A divisão do currículo escolar em diversas disciplinas – como Biologia, Física e Química – facilita a transmissão e a compreensão dos conteúdos, uma vez que cada campo tem as suas especificidades.
Por outro lado, um mesmo tema pode ser abordado em aulas de matérias distintas, a partir de diferentes perspectivas – as quais estão ligadas, justamente, às particularidades de cada área de estudo.
Para tanto, é preciso que a escola promova uma abordagem multidisciplinar. Mas, afinal, você sabe o que é essa metodologia, como ela funciona e quais são as vantagens para a aprendizagem do seu filho?
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O que é abordagem multidisciplinar e como funciona essa metodologia?
Uma escola pode aplicar diferentes metodologias em seu sistema de ensino, como a interdisciplinaridade, a transdisciplinaridade e a multidisciplinaridade. Nos três casos, todas as disciplinas são trabalhadas dentro – e fora – da sala de aula. A diferença reside em como esse trabalho é realizado.
Na educação interdisciplinar, as matérias se complementam com o intuito de oferecer uma visão mais geral sobre um tema. Já no método transdisciplinar, as fronteiras entre as disciplinas são dissolvidas para promover um conhecimento unificado acerca de um assunto.
Na abordagem multidisciplinar, por sua vez, cada matéria apresenta uma perspectiva diferente sobre um determinado objeto de estudo. Nesse caso, o foco não é o conteúdo de uma disciplina interagir com os tópicos que são trabalhados por outra.
O Meio Ambiente, por exemplo, pode ser abordado em todas as aulas. Em cada uma delas, as crianças e os adolescentes desenvolvem um conhecimento específico sobre esse assunto e, consequentemente, um aprofundamento dos conteúdos de cada matéria.
“Já em uma aula de Ciências, é possível abordar a questão da densidade de diferentes plásticos a partir do ponto de vista da Biologia – como o que é um plástico e quais são as propriedades específicas desse material – ou da Química – tendo em vista os impactos ambientais que o acúmulo de plástico causa em ambientes aquáticos”, afirma Renê Rocha, professor de Biologia do Colégio Etapa Valinhos.
“Outro tema que ilustra bem como a multidisciplinaridade pode ser aplicada na escola é a crise de refugiados. Esse conceito permite problematizar o assunto pelo olhar de diversas matérias: questões econômicas em Matemática, aspectos relacionados à fronteira em Geografia e conflitos anteriores entre duas nações em História, por exemplo. Cada disciplina oferece uma perspectiva diferente para os estudantes”, destaca Luiz Carlos Dias, coordenador do Etapa Model United Nations (EMUN) do Colégio Etapa Vila Mariana.
Quais são as vantagens de trabalhar a abordagem multidisciplinar na escola?
A multidisciplinaridade pode agregar bastante à trajetória escolar dos estudantes, uma vez que permite o acesso a perspectivas diferentes sobre um mesmo objeto de estudo. Dessa forma, é possível ampliar e aprofundar os conhecimentos sobre o assunto em relação a cada disciplina, o que contribui para a melhora do rendimento acadêmico.
Além disso, a educação multidisciplinar pode contribuir para que os educandos tenham uma participação mais ativa nas aulas e nas atividades extraclasse – e, consequentemente, mais motivação para estudar. Isso porque essa metodologia não apenas fomenta habilidades técnicas, como também estimula o desenvolvimento de uma série de soft skills, como:
- Comunicação;
- Criatividade;
- Inteligência emocional;
- Liderança;
- Raciocínio lógico;
- Pensamento crítico;
- Trabalho em equipe;
- Visão de mundo.
Atividades extracurriculares na escola que promovem a multidisciplinaridade também fomentam o engajamento dos estudantes ao trabalhar conteúdos e temas que vão ao encontro dos interesses acadêmicos, pessoais e profissionais das crianças e dos adolescentes.
No CRIA, por exemplo, os alunos do Colégio Etapa podem desenvolver habilidades artísticas por meio de uma abordagem multidisciplinar. Isso porque, nesse projeto, os educandos podem escolher até três áreas, as quais incluem teatro, música, latim, fotografia, escrita, dança, audiovisual e artes visuais. Mas as interações não se resumem aos campos escolhidos: alunos de atividades diferentes conversam entre si para juntos produzirem um espetáculo.
Uma peça é encenada pelos alunos do teatro, mas a produção também conta com apresentações de música e de dança. Além disso, o cenário e o figurino são produzidos por aqueles que fazem o curso de Artes Visuais, enquanto os estudantes de latim podem inserir a língua na peça de forma estratégica. Há, ainda, a participação dos grupos de audiovisual, escrita e fotografia, que podem operar antes, durante e depois da representação teatral.
“Dessa forma, os alunos aprendem a trabalhar em equipe, procurando conviver com as diferenças, interagir da melhor forma possível e valorizar o papel de cada um. No futuro, essas qualidades serão determinantes para que a vida em sociedade seja mais harmônica e respeitosa”, explica Simone Motta, coordenadora do CRIA no Colégio Etapa Vila Mariana.
Como o Colégio Etapa trabalha a multidisciplinaridade?
Para promover uma abordagem multidisciplinar, a escola precisa ser plural, diversa e abrangente. No Colégio Etapa, os alunos têm acesso a uma ampla gama de aulas extraclasse, incluindo:
- Artes;
- Ciências;
- Empreendedorismo;
- Esportes;
- Humanidades;
- Idiomas;
- Música;
- Olimpíadas científicas.
As olimpíadas estudantis levam o conceito de multidisciplinaridade a outro nível, uma vez que os participantes precisam dominar não apenas os conteúdos regulares de uma disciplina, mas ter um conhecimento mais aprofundado – o que envolve entender o papel dessa matéria em diferentes áreas. Assim, os estudantes conseguirão compreender como tal área pode agregar na resolução de um problema.
O Colégio Etapa é a escola brasileira com o maior número de medalhas conquistadas em competições científicas nacionais e internacionais. Na base desse resultado estão a aplicação do ensino em espiral – metodologia cuja eficácia é corroborada por estudos neurocientíficos – e os treinamentos olímpicos com docentes reconhecidos no Brasil e no exterior.
Outro exemplo da eficiência de projeto multidisciplinar é o EMUN. Nessa atividade extracurricular, os alunos do Colégio Etapa assumem o papel de diplomatas para debaterem temas de relevância mundial nos moldes dos comitês da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Por meio dessa atividade extracurricular, nossa escola cria um ambiente facilitador para a aplicação da abordagem multidisciplinar, uma vez que, em suas aulas, os alunos são estimulados a discutirem um tema a partir de perspectivas diferentes. Assim, a nossa simulação da ONU proporciona a chance de os jovens utilizarem, na prática, os conhecimentos adquiridos por meio das disciplinas regulares e, ainda, de aprimorarem uma série de competências humanas, como argumentação, empatia e resiliência”, conclui Dias.
Quer saber mais? Então acesse o site do Colégio Etapa para conhecer melhor as atividades extracurriculares oferecidas em nossa escola e descobrir como elas podem colaborar para o processo de ensino-aprendizagem do seu filho.