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Ensino em espiral: saiba o que é e como funciona

Estudos sobre o ensino em espiral demonstram que é possível ensinar qualquer conteúdo para qualquer estudante, independentemente do seu estágio de desenvolvimento.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sugere que os conteúdos trabalhados durante a Educação Básica possuam uma progressão espiralada. Mas você sabe o que isso significa?

A espiral do aprendizado é uma estratégia pedagógica que propõe que um assunto seja revisitado pelo estudante ao longo da sua vida escolar, trabalhando com diferentes níveis de complexidade e, consequentemente, estimulando o aprofundamento dos conhecimentos.

Quer saber mais? Então continue a leitura para entender melhor o que é, como funciona e quais são as vantagens do ensino em espiral.

 

O que é a espiral do aprendizado?

A BNCC define o conjunto de assuntos, competências e habilidades que devem ser trabalhados durante a fase escolar. Contudo, o documento não determina como as instituições de ensino básico devem promover esses aprendizados. As escolas possuem liberdade para escolher a estratégia pedagógica que vão utilizar, ou seja, como os conteúdos, competências e habilidades serão trabalhados no dia a dia dos estudantes.

Existem inúmeras opções de metodologias educacionais que podem ser utilizadas. A mais tradicional é a que aborda os assuntos de forma compartimentada. “Basicamente, o professor trabalha um conteúdo do começo ao fim e, depois, passa para outro, sem estabelecer obrigatoriamente uma conexão entre eles. Hoje em dia, porém, há evidências de que o ser humano aprende melhor quando o conhecimento é integrado, possibilitando ao estudante uma visão global sobre cada tópico”, afirma Edmilson Motta, coordenador Geral do Colégio Etapa.

Nesse sentido, o Sistema Etapa optou por aplicar o ensino em espiral desde a fundação do Grupo há 50 anos. “Estudos do campo da Neurociência já comprovaram que o cérebro humano conquista um nível maior de aprofundamento e de fixação quando os assuntos são apresentados em diferentes momentos, com abordagens e visões distintas. E a espiral do conhecimento faz justamente isso: aplica essa estratégia no dia a dia da escola”, destaca Motta. Apesar disso, o currículo espiralado só se popularizou no Brasil na última década.

Um exemplo de estudo sobre essa metodologia é a tese do psicólogo americano Jerome Bruner, proposta a partir dos anos 1960. Segundo o doutor em Psicologia pela Harvard University, os conteúdos precisam ser percebidos de forma completa pelos estudantes, considerando seus problemas, suas relações e as lacunas que precisam ser preenchidas. Só assim, nas palavras dele, o ensino pode ser considerado significante e relevante.

 

Como funciona o ensino em espiral?

Estudos sobre a espiral do aprendizado demonstram que é possível ensinar qualquer conteúdo para qualquer estudante, independentemente do estágio de desenvolvimento em que ele se encontra. Mas como isso é possível?

Basicamente, a escola precisa levar em consideração as diversas etapas de formação intelectual de cada indivíduo. “Quando o professor aborda um tema mais avançado, os estudantes precisam ter um conhecimento prévio para conseguir acompanhar a aula. Portanto, é fundamental considerar os desdobramentos sobre aquele assunto que já foram trabalhados anteriormente para adicionar uma nova camada de conhecimento”, afirma Edmilson Motta, coordenador Geral do Colégio Etapa.

Consequentemente, a revisão e a revisitação de conteúdos são uma parte essencial do currículo espiralado, pois é por meio delas que as diferentes “camadas de conhecimento” são apresentadas aos estudantes. “Um assunto nunca é trabalhado uma única vez, mas volta a ser abordado em outros semestres ou anos, e de forma cada vez mais aprofundada”, explica Motta.

Ademais, essa estratégia pedagógica também permite que os estudantes tenham acesso a diferentes perspectivas sobre um mesmo conteúdo. “A espiral do aprendizado possibilita que uma temática seja apresentada por diferentes professores, com visões e enfoques distintos. Portanto, um assunto pode ser abordado de forma interdisciplinar em diferentes matérias”, pontua Motta.

“Um exemplo disso é o estudo sobre o planeta Terra, que pode ser trabalhado com naturalidade em Física e em Geografia. Já a Ecologia é um tema que pode ser abordado nas aulas de Biologia e de Geografia”, complementa o coordenador.

 

Quais são as vantagens da aprendizagem em espiral?

Um dos principais benefícios da programação espiralada é o fato de ser uma metodologia ativa de aprendizagem, já que permite a participação do estudante durante o ensino, despertando a sua curiosidade e estimulando tanto a criança quanto o jovem a explorar diferentes alternativas.

“Essa estratégia pedagógica também possibilita apresentar um tema com mais profundidade, pois esse método inclui um tempo de maturação, permitindo que a fixação dos conteúdos seja naturalmente maior. Aprende-se mais em todo o sentido, tanto no que diz respeito à amplitude do conhecimento quanto ao nível de complexidade”, afirma Edmilson Motta.

Desse modo, os estudantes ampliam os seus conhecimentos de forma mais profunda e completa. Mais do que "passar a matéria", há uma preocupação com a consolidação do conhecimento e a formação global dos estudantes, criando uma espiral crescente do aprendizado.

Além de favorecer o aumento do desempenho escolar, essa estratégia pedagógica também contribui para que os estudantes criem o hábito de estudar, já que são incentivados a identificarem problemas, elaborarem perguntas, formularem explicações e construírem novos significados. E a combinação dessas ações faz parte de algumas das técnicas de estudo mais indicadas para as crianças e os adolescentes.

 

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