Filtrar por Categoria
Filtrar por categoria

Qual é a importância da Arte na Educação Infantil?

Arte na Educacao Infantil 2-1

A Arte na Educação Infantil é uma importante ferramenta da educação, pois estimula o desenvolvimento das crianças. Afinal, por meio da arte, é possível aprender, adquirir novas habilidades e enxergar diferentes perspectivas e sensações a respeito de um mesmo ponto, por exemplo.

Pensando nisso, é interessante utilizar diversos tipos de materiais em sala de aula, a fim de explorar e estimular a criatividade das crianças. Essas atividades lúdicas são essenciais para que elas aprendam a se expressar diante do mundo, valorizar e se beneficiar das diversas manifestações artísticas e culturais.

Ficou curioso sobre o assunto? Então, continue a leitura e saiba qual é a importância da Arte na Educação Infantil. Acompanhe!

 

Por que as artes plásticas são tão importantes?

A necessidade do homem se manifestar artisticamente remonta à pré-história. Desde muito tempo, os seres humanos utilizam o desenho para se comunicar, expressar a sua visão de mundo e transmitir conhecimento. Porém, com a evolução das ferramentas e o desenvolvimento da escrita, a Arte passou a representar a estética, por meio da expressão artística.

As linguagens artísticas – auxiliam no desenvolvimento de habilidades artísticas nas crianças, portanto, são importantes para a reflexão, a apreciação e a produção durante o aprendizado.

A partir desse conhecimento, os estudantes desse ciclo desenvolvem integralmente os aspectos intelectuais, emocionais, sociais, perceptivos, físicos, estéticos e criativos. Sendo assim, o ensino de Arte é um instrumento pedagógico importante para a compreensão de si mesmo, da realidade, dos próprios sentimentos e das emoções.

Sem dúvidas, a infância é uma das fases mais importantes da vida de uma pessoa, pois é nesse momento que se constrói a base para todos os outros aprendizados. Por isso, os professores e a família devem estimular o lado artístico das crianças, colaborando para o desenvolvimento de habilidades que contribuirão para a criatividade, cidadania, autonomia e pensamento crítico.

 

Conheça os principais motivos para trabalhar a Arte na Educação Infantil

As linguagens artísticas podem, muitas vezes, passar despercebidas e não receberem o devido valor da comunidade escolar como um todo. Entretanto, elas são uma das responsáveis por iniciar a formação cultural e a construção de habilidades sensitivas e emotivas nas crianças, no que envolve o campo de experiência com traços, sons, cores e formas, previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Além disso, a arte também colabora fornecendo conhecimentos necessários para a vida em sociedade, pois capacita os indivíduos a enxergarem, de forma crítica, as situações e os elementos que o cercam. 

Por meio de atividades artísticas, as crianças participam da concepção de uma ideia, materializando suas interpretações sobre o que foi aprendido, o que ajuda no desenvolvimento do pensamento e na compreensão das diferenças.

Conheça, a seguir, os principais motivos que comprovam a importância da Arte na Educação Infantil.

 

Expressar as emoções

A expressão das emoções é uma parte inerente para a melhoria da vida social, principalmente na infância — que é a fase na qual o ser humano começa a tomar conhecimento de suas próprias atitudes. Dessa forma, à medida que as crianças compreendem o funcionamento do mundo à sua volta, tornam-se capazes de vivenciar e interpretar o que sentem por meio do desenho e da pintura, por exemplo. Além disso, as expressões e o autocontrole podem ser melhor desenvolvidos por meio da música, da dança e do teatro, por exemplo. 

Arte na Educação Infantil

 

Desenvolver a criatividade

Os professores devem contribuir para aflorar cada vez mais o senso criativo das crianças e a Arte aguça esse processo de aprendizagem. Afinal, é possível utilizar a imaginação e visualizar o mundo ao redor por meio do desenvolvimento intelectual e crítico. Sem contar que, trabalhando o processo de criação, as crianças demonstram a sua capacidade e o seu talento inato para captar a realidade de maneira natural.

IMG_9623

 

Estimular a escrita

Antes de escrever, as crianças rabiscam suas impressões sobre o mundo e sobre as pessoas ao redor. Nesse sentido, usando lápis de cor, giz de cera, tintas, pincéis, entre outros materiais para desenhar, são estimulados os movimentos e a coordenação motora que, mais tarde, auxiliarão na alfabetização.

 

Aguçar a percepção dos sentidos

Ao entender a importância da expressão artística, os professores devem promover, também, atividades lúdicas para aguçar a sensibilidade da criança, de forma que ela aprenda a explorar os próprios sentidos. Ao escutarem uma música, os alunos podem aprender a identificar os instrumentos presentes na melodia e ampliar o seu repertório, por exemplo.

IMG_5643

 

Reconhecer a si e aos outros

Um dos pontos mais benéficos para a aprendizagem é o reconhecimento de si mesmo e dos outros. Por meio de algumas atividades artísticas, os professores podem perceber se as informações externas estão sendo absorvidas pelas crianças e se elas conseguem interpretar os comandos que recebem fomentando uma atitude independente e socializadora.

 

Ampliar o autoconhecimento

Por meio da dança, da música e do teatro, é possível ampliar o autoconhecimento. Afinal, essas atividades são capazes de fazer com que crianças explorem o próprio corpo, descobrindo suas habilidades e limitações, melhorando a expressão e aprendendo a controlar a linguagem corporal. Além disso, é por meio dessas formas de expressão artística que as crianças manifestam sentimentos e pensamentos que ainda não conseguem verbalizar. 

MultiExpoValinhos_10334

 

Desenvolver o pensamento crítico em relação à realidade

É possível desenvolver o pensamento crítico e fomentar a reflexão nas crianças, no momento em que os professores as engajam para observar alguma obra de arte e, em seguida, pedem que elas compartilhem suas percepções e sensações. Assim, o aluno desenvolve a capacidade de questionar, compreender, criticar e respeitar as diferentes visões de um mesmo ponto.

PAULOPEDRONetapamanhainterativa-181

 

Como visto, a Arte na Educação Infantil é a principal responsável por auxiliar o desenvolvimento da expressão corporal e emocional das crianças. Dessa forma, os professores podem usar diversos meios pedagógicos para aprimorar ainda mais as habilidades e capacidades artísticas, fazendo com que os alunos consigam desenvolver a percepção sobre o mundo e sobre a vida em sociedade.

“A Arte abre janelas capazes de construir e despertar um aprendizado importante no desenvolvimento intelectual e criativo das crianças. Por isso, vamos fazer e refletir sobre essas linguagens”, afirma a professora de Artes do Ensino Fundamental I do Colégio Etapa, Fernanda Gusen.

Gostou do nosso conteúdo? Então, compartilhe o artigo em suas redes sociais para que os seus amigos também tenham acesso a essas valiosas informações. Até a próxima!

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

 

 

 

 

 

Entenda os benefícios da educação em tempo integral
Como o seu filho pode aprender inglês brincando
Posts relacionados
As 10 melhores técnicas de estudo para mandar bem na escola
As 10 melhores técnicas de estudo para mandar bem na escola
Ensino bilíngue: entenda como funciona e quais as vantagens
Ensino bilíngue: entenda como funciona e quais as vantagens
5 dicas de como fazer seu filho gostar de ler
5 dicas de como fazer seu filho gostar de ler

Inscreva-se no blog

Inscreva-se no blog