MATRÍCULAS

Receba informações

Olimpíadas Científicas

Conquistas do Etapa na maior competição de Astronomia

Por Colégio Etapa em 12/08/2019
3 IOAA_editoria home 1920 x 1080 px 19 - Giovanna_Bruna_Lucas

Os alunos do Colégio Etapa Giovanna Girotto, Bruna Junqueira de Almeida Ferreira Lopes e Lucas Shoji conquistaram uma medalha de bronze e duas menções honrosas, respectivamente, na maior competição de Astronomia do mundo para estudantes do Ensino Médio. A 13ª edição da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) ocorreu entre os dias 2 e 10 de agosto, na cidade de Keszthely, na Hungria.

Formada por cinco integrantes – incluindo Giovanna, Bruna e Lucas – a equipe que representou o Brasil na IOAA conquistou três bronzes e duas menções honrosas. No total, a competição contou com a participação de 257 estudantes de 47 países.

“O Colégio Etapa se tornou o principal polo de treinamento das competições de Astronomia do Brasil. Nos últimos anos, os nossos alunos participaram de todas as competições estudantis internacionais e conquistaram medalhas na maior parte delas”, ressalta Thiago Paulin Caraviello, coordenador de olimpíadas de Astronomia do Etapa.

 

Sobre a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA)

Criada em 2006, na Polônia, a IOAA é considerada a maior competição de Astronomia do mundo para estudantes do Ensino Médio. O torneio tem dois objetivos: incentivar o estudo da Astronomia e da Astrofísica e auxiliar no desenvolvimento dos estudantes por meio das relações que eles constroem com os competidores ao redor do mundo.

A 13ª edição da IOAA, que ocorreu neste ano, foi realizada na capital da Hungria, país localizado na Europa Central. A previsão é que a próxima edição ocorra na cidade de Bogotá, na Colômbia. O país se ofereceu para sediar a maior competição de Astronomia do mundo em 2020, mas ainda não enviou a carta oficial para o Ministério da Educação local – trâmite necessário para confirmar o interesse.

O Brasil sediou a 6ª edição da IOAA, que ocorreu em 2012, no Rio de Janeiro (capital) e na cidade de Vassouras, localizada no interior do estado fluminense.

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades