MATRÍCULAS

Receba informações

Olimpíadas Científicas

Aluno do Etapa ganha prata na Ibero-americana de Biologia

Por Colégio Etapa em 20/09/2019
Ibero-americana de Biologia

O aluno do Colégio Etapa Thomas Haofu Yang conquistou medalha de prata na XIII Olimpíada Ibero-americana de Biologia (OIAB). O torneio ocorreu entre os dias 9 e 13 de setembro, na cidade de Cochabamba, na Bolívia.

A preparação de Thomas para o torneio incluiu aulas avançadas de Biologia, simulados teóricos e práticos da olimpíada, além da participação de professores universitários convidados.

No total, quatro estudantes, incluindo Thomas, representaram o Brasil na competição e conquistaram duas medalhas de prata e duas de bronze.

 

Colégio Etapa na OIAB

Em 2014, os alunos do Colégio Etapa participaram da Olimpíada Ibero-americana de Biologia pela primeira vez e desde então conquistaram quatro medalhas de prata.

 

Sobre a Olimpíada Ibero-americana de Biologia

A OIAB é uma competição anual, disputada por estudantes do Ensino Médio da América do Sul e da América Central, além de Portugal e Espanha.

A competição tem o objetivo de promover o estudo das Ciências Biológicas e estimular o desenvolvimento de jovens talentos. Os países participantes podem enviar equipes com quatro competidores de no máximo 19 anos de idade.

 

Conheça o nosso aluno medalhista

Thomas Haofu Yang iniciou os estudos no Colégio Etapa no Ensino Fundamental, por indicação de amigos. O jovem sempre teve facilidade com as disciplinas de Exatas, então a entrada na equipe olímpica ocorreu de forma natural.

Ele já participou de competições de Física, Matemática e Robótica, mas descobriu a sua vocação no Ensino Médio, quando passou a ter aulas de Biologia e de Neurociências.

“A interdisciplinaridade é fundamental em competições dessas disciplinas. Durante as provas, eu preciso dominar as matérias de Química, Física, Matemática, Estatística, entre outras. As avaliações de Biologia e de Neurociências não se atêm a decorar fórmulas. Nós sempre precisamos apresentar soluções criativas para os problemas expostos”, explica.

Não por acaso, Thomas conquistou duas medalhas de ouro (2018 e 2019) na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), resultados que o classificaram para a OIAB 2019.

“Há várias vantagens em participar de olimpíadas, mas a maior delas é o amadurecimento. Eu aprendi a me organizar, a ter autonomia e a administrar a minha rotina. Acredito que essas competências serão importantes quando eu estiver na faculdade”.

 

Confira os outros resultados olímpicos do Colégio Etapa

Desde a sua fundação, em 1982, o Colégio Etapa tem conquistado importantes reconhecimentos em competições estudantis estaduais, nacionais e internacionais. Todos os anos, os nossos alunos marcam presença nos pódios olímpicos e reforçam a nossa tradição de ser o colégio brasileiro com o maior número de medalhas nesses torneios. Com isso, os resultados do Etapa inspiram as novas gerações de alunos que desejam ser MULTI olímpicos. Para saber mais, clique aqui.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

 

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades