Além dos bons resultados coletivos, o aluno Vinícius Figueira Armelin obteve a primeira nota 10 da história da competição
O Colégio Etapa foi destaque na Olimpíada de Química de São Paulo (OQSP), ficando em 1º lugar na classificação geral pelo 15º ano consecutivo. A fase final da competição foi realizada no Instituto de Química da Universidade de São Paulo, no último dia 9 de junho.
Juntos, os alunos do Etapa conquistaram duas medalhas de ouro, oito de prata e seis de bronze, que correspondem a 32% do total de medalhas na Olimpíada de Química de São Paulo.
“O método da avaliação da OQSP é experimental demonstrativa, ou seja, há experimentos que os alunos devem observar e, em seguida, responder a algumas questões. Nós preparamos os alunos para que eles sejam capazes de fazer todo tipo de avaliação”, conta Rubens Conilho Junior, professor de química do Colégio Etapa de São Paulo.
O aluno Vinícius Figueira Armelin, do Colégio Etapa de Valinhos, também fez história na OQSP ao receber a primeira nota 10 desde 1997, ano em que a competição foi realizada pela primeira vez.
“Tenho me preparado para competições desde o início do Ensino Médio, sempre concentrado em me classificar para a Olimpíada Internacional de Química (IChO). Acredito que esse resultado inédito na OQSP seja o reflexo dessa série de preparações específicas que o Colégio oferece”, conta Vinícius.
Apesar da preparação intensa por parte do Colégio, os professores entendem que o sucesso nas competições depende do comportamento individual de cada um. “Os alunos devem ser comprometidos com os treinamentos, responder aos exercícios das apostilas, comparecer às aulas e estabelecer uma rotina de estudos, de forma que consigam absorver todo o conteúdo”, complementa Daniella Palombino, professora de química do Colégio Etapa de Valinhos.
A OQSP é uma olímpiada para estudantes do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares, que podem se classificar para a competição de quatro maneiras: uma redação sobre um tema definido pela organização - esse ano foi “Biorrefinarias: conversão de biomassa em produtos químicos”; participação no vestibular da Fuvest como “treineiro” de exatas ou biológicas; participação no Torneio Virtual de Química (IQ-Unicamp); participação na Olimpíada Regional de Química (USP-Ribeirão Preto).
Confira a relação de ganhadores da OQSP:
Colégio Etapa de São Paulo:
- Caio Tabata Fukushima - medalha de prata
- Lucas Yutaka Kuroishi - medalha de prata
- Melissa Mieko Nobetani - medalha de prata + gratificação em dinheiro por ser a estudante melhor colocada
- Sophia Massafelli Battistuta - medalha de prata + gratificação em dinheiro por ser a estudante melhor colocada
- Vinícius Alves Teixeira - medalha de prata
- Anna Beatriz Lins Ponchirolli - medalha de bronze
- Serena Xiao Ying Qi – medalha de bronze
- Yasmin Fleming de Oliveira Conilho - medalha de bronze
Colégio Etapa de Valinhos:
- Vinicius Figueira Armelin – medalha de ouro + gratificação em dinheiro por ser o estudante melhor colocado
- João Vitor Chau Bernardino - medalha de ouro + gratificação em dinheiro por ser o estudante melhor colocado
- Bruno Caixeta Piazza – medalha de prata
- Matheus Saraiva de Morais - medalha de prata
- Miguel Vieira Pereira - medalha de prata
- Artur Vieira Pereira – medalha de bronze
- Daniel Yamamoto Damico - medalha de bronze
- Mathias Stahl Kavai - medalha de bronze