MATRÍCULAS

Receba informações

Olimpíadas Científicas

Etapa ganha bronze em torneio internacional de Informática

Por Colégio Etapa em 26/08/2019
0146

O aluno do Colégio Etapa Pedro Lucas Lanaro Sponchiado conquistou medalha de bronze na Competição Ibero-americana de Informática e Computação (CIIC), torneio internacional de Informática que reúne estudantes da América Latina, Portugal e Espanha.

As provas foram aplicadas no Colégio Etapa durante o mês de julho e os resultados foram divulgados durante a 31ª edição da Olimpíada Internacional de Informática (IOI), que ocorreu entre os dias 4 e 11 de agosto, na cidade de Baku, no Azerbaijão.

 

Sobre a CIIC

A Competição Ibero-Americana de Informática e Computação é destinada aos estudantes dos países da América Latina, Portugal, Espanha, além de um país convidado a cada ano.

No caso do Brasil, participam do torneio internacional de Informática todos os premiados na modalidade “Programação – Nível 2”, da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), que se classificaram para as seletivas da Olimpíada Internacional de Informática (IOI) no ano anterior à realização da prova da CIIC.

 

Treinamento para as competições de Informática

Entre os dias 21 e 31 de julho, o Colégio Etapa recebeu a visita do professor norte-americano Matthew C. Fontaine, que ministrou treinamento olímpico de Informática para dez estudantes, sendo sete do Colégio Etapa e três de outras escolas.

Os participantes do treinamento aguardavam os resultados da seletiva da Olimpíada Internacional de Informática (IOI), considerada a maior competição mundial dessa modalidade para estudantes do Ensino Médio.

O professor Matthew Fontaine tem uma vasta experiência em torneios estudantis: atualmente, ele treina estudantes para a Olimpíada de Computação dos Estados Unidos (USACO), competição que classifica os estudantes do High School para a IOI.

Em 2018, Fontaine também foi um dos juízes do Concurso Internacional de Programação para Colegiais (ICPC), considerado o maior torneio internacional de Informática para universitários. Além disso, ele faz parte dos comitês de seleção dos problemas de diversas olimpíadas americanas.

“O maior desafio das competições de Informática é administrar o tempo: cada questão exige uma resolução em etapas e, consequentemente, o estudante levará mais tempo para respondê-la. Para ser um medalhista, o estudante precisa dominar técnicas e métodos que o ajudem a resolver a prova no menor tempo possível”, destaca Fontaine.

Esta é a primeira vez que o Colégio Etapa recebe um professor estrangeiro para um treinamento de Informática. Após a divulgação dos resultados da seletiva da IOI, Matthew Fontaine também participou da preparação de Pedro Sponchiado e Willian Wang, alunos do Etapa classificados para a competição.

 

Confira os outros resultados olímpicos do Colégio Etapa

Desde a sua fundação, em 1982, o Colégio Etapa tem conquistado importantes reconhecimentos em competições estudantis estaduais, nacionais e internacionais. Todos os anos, os nossos alunos marcam presença nos pódios olímpicos e reforçam a nossa tradição de ser o colégio brasileiro com o maior número de medalhas nesses torneios. Com isso, os resultados do Etapa inspiram as novas gerações de alunos que desejam ser MULTI olímpicos. Para saber mais, clique aqui.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

 

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades