Filtrar por Categoria
Filtrar por categoria

5 dicas de como fazer seu filho gostar de ler

como fazer seu filho gostar de ler

Incentivar o hábito da leitura desde a infância é fundamental para o desenvolvimento social, intelectual, emocional e cognitivo da criança. Mas, fazer o filho gostar de ler pode ser um desafio para muitos pais.

Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro, 44% dos brasileiros não são leitores. Os principais motivos apontados para a falta de leitura são falta de tempo ou porque não gostam de ler.

“Se os pais não têm esse hábito, a criança também não vai ter. Os filhos precisam ter contato com os pais lendo, ouvindo música, cantando, porque é assim que nascem os elos”, afirma Célia Passoni, coordenadora de Português do Grupo Etapa.

 

Qual é a importância da leitura para as crianças?

Estimular o interesse dos filhos pelos livros possui inúmeros benefícios. A leitura aprimora habilidades cognitivas, incentiva a criatividade, amplia o vocabulário, estimula o raciocínio, desenvolve a concentração e a memória, além de contribuir para a formação cidadã e o autoconhecimento da criança.

Além das vantagens individuais, o hábito de ler fortalece a conexão entre pais e filhos, como explica a professora Célia. “O pai precisa ter a consciência de que, ao ler para o filho, eles estão tendo um encontro. É uma forma de contato, de criação de elo. É um encontro fora da televisão, do videogame e do celular”, afirma Passoni.

De fato, as tecnologias afetam cada vez mais as relações familiares. Segundo pesquisa da revista norte-americana Highlights, 62% das crianças acham que recebem pouca atenção dos pais. Para 51%, os principais responsáveis por esse distanciamento são os celulares, a televisão e os tablets.

Simone Motta, coordenadora de Português do Colégio Etapa, afirma que é fundamental os pais aproveitarem melhor o tempo com os filhos. “Esse tempo que os pais têm com os filhos em casa é cada vez mais raro. É fundamental usar esse período para criar um vínculo. Leia junto, ajude seu filho a escolher um livro, conte histórias e converse com ele. Isso os manterá próximos!”

Fazer o filho gostar de ler pode ser um desafio para muitos pais.

Se você deseja que o seu filho ame os livros e colha os benefícios desse hábito, esse conteúdo foi feito para você! Confira cinco dicas de como fazer as crianças gostarem de ler.

 

Como fazer seu filho gostar de ler?

1) Leia para a criança:

A leitura deve ser introduzida naturalmente na rotina da criança. E quanto antes, melhor. “É uma atividade que deve começar na infância, mesmo antes de a criança ser alfabetizada”, afirma Passoni.

Para os menores, a dica é começar com leituras de histórias e cantigas na hora de dormir. Com o passar do tempo, você pode inserir outros tipos de leitura, como as poesias, que são fáceis de serem decoradas. “Mesmo sem estar alfabetizada, a criança já sabe o que está escrito e repetirá do seu jeito. Isso desenvolve a imaginação, além de ser uma forma de condução para a alfabetização”, explica Passoni.

Posteriormente, após ser alfabetizada, a criança pode passar a fazer as próprias leituras e até ler para os pais. Isso contribui tanto para a formação do ambiente familiar quanto para o desenvolvimento da criança.

 

2) Seja exemplo:

A melhor forma de incentivar a leitura é ser um modelo para o seu filho, como explica a professora Simone Motta. “A criança nem precisa saber ler, mas ao ver o pai ou a mãe com um livro, a tendência é imitá-los”, diz.

Quando os pais têm o hábito de ler, os filhos entendem que aquilo faz parte do dia a dia e, por isso, acabam desenvolvendo o gosto pela leitura. Quando não encontram esse exemplo dentro de casa, enfrentam dificuldades na escola. “Os alunos que têm pais que leem não reclamam quando é preciso ler em sala de aula, por exemplo”, afirma Motta.

Aliás, a falta de um exemplo dentro de casa interfere em toda a vida escolar. “Como os vestibulares possuem leituras obrigatórias, os estudantes que não têm o hábito da leitura precisam fazer um esforço muito grande para ler as obras exigidas nas provas”, explica a professora Célia Passoni.

Portanto, cultive o gosto pelos livros para que o seu filho faça o mesmo. Como a leitura é importante em todas as fases da vida, as crianças não serão as únicas beneficiadas.

 

Com hábitos simples, é possível fazer seu filho gostar de ler.

 

3) Dê livros de presente para o seu filho:

Para o seu filho gostar de ler, os livros precisam estar presentes no dia a dia dele. Presenteá-lo com obras que sejam adequadas à sua idade e que atendam às suas necessidades é uma dica que serve para todas as fases.

Para os bebês de até dois anos de idade, os livros de pano ou de plástico, com texturas, ilustrações ou fantoches são a melhor opção para atrair a atenção. Isso porque, nessa fase, as crianças estão em fase de descoberta.

Já para crianças entre três e quatro anos de idade, são indicadas histórias curtas e que estejam em sintonia com a rotina delas. O objetivo é incentivá-las a interagir com a obra, fazendo perguntas e recontando os enredos. A partir dos cinco anos de idade, a criança passa a ser alfabetizada e, por isso, deve assumir a leitura. Mas isso não significa que os pais não devam mais participar desse momento, como será explicado na próxima dica.

 

4) Participe e promova debates literários:

Leve seu filho a uma biblioteca ou livraria e ajude-o a escolher um livro. Mas atenção: os pais não devem decidir pelas crianças, mas contribuir para que a escolha esteja adequada à sua faixa etária, suas preferências e necessidades.

Outra dica são as rodas e oficinas de leitura, que promovem interações sociais e aumentam o interesse das crianças pelos livros. Você pode encontrar essa atividade na escola do seu filho e em espaços culturais, por exemplo.

Criar espaços de leitura em casa ou ter uma biblioteca própria também é uma alternativa interessante. Por último, proponha um momento em família para debates sobre as leituras de cada um. Conversar com as crianças sobre os livros que ambos leram contribui para o envolvimento familiar e o desenvolvimento infantil.

 

5) Confira se a escola incentiva a leitura:

O ambiente escolar também contribui para o desenvolvimento do hábito e do gosto pela leitura. “O professor tem um poder de encantamento sobre o estudante, podendo indicar o livro mais adequado para cada fase da vida escolar”, diz Célia Passoni.

Avalie se a escola possui uma biblioteca e incentiva a leitura não só de obras obrigatórias para as aulas, mas também através de atividades extracurriculares, como clubes de leitura.

 

Gostaram dessas dicas? Com hábitos simples, é possível fazer seu filho gostar de ler. Ajude outros pais compartilhando esse conteúdo nas redes sociais. O Colégio Etapa está no Facebook e no Instagram!

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Como o seu filho pode aprender inglês brincando
Ensino bilíngue: entenda como funciona e quais as vantagens
Posts relacionados
A importância da educação financeira desde a infância
A importância da educação financeira desde a infância
Ensino em espiral: saiba o que é e como funciona
Ensino em espiral: saiba o que é e como funciona
As 10 melhores técnicas de estudo para mandar bem na escola
As 10 melhores técnicas de estudo para mandar bem na escola

Inscreva-se no blog

Inscreva-se no blog