Desde a sua fundação, em 1982, o Colégio Etapa tem conquistado importantes reconhecimentos em competições estudantis estaduais, nacionais e internacionais. Todos os anos, os nossos alunos marcam presença nos pódios olímpicos e reforçam a nossa tradição de ser o colégio brasileiro com o maior número de medalhas nesses torneios. Com isso, os resultados do Etapa inspiram as novas gerações de alunos que desejam ser MULTI olímpicos.
Para saber mais, confira os destaques de 2019:
COMPETIÇÕES ESTUDANTIS INTERNACIONAIS
Romanian Masters of Mathematics (RMM)
Bucareste, Romênia
Bernardo Peruzzo Trevizan e Pedro Lucas Lanaro Sponchiado conquistaram medalhas de bronze na 11ª edição da Romanian Masters of Mathematics. Formada por quatro integrantes, incluindo Bernardo e Pedro, a delegação brasileira ganhou três bronzes e uma menção honrosa.
Olimpíada Europeia de Física (EuPhO)
Riga, Letônia
Miguel Vieira Pereira conquistou medalha de bronze na terceira edição da Olimpíada Europeia de Física (EuPhO).
Além de Miguel, outros quatro estudantes brasileiros participaram da competição. Juntos, eles ganharam uma medalha de prata, três de bronze e uma menção honrosa.
International Young Physicists' Tournament (IYPT)
Varsóvia, Polônia
Eduardo Bardal Slikta e Vinícius Ventura Andreossi conquistaram medalha de prata na fase final do 32º Torneio Internacional de Jovens Físicos (IYPT). O Brasil encerrou a competição em 6º lugar no ranking geral, à frente de países como Canadá, Estados Unidos e Rússia.
Olimpíada Internacional de Física (IPhO)
Tel Aviv, Israel
Gabriel Guerra Trigo conquistou medalha de bronze na 50ª edição da Olimpíada Internacional de Física (IPhO). Formada por cinco alunos, a equipe brasileira conquistou duas medalhas de prata e três medalhas de bronze – esse foi o melhor resultado entre os países da América Latina.
Olimpíada Internacional de Matemática (IMO)
Bath, Reino Unido
Bernardo Peruzzo Trevizan e Pedro Lucas Lanaro Sponchiado conquistaram medalhas de bronze na 60ª edição da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO). Formada por seis alunos, a delegação brasileira conquistou duas medalhas de prata e quatro de bronze, encerrando a competição em 29° lugar no ranking geral.
Olimpíada Internacional de Biologia (IBO)
Szeged, Hungria
João Pedro Silva Torres conquistou medalha de bronze na 30ª edição da Olimpíada Internacional de Biologia (IBO). Formada por quatro estudantes, a equipe brasileira ganhou duas medalhas de bronze e uma menção honrosa. Ao todo, o evento contou com a participação de 285 estudantes de 78 países.
Olimpíada Internacional de Química (IChO)
Paris, França
Lucas Yutaka Kuroishi conquistou medalha de bronze na 51ª edição da Olimpíada Internacional de Química (IChO). Formada por quatro alunos, incluindo Lucas, a delegação brasileira ganhou duas medalhas de prata e duas de bronze.
Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA)
Keszthely, Hungria
Giovanna Girotto, Bruna Lopes e Lucas Shoji conquistaram uma medalha de bronze e duas menções honrosas, respectivamente, na 13ª edição da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA).
Formada por cinco integrantes – incluindo Giovanna, Bruna e Lucas –, a delegação brasileira conquistou três bronzes e duas menções honrosas.
Olimpíada de Matemática do Pacífico Asiático
Bernardo Peruzzo Trevizan, Marcelo Machado Lage e Olavo Paschoal Longo conquistaram uma medalha de prata e duas de bronze, respectivamente, na Olimpíada de Matemática do Pacífico Asiático (APMO).
No total, os dez estudantes brasileiros que participaram da competição conquistaram um ouro, duas pratas, quatro bronzes e três menções honrosas.
Competição Ibero-americana de Informática e Computação (CIIC)
Pedro Lucas Lanaro Sponchiado conquistou medalha de bronze na Competição Ibero-americana de Informática e Computação (CIIC), torneio que reúne estudantes da América Latina, Portugal e Espanha.
Para participar da competição, o aluno recebeu treinamento do professor Matthew C. Fontaine, especialista em torneios estudantis de Informática.
Olimpíada de Matemática do Cone Sul
Olavo Pascoal Longo, Gustavo Neves da Cruz e Marcelo Machado Lage conquistaram duas medalhas de ouro e uma de prata, respectivamente, na 30ª Olimpíada de Matemática do Cone Sul.
A equipe que representou o Brasil no torneio conquistou duas medalhas de ouro e duas de prata, ficando em 1º lugar no ranking geral, empatada com o Peru.
Olimpíada Ibero-americana de Biologia (OIAB)
Cochabamba, Bolívia
Thomas Haofu Yang conquistou medalha de prata na XIII Olimpíada Ibero-americana de Biologia (OIAB). Quatro estudantes, incluindo Thomas, representaram o Brasil na competição e conquistaram duas medalhas de prata e duas de bronze.
Olimpíada Ibero-americana de Química (OIAQ)
Porto, Portugal
Lucas Yutaka Kuroishi conquistou medalha de prata na XXIV Olimpíada Ibero-americana de Química (OIAQ). No total, a equipe que representou o Brasil no torneio conquistou duas medalhas de ouro e duas de prata.
Olimpíada de Maio
Alunos do Colégio Etapa conquistaram uma medalha de ouro, uma de prata, uma de bronze e duas menções honrosas na Olimpíada de Maio 2019. A competição estudantil foi realizada simultaneamente em 12 países da América Latina, além de Espanha e Portugal, no dia 11 de maio.
Olimpíada Ibero-americana de Matemática (OIM)
Bernardo Peruzzo Trevizan conquistou medalha de ouro na 34ª edição da Olimpíada Ibero-americana de Matemática (OIM). A equipe brasileira conquistou três medalhas de ouro e uma de prata, encerrando a competição em segundo lugar no ranking geral, com 129 pontos.
COMPETIÇÕES ESTUDANTIS NACIONAIS
Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM)
Vinte alunos do Colégio Etapa conquistaram três medalhas de ouro, duas de prata, oito de bronze e sete menções honrosas na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).
A competição contou com a participação de 1.500 estudantes de todo o Brasil e premiou 287 deles.
Olimpíada Brasileira de Física (OBF)
Os alunos do Colégio Etapa conquistaram dez medalhas de ouro, 15 de prata, 16 de bronze e 19 menções honrosas na Olimpíada Brasileira de Física (OBF), cujos resultados foram divulgados na primeira quinzena de janeiro. Juntos, os nossos alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio ganharam um terço das medalhas concedidas às escolas de todo o estado de São Paulo.
Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL)
Os alunos do Etapa conquistaram uma medalha de ouro, nove de prata, 23 de bronze e 12 menções honrosas na 8ª edição da Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL). No total, a competição contou com a participação de dois mil estudantes de todo o Brasil.
International Young Physicists' Tournament (IYPT-Brasil)
Quatro equipes do Colégio Etapa foram premiadas com três medalhas de prata e uma de bronze no IYPT Brasil. Além das medalhas, as equipes que terminaram o torneio como 3º e 5º colocados também puderam enviar um aluno cada uma para a fase internacional do IYPT, que ocorreu em julho.
Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB)
Os alunos do Etapa conquistaram 13 medalhas na XV Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB). No total, foram seis medalhas de ouro, uma de prata e seis de bronze. Em maio, os 16 primeiros colocados na OBB receberam as medalhas e participaram de uma capacitação final, cujos resultados determinaram os estudantes classificados para a fase internacional da competição.
Olimpíada Brasileira de Neurociências (Brazilian Brain Bee)
Maria Clara Pascaliccio Bertozzi conquistou medalha de bronze na VII Olimpíada Brasileira de Neurociências (OBN). Na competição, os participantes respondem diversas questões sobre morfologia, clínica e neurociências do nível básico ao avançado. Para figurar entre os melhores na classificação geral, os estudantes precisam garantir um bom desempenho em todas as fases do torneio.
Canguru de Matemática
Os alunos do Colégio Etapa receberam 630 medalhas, sendo 144 de ouro, 171 de prata, 167 de bronze e 148 menções honrosas durante a premiação do Canguru de Matemática. No total, 1.242 competidores das unidades de São Paulo e Valinhos participaram da competição, cuja prova foi aplicada em março.
Olimpíada Brasileira de Ciências (OBC)
Quatro alunos do Etapa conquistaram medalhas em um torneio nacional de Ciências. A Olimpíada Brasileira de Ciências (OBC) foi realizada em duas fases, nos meses de abril e junho.
Após o resultado, os medalhistas Ian Seo Takose, Lucas Takayasu, Vinícius Kenji Amano Tanaka e Guilherme Machado puderam participar do processo seletivo da Olimpíada Internacional Júnior de Ciências (IJSO), que ocorrerá em dezembro.
COMPETIÇÕES ESTUDANTIS REGIONAIS (SÃO PAULO)
Olimpíada Paulista de Física (OPF)
Após ganharem 51 medalhas na Olimpíada Paulista de Física (OPF), os alunos do Etapa superaram um recorde interno: este é o maior número de medalhas conquistadas desde que o Colégio começou a participar da competição em 2001.
Olimpíada de Neurociências de São Paulo (ONSP)
Maria Clara Pascaliccio Bertozzi conquistou medalha de ouro na ONSP, também conhecida como Brain Bee São Paulo. Maria Clara e os estudantes classificados em segundo e em terceiro lugar se classificaram para a Olimpíada Brasileira de Neurociências (OBN).
Olimpíada de Química de São Paulo (OQSP)
O Colégio Etapa foi destaque na Olimpíada de Química de São Paulo, ficando em 1º lugar na classificação geral pelo 16º ano consecutivo. Juntos, os alunos do Etapa conquistaram cinco medalhas de ouro – o maior número de ouros da história da participação do Colégio na OQSP, além de quatro pratas e cinco bronzes, que correspondem a 25% do total de medalhas distribuídas no torneio.
Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU)
Alunos do Colégio Etapa conquistaram 24 medalhas na Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU). No total, os alunos do Etapa conquistaram cinco medalhas de ouro, seis de prata, oito de bronze e cinco menções honrosas.