Filtrar por Categoria
Filtrar por categoria

Entenda os benefícios da educação em tempo integral

educação em tempo integral

A educação em tempo integral no Ensino Infantil e Fundamental I é uma forma eficiente de desenvolver globalmente a criança. Nesse modelo, o aprendizado não se limita apenas à matriz curricular e ao ambiente de sala de aula. Inclui também outras experiências enriquecedoras, que contribuem para que a formação pessoal e acadêmica seja a mais abrangente possível.

Desse modo, além de se preocupar com o domínio intelectual, a escola também deve oferecer e incentivar exercícios que possibilitem o desenvolvimento físico, cultural e socioemocional dos estudantes — como a prática de esportes, o aprendizado de línguas estrangeiras e a capacitação para enfrentar desafios lógico-matemáticos e desenvolver uma conscientização ambiental e corporal.

Que tal se aprofundar nesse assunto tão importante para o futuro do seu filho? Neste post, confira quais são os cinco principais benefícios do ensino em tempo integral!

 

Quais são os benefícios da educação em tempo integral?

O ensino integral vai muito além de otimizar as horas disponíveis dos estudantes, ampliando o tempo que passam na escola. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a educação integral visa à formação e ao desenvolvimento global do corpo discente durante a Educação Básica.

Esse projeto pedagógico busca atender a demanda da comunidade escolar e integra as diferentes áreas do conhecimento, com propostas interdisciplinares e temas contemporâneos. O objetivo é promover pontes entre o aprendizado e o cotidiano.

Para que seja possível saber mais sobre os benefícios da educação em tempo integral, destacaremos as cinco principais vantagens para quem tem a oportunidade de estudar nesse modelo — que vão desde o incentivo ao lazer e à cultura até o aumento do rendimento em sala de aula. Confira!

 

Interação com outras crianças

É comum que alguns estudantes tenham mais dificuldade em socializar-se no ambiente escolar, o que pode gerar alguns distúrbios psicossociais, como a timidez infantil, por exemplo. Com a educação integral, a escola trabalha o acolhimento, o reconhecimento e o desenvolvimento das crianças por meio de um conjunto de competências cognitivas e socioemocionais – que são a base da BNCC.

Em turmas de período integral, os estudantes passam mais tempo em contato com outras crianças, garantindo maior troca de informações e aprendizado. Assim, eles fortalecem suas relações de amizade e aprendem a conviver com as diferenças, o que é fundamental para o desenvolvimento da empatia, da capacidade de comunicação e do respeito.

 

Atividades extracurriculares

Com o ensino em tempo integral, a criança tem acesso a uma maior variedade de atividades, o que inclui as extracurriculares, que garantem uma formação mais completa. Isso porque essas atividades complementam o conhecimento, aperfeiçoam habilidades e ainda motivam os estudantes.

O desenvolvimento da criança passa a ser voltado não apenas para o intelectual, mas também para a evolução física, cultural, social e emocional. No infográfico abaixo, você pode saber mais sobre a importância das atividades extracurriculares e os seus principais benefícios. Confira!

 

Educação em tempo integral: saiba mais sobre a importância das atividades extracurriculares

 

Olimpíadas culturais, aprendizado de outros idiomas, aulas de teatro, música, dança, clube de debate e até mesmo visitas culturais e acampamentos de integração — todas essas atividades contribuem diretamente para o desenvolvimento intelectual do estudante e para a formação de cidadãos mais conscientes e críticos.

 

Aumento do rendimento escolar

A educação em tempo integral faz com que o estudante estabeleça uma relação mais próxima com os professores, colegas e demais profissionais. Desse modo, ele terá um período maior para receber auxílio, podendo sanar suas dúvidas e trabalhar suas dificuldades no próprio ambiente escolar, desonerando os pais desses compromissos.

Com o planejamento da rotina, a organização para o estudo e a concentração de todas as atividades num só local, a criança tem a possibilidade de participar de diversas experiências enriquecedoras com praticidade e segurança. Consequentemente, a tendência é que haja uma melhora do rendimento do estudante dentro da sala de aula, além do desenvolvimento da autonomia e do autoconhecimento.

 

Incentivo à prática de esportes

O sedentarismo infantil é um problema que se agrava a cada ano, pois o uso da tecnologia vem transformando radicalmente o modo de vida das pessoas e, por isso, tornou-se uma grande preocupação dos pais. Sendo assim, a prática de esportes e de outras atividades físicas deve ser considerada para uma vida mais natural e saudável.

No ensino integral, o estudante é estimulado a participar de atividades esportivas extracurriculares e pode experimentar diferentes modalidades para descobrir do que mais gosta.

Vale destacar que a prática de atividades físicas desde a infância não traz apenas benefícios para a saúde, mas contribui também para a qualidade de vida como um todo, pois promove desenvolvimento físico, mental, emocional e social. Além disso, o esporte é uma ótima forma de estimular o trabalho em equipe e criar um senso de responsabilidade coletiva entre os estudantes.

 

Promoção do lazer e da cultura

Com atividades voltadas para o lazer e para a cultura, a criança também amplia o seu conhecimento de outras maneiras. Um filme, uma peça de teatro e uma leitura dramatizada podem ser um excelente complemento para as aulas curriculares.

Como resultado, o estudante tem mais oportunidades de interação com os professores e outros colegas, além de poder vivenciar novas experiências, adquirindo novos conhecimentos e habilidades.

“Diversos estudos na área de educação comprovam que o modelo de escola em período integral apresenta impactos positivos sobre o aprendizado das crianças, além de ser uma alternativa segura e prática para as famílias”, afirma a diretora do Etapa Valinhos, Cynthia Passoni.

Agora que você já sabe como a educação em tempo integral pode ser importante para o desenvolvimento pessoal e acadêmico do seu filho, compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude mais pessoas a conhecerem os benefícios e as vantagens dessa modalidade de ensino!

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

 

 

 

 

 

 

Como escolher a escola para seu filho: 5 fatores para avaliar
Qual é a importância da Arte na Educação Infantil?
Posts relacionados
Qual é a importância da Arte na Educação Infantil?
Qual é a importância da Arte na Educação Infantil?
Como escolher a escola para seu filho: 5 fatores para avaliar
Como escolher a escola para seu filho: 5 fatores para avaliar

Inscreva-se no blog

Inscreva-se no blog