Entre setembro e outubro, os alunos do Colégio Etapa receberam centenas de premiações em competições científicas internacionais. Os torneios exigiram conhecimentos sobre as disciplinas de Física, Matemática, Química e Robótica.
“A proeminência acadêmica observada nessas competições ressalta a excelência do Colégio Etapa. A nossa qualidade de ensino conduz os alunos às melhores universidades do mundo, permitindo que eles trilhem carreiras de sucesso em diversas áreas do conhecimento e campos de atuação”, afirma Bruno Albuquerque, coordenador de olimpíadas de Física do Colégio Etapa São Paulo.
Confira, a seguir, as competições científicas em que nossos alunos foram premiados:
- Olimpíada Iberoamericana de Matemática (OIM)
- Olimpíada Iberoamericana de Física (OIbF)
- Olimpíada Iberoamericana de Química (OIAQ)
- Competição Latino-Americana de Robótica (LARC) 2023
Olimpíada Iberoamericana de Matemática (OIM) 2023
Felipe Makoto Shimamura Silva e Leonardo Henrique Fakhreddine Maldonado, alunos do Colégio Etapa, conquistaram duas medalhas de prata na OIM 2023.
“Neste ano, tanto Felipe quanto Leonardo já haviam recebido medalhas na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO). Agora, eles somam mais essa conquista aos seus currículos. Os alunos representaram muito bem nosso país, que encerrou a OIM 2023 no primeiro lugar geral”, destaca Regis Prado, coordenador de Olimpíadas de Matemática do Colégio Etapa.
Conheça nossos alunos premiados:
Felipe Makoto Shimamura Silva
Leonardo Henrique Fakhreddine Maldonado
Olimpíada Iberoamericana de Física (OIbF) 2023
Arthur Jiun Wei Hwang, aluno do Colégio Etapa, conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Iberoamericana de Física (OIbF) 2023. “Essa premiação representa inúmeras oportunidades para o Arthur. Ele poderá concorrer a vagas em algumas das principais universidades brasileiras utilizando seu histórico olímpico. Além disso, essa conquista é um diferencial significativo em candidaturas para universidades internacionais”, afirma Bruno Albuquerque, professor de Física do Colégio Etapa São Paulo.
Conheça nosso aluno medalhista:
Arthur Jiun Wei Hwang
A trajetória de Arthur em olimpíadas científicas começou ainda na infância, com a participação no Canguru de Matemática. “No 6º ano do Ensino Fundamental, comecei a frequentar aulas preparatórias para essas competições. No início, concentrei-me apenas no treinamento de Matemática, mas com o tempo, meu interesse se expandiu para outras áreas do conhecimento, até que me encantei pela Física”, relembra.
Além das conquistas acadêmicas, Arthur destaca que as olimpíadas científicas foram importantes para o desenvolvimento de outras habilidades. “Essas atividades favoreceram minha autonomia e me tornaram mais comprometido. Além disso, contribuíram para despertar meu interesse pelo aprendizado em geral, o que melhorou meu desempenho nas aulas regulares”, conclui.
Olimpíada Iberoamericana de Química (OIAQ) 2023
Alunos do Colégio Etapa conquistaram três medalhas na OIAQ 2023. Destaque para o desempenho de Enzo Rosenfeld Franco Cabral, que recebeu a medalha de ouro Top Gold. Lucas Cavalcante Silva e Rodrigo Brito Francisco da Silva, por sua vez, foram condecorados com medalhas de prata.
“A competição reuniu 62 estudantes de 17 países da América Latina e Península Ibérica, abordando conteúdos como Físico-Química, Química Geral e Química Orgânica por meio de uma prova teórica e uma experimental”, explica Victor Chida, coordenador de olimpíadas de Química do Colégio Etapa.
Conheça nossos alunos medalhistas:
Enzo Rosenfeld Franco Cabral
Após escolher no Colégio Etapa por sua qualidade acadêmica, Enzo desenvolveu um interesse especial pelas olimpíadas científicas, principalmente na área da Química. “Essa é a minha disciplina favorita, pois o seu estudo possibilita entender a realidade macroscópica a partir de estruturas microscópicas”, destaca.
“Para me preparar para as olimpíadas científicas, participei das aulas do Etapa e realizei as provas dos anos anteriores. Essas experiências permitiram que eu ganhasse autonomia e me estimularam a estudar tópicos mais avançados”, explica Enzo.
Lucas Cavalcante Silva
Lucas iniciou sua trajetória no Colégio Etapa em busca de novos desafios acadêmicos. Desde o Ensino Fundamental, o jovem demonstrou interesse pelas disciplinas de Ciências, e começou a se dedicar ao preparo para as olimpíadas do conhecimento da área no Ensino Médio.
“Participar da OIAQ foi a evolução natural do meu estudo para olimpíadas de Química, pois exigiu o aperfeiçoamento das minhas habilidades na disciplina. Para chegar até aqui, contei com o auxílio dos professores do Etapa, que me acompanharam durante toda essa trajetória”, conta Lucas.
Rodrigo Brito Francisco da Silva
Rodrigo começou a participar de olimpíadas científicas no Colégio Etapa no 6º ano do Ensino Fundamental, mas foi apenas dois anos depois que ingressou no universo das competições de Química.
O aluno ressalta a importância do Colégio Etapa no resultado obtido na OIAQ 2023: “Eu participo das aulas preparatórias para olimpíadas desde a 2ª série do Ensino Médio. Para esse torneio específico, meu treinamento envolveu aulas experimentais e teóricas, além de uma série de simulados”, explica Rodrigo.
Competição Latino-Americana de Robótica (LARC) 2023
Três equipes do Colégio Etapa foram premiadas na LARC 2023, realizada na Bahia. Considerada a maior competição de Robótica da América Latina, a competição é dividida em diversas categorias, abrangendo áreas que vão desde mecânica até programação.
“Nesse torneio, os participantes precisam desenhar, desenvolver e montar os robôs. O intuito é que os próprios alunos criem placas de circuito e apliquem conceitos de Inteligência Artificial, fundamentais para que os robôs executem as tarefas designadas”, explica Raphael Correia, professor de Robótica do Colégio Etapa Vila Mariana.
Conheça nossas equipes premiadas
Momentum Robotics – Maze
A equipe Momentum Robotics – Maze, formada pelas alunas Akemi Luisa Iramina, Alícia Mei Kato Camigauchi e Fernanda Matsumoto Lima de Andrade, conquistou o 2º lugar na categoria Robocup Junior Rescue Maze. Nessa competição, o intuito é criar um robô capaz de identificar vítimas em situações de desastre, superando obstáculos físicos para fornecer kits de resgate.
Betelgeuse
O time Betelgeuse, composto pelos alunos Caio Yamashita Risseto, Davi do Espirito Santo Araujo, Felipe Dornelas Bueno de Camargo e Guilherme Olivari, obteve a 2ª colocação na categoria Robocup Junior OnStage Secondary. “Os alunos apresentaram o robô em um palco, demonstrando todas as suas habilidades e funcionalidades. Nosso robô foi programado para percorrer um labirinto por meio do reconhecimento de cores”, esclarece Felipe de Oliveira, professor de Robótica do Colégio Etapa Valinhos.
Momentum Robotics – OnStage
Na categoria Robocup Junior OnStage, o time Momentum Robotics – OnStage, formado pelos alunos Davi Pavanelli Hilton, Júlia Arakaki Yoshimatsu, Rodrigo Franco de Moraes, Rodrigo Kenzo Haruna e Thiago Eiti Manzine Sassaki, alcançou a 3ª posição. Nesse caso, os participantes precisaram construir um robô que realizasse uma apresentação criativa, como uma performance de dança ou uma contação de histórias.