpretar no segundo idioma, além de treinar desde cedo a pronúncia adequada.

 

2) Desenvolvimento cerebral:

“Aprender um segundo idioma desde a infância estimula o cérebro, que nesta fase se encontra livre para fazer associações, conexões e ligações”, destaca Santos. Com isso, a criança desenvolve a habilidade de absorver conteúdos e as suas funções cognitivas são estimuladas, incluindo o poder de concentração, o raciocínio e a memória.

Como resultado disso, o seu rendimento escolar é favorecido. Ou seja, a educação bilíngue contribui não só para o aprendizado de uma segunda língua, mas também para o de todas as outras matérias – o que aumenta as chances de bons resultados ao longo da vida acadêmica.

O ensino de um segundo idioma também contribui para a saúde mental. Segundo um estudo publicado no periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences, indivíduos bilíngues possuem melhor conectividade entre as áreas-chave do cérebro, o que retarda o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas no futuro, como o Alzheimer

 

3) Socialização:

O ensino bilíngue ainda promove a socialização entre as crianças, que são convidadas a interagir com o professor e os colegas durante as aulas, a fim de desenvolver a capacidade de conversação. Essa interação é ainda maior quando os estudantes aprendem inglês brincando, ou seja, quando o ensino é passado de forma interativa e lúdica. Isso diminui as chances de timidez infantil.

As crianças fazem novas amizades, reforçam laços com amigos que já possuem e aprendem a trabalhar em equipe.

 

4) Criação de conexões com o mundo:

Em uma escola bilíngue, a criança tem a oportunidade de conhecer outras culturas. Isso porque as aulas do segundo idioma trabalham aspectos culturais do segundo idioma, como datas comemorativas, costumes e características sociais de países nos quais essa é a língua oficial.

O contato e a inserção em outro universo cultural possuem inúmeras vantagens, como enriquecimento do conhecimento, ampliação da visão de mundo, estímulo à criatividade e o desenvolvimento do respeito à diversidade.

 

5) Melhores oportunidades acadêmicas e profissionais:

O inglês, por exemplo, é considerado uma língua universal. Por isso, ter proficiência nesse idioma deixou de ser um diferencial, tornando-se um pré-requisito em situações acadêmicas e profissionais.

Além disso, em muitas universidades renomadas do exterior as aulas são ministradas em inglês, para atrair cada vez mais estudantes internacionais. Logo, ter proficiência no idioma contribui para que a criança tenha mais oportunidades no futuro.

 

Como vimos, o ensino bilíngue possui inúmeros benefícios para o desenvolvimento infantil e o futuro da criança. Se você se interessou por esse modelo educacional, deve estar atento a algumas questões.

Os pais devem conversar com a direção ou o setor pedagógico da escola para entender como a educação bilíngue é aplicada. “Eles devem procurar uma escola que trabalhe o processo de aprendizado de forma natural, criativa e lúdica. A criança tem que se sentir inserida no idioma, aprender de forma interativa”, destaca Santos.

Conversar com outros pais também é uma forma interessante de avaliar os benefícios do ensino bilíngue aplicado na escola.

 

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais para que os seus amigos também tenham acesso a essas informações valiosas.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

 

5 dicas de como fazer seu filho gostar de ler
As 10 melhores técnicas de estudo para mandar bem na escola
Posts relacionados
A importância da educação financeira desde a infância
A importância da educação financeira desde a infância
Ensino em espiral: saiba o que é e como funciona
Ensino em espiral: saiba o que é e como funciona
As 10 melhores técnicas de estudo para mandar bem na escola
As 10 melhores técnicas de estudo para mandar bem na escola

Inscreva-se no blog

Inscreva-se no blog