MATRÍCULAS

Receba informações

Olimpíadas Científicas

Aluno do Etapa conquista prata na Ibero-americana de Química

Por Colégio Etapa em 25/09/2019
Ibero-americana de Quimica Hubspot

O aluno do Colégio Etapa Lucas Yutaka Kuroishi conquistou medalha de prata na XXIV Olimpíada Ibero-americana de Química (OIAQ). A competição ocorreu entre os dias 7 e 15 de setembro, na cidade do Porto, em Portugal.

No total, a equipe que representou o Brasil no torneio conquistou duas medalhas de ouro e duas de prata.

 

Colégio Etapa na OIAQ

Desde 2009, os alunos do Colégio Etapa já conquistaram 11 medalhas na OIAQ: foram seis ouros, quatro pratas e um bronze.

 

Sobre a Olimpíada Ibero-americana de Química (OIAQ)

A Olimpíada Ibero-americana de Química foi criada em 1995 com objetivo de promover o intercâmbio de experiências entre os países participantes, além de valorizar o ensino de qualidade das Ciências Químicas. Em 2019, a competição contou com a participação de estudantes de 17 países.

 

Conheça o nosso aluno medalhista

Lucas Yutaka Kuroishi, 17 anos, iniciou os estudos no Etapa no Ensino Fundamental I, influenciado pelo bom desempenho dos alunos do Colégio nos principais vestibulares do país.

A partir disso, Lucas começou a jornada olímpica no 5º ano, no Canguru de Matemática. Desde então, ele tem participado de competições de diversas disciplinas, incluindo Robótica e Química, que é a sua matéria favorita.

“A participação nas competições estimula o estudante a buscar conhecimentos que o auxiliem nos torneios. Essa dedicação é ainda mais importante em Química, que exige competências interdisciplinares para uma compreensão mais abrangente dos fenômenos que acontecem no mundo”, explica.

Nas competições, Lucas Yutaka Kuroishi conquistou: uma prata em 2018 e um ouro em 2019 na Olimpíada de Química de São Paulo (OQSP); e um bronze em 2017 na Olimpíada Brasileira de Ciências (OBC).

Já na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) foram um bronze em 2018 e um ouro em 2019; por fim, um ouro em 2019 na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ). Essa última medalha foi fundamental para a sua classificação para a Olimpíada Internacional de Química (IChO), em que ele ganhou bronze, e para a OIAQ.

Após a competição, Lucas retomará a preparação para o vestibular com o objetivo de cursar a graduação de Engenharia Química.

 

Confira os outros resultados olímpicos do Colégio Etapa

Desde a sua fundação, em 1982, o Colégio Etapa tem conquistado importantes reconhecimentos em competições estudantis estaduais, nacionais e internacionais. Todos os anos, os nossos alunos marcam presença nos pódios olímpicos e reforçam a nossa tradição de ser o colégio brasileiro com o maior número de medalhas nesses torneios. Com isso, os resultados do Etapa inspiram as novas gerações de alunos que desejam ser MULTI olímpicos. Para saber mais, clique aqui.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades