Columbia University
Julia Alexsandra Galiza Soares, 17 anos, chegou ao Colégio Etapa em 2016, após conquistar uma bolsa de estudos para cursar o Ensino Médio. “Já no primeiro ano de Etapa, eu comecei a me preparar para as competições científicas e me interessei de imediato pelo conteúdo da área de Biológicas. Esses treinamentos e o contato com a bibliografia de outros países foram determinantes para que eu decidisse estudar no exterior”, diz a aluna, que foi aprovada no curso de Neurociências da Columbia University.
Além da satisfação de ter sido aprovada, Julia também foi convidada por Columbia para integrar o Kluge Scholar Program, grupo que reúne os estudantes mais talentosos da universidade. O currículo dela, produzido para o processo de application1, foi um dos que se destacaram-se entre os mais de 42 mil estudantes do mundo todo que se candidataram a uma vaga na Columbia University.
“A equipe do Setor Internacional me ajudou a construir um material atrativo para as universidades e me motivou nos momentos difíceis, em que eu precisei conciliar muitas atividades”, relembra Julia. “Além disso, criamos uma rede de apoio entre os próprios alunos, que nos ajudou a perseguir os nossos sonhos e fortaleceu a amizade”, conta.
Julia descreve-se como uma pessoa inquieta, que está sempre em busca de respostas para as questões do mundo. “A complexidade da Biologia e da Neurociência me fascina, então eu sempre participava dos plantões de dúvidas e das aulas especiais dessas disciplinas”, conta. A dedicação lhe rendeu uma medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Neurociências (2018), medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Biologia (2018) e medalha de bronze na Olimpíada Internacional de Biologia (2018).
Interessada em socializar com outros alunos e aliviar a tensão típica do último ano do Ensino Médio, Julia também participou dos Clubes de Debate, de Cinema e de Leitura; do Grupo Vocal, do Coral Etapa e do Basquete - que são algumas das 40 atividades extracurriculares que o Colégio Etapa oferece. Fora da escola, ela também praticava o yoga e o parkour, atividade em que o praticante é estimulado a superar obstáculos apenas com a força do corpo.
Enquanto aguarda o início das aulas em Columbia, no segundo semestre de 2019, Julia faz planos para o futuro. “Pretendo voltar ao Brasil para trabalhar em defesa da educação, pois foi por meio dela que eu consegui realizar os meus sonhos”, revela.
1Application: processo de seleção para as universidades internacionais.