Filtrar por Categoria
Filtrar por categoria

Como o seu filho pode aprender inglês brincando

aprender ingles brincando 2

A proficiência na língua inglesa se tornou essencial para a vida acadêmica, profissional e pessoal. As mais renomadas universidades do exterior ministram aulas em inglês, mesmo que esse não seja o idioma oficial do país. Além disso, a língua inglesa também é cobrada nos principais vestibulares brasileiros e é um pré-requisito no mercado de trabalho.

O domínio do idioma ainda oferece oportunidades de crescimento pessoal, pois permite trocas culturais entre indivíduos de países diferentes e facilita o acesso à cultura, desenvolvendo a capacidade de ler e ouvir em inglês: jornais, livros acadêmicos, filmes etc.

Por isso, quanto antes a proficiência no idioma for adquirida, melhor. Segundo pesquisa publicada na revista científica The Journal of Neuroscience, crianças que têm contato com um novo idioma até os 4 anos de idade têm maior probabilidade de se tornarem fluentes em uma segunda língua. Mas como ensinar outro idioma para os pequenos?

As brincadeiras, por exemplo, são uma excelente forma de atrair a atenção da criança e estimular o seu interesse pelo que é ensinado. Ficou interessado? Então descubra a importância do ensino de uma segunda língua para as crianças e como o seu filho pode aprender inglês brincando.

 

Quais são os benefícios de aprender inglês na infância?

Os primeiros anos de vida são o período em que o desenvolvimento cerebral ocorre de forma mais ativa, visto que é nessa fase que mais conexões neurológicas ocorrem. Quanto mais estímulos houver durante a infância, maiores são as chances de a criança se desenvolver melhor intelectual, cognitiva, física, emocional e socialmente. Isso inclui o aperfeiçoamento da linguagem.

Quando o inglês é ensinado no período da alfabetização, a criança assimila o idioma da mesma forma que ocorre com a sua língua nativa. Logo, essa prática torna-se natural, o que contribui para a fluência.

O aprendizado do inglês na infância ainda possui outros benefícios, inclusive para o próprio desenvolvimento infantil. O ensino de uma segunda língua estimula as funções cognitivas da criança, como a memória e o raciocínio, o que favorece o seu rendimento escolar.

“Aprender um segundo idioma na infância também ajuda muito na concentração. As crianças menores têm dificuldade de se concentrar por muito tempo. Então, dependendo do ambiente em que esses alunos estão contextualizados e da maneira que o professor trabalha em sala de aula, é possível desenvolver o poder de concentração da criança”, destaca Fernanda Fanganiello Cossa, professora de Inglês do Colégio Etapa Valinhos.

Incluir o ensino da língua inglesa na infância promove ainda estímulos físicos, por meio de canções acompanhadas de coreografias que possuam comandos em inglês, por exemplo.

“Quando aprendemos uma nova língua, também somos inseridos em uma nova cultura. Durante os jogos e as brincadeiras que envolvem datas comemorativas, textos culturais e a interação com os colegas e o professor, é possível desenvolver a socialização do aluno”, afirma Cossa.

 

Como o seu filho pode aprender inglês brincando?

Jogos e brincadeiras são uma importante ferramenta de aprendizagem para as crianças. Por meio dessas atividades, os alunos expressam a imaginação e desenvolvem o raciocínio, a concentração, a criatividade e a socialização

“Aulas mais interativas consolidam o aprendizado. A criança aprende sem perceber. Por exemplo, quando o professor faz uma brincadeira em que revisita vocabulário ou utiliza uma música na qual são trabalhados os movimentos e as propriedades da fala, ele consegue fazer o estudante assimilar o conteúdo de forma espontânea”, explica a professora de Inglês do Etapa.

Portanto, aprender inglês brincando é uma forma leve, divertida e eficaz para as crianças. Confira agora algumas atividades lúdicas que ajudam no aprendizado do segundo idioma.

 

1) Músicas e cantigas:

Músicas de ação e cantigas infantis são recursos que ajudam o professor a revisitar conteúdos e ensinar novas palavras do segundo idioma para as crianças. Por meio das canções é possível trabalhar associações de movimentos com o vocabulário e as repetições.

 

2) Contação de histórias:

A leitura é um hábito que deve ser estimulado desde a infância, visto que possui inúmeros benefícios para o desenvolvimento e a aprendizagem infantil. Por isso, a contação de histórias infantis durante as aulas de inglês é uma forma de promover o aprendizado da nova língua de forma natural.

 

3) Jogos com apelos visuais:

Diferentes jogos podem ser utilizados pelos professores com as crianças durante as aulas de inglês para estimular a concentração e promover a interação. “Alguns exemplos são os jogos de memória com apelo visual, pega vareta e peças de montar, que são ferramentas que chamam a atenção da criança e estimulam a sua participação”, explica a professora.

 

4) Brincadeiras com movimento:

Brincadeiras como mímica, batata quente, imitação e quente ou frio podem ser inseridas nas aulas de inglês dos pequenos por meio de associações dos movimentos com as propriedades da fala. “Como as crianças menores não têm a capacidade de concentração desenvolvida, é importante serem estimuladas a se movimentarem. Elas não vão aprender de forma expositiva e sentada, mas sim observando e experimentando”, explica Cossa.

 

5) Desenhos e pinturas:

Desenhar e pintar são atividades que fazem parte do universo infantil. Ao inserir essas atividades no ensino do inglês, o professor estimula o interesse do estudante pela língua por meio de associações com conteúdos novos ou que já foram apresentados, trabalhando o desenvolvimento de diferentes habilidades na criança.

 

Viu como o seu filho pode aprender inglês brincando? Essas atividades podem ser realizadas tanto na escola quanto dentro de casa, afinal de contas, os pais têm um papel fundamental no desenvolvimento infantil.

“A questão dos pais envolve estímulo, encantamento e modelação. Se a criança está aprendendo cores, pergunte qual é a cor dos alimentos que vocês estão comendo. Se o seu filho leva um livro em inglês para casa, faça a leitura com ele, permitindo que ele interaja. São exemplos simples e contextualizados, que estimulam a criança a ter mais curiosidade pelo idioma”, afirma Cossa.

Gostou dessas dicas? Então compartilhe nosso artigo em suas redes sociais para que outros pais descubram como o filho pode aprender inglês brincando. Nós, do Colégio Etapa, estamos no Facebook e no Instagram!

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

 

Qual é a importância da Arte na Educação Infantil?
Posts relacionados
Qual é a importância da Arte na Educação Infantil?
Qual é a importância da Arte na Educação Infantil?
Entenda os benefícios da educação em tempo integral
Entenda os benefícios da educação em tempo integral
Como escolher a escola para seu filho: 5 fatores para avaliar
Como escolher a escola para seu filho: 5 fatores para avaliar

Inscreva-se no blog

Inscreva-se no blog