Filtre Por Categoria
Filtre por Categorias

5 dicas de como manter a rotina de estudos nas férias

Entenda qual é a importância de manter uma rotina de estudos nas férias e confira algumas dicas que podem te ajudar.

A chegada das férias é aguardada por muitos estudantes, que desejam aproveitar o tempo livre para relaxar. Por outro lado, alguns discentes ficam em dúvida se a melhor opção é manter o ritmo de estudos durante esse período.

Pensando nisso, nós preparamos um conteúdo especial para te explicar por que você deve estudar durante as férias e, ainda, como conciliar os momentos de descanso e de lazer com a preparação acadêmica. Confira a seguir!

 

Entenda qual é a importância de manter uma rotina de estudos nas férias

Mas, afinal, por que seguir a rotina de estudos durante um período que foi criado para que você possa relaxar? “Continuar estudando durante as férias, com foco nas metas anteriormente estabelecidas, aumenta as chances de os estudantes alcançarem os resultados desejados. Eles podem aproveitar esse período para revisar os tópicos vistos no semestre anterior e até corrigir os atrasos do plano de estudos”, destaca João Pitoscio Filho, coordenador pedagógico do Curso Etapa.

Dessa forma, os estudantes garantem a fixação dos conteúdos, o que pode lhes oferecer vantagens em relação à concorrência na hora de prestar vestibular ou participar do processo seletivo de uma empresa. “Vale destacar que a melhor estratégia de quem pretende ser um bom profissional no futuro é estudar. Assim, ele conseguirá apresentar diferenciais que atendam ao mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente”, complementa Karlene Campos, professora da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa.

Isso não significa que você não poderá aproveitar as férias para descansar e se divertir. Afinal, ter uma rotina saudável é essencial! “Os aspectos físicos e emocionais têm um papel fundamental para o bom desempenho acadêmico. Portanto, os momentos de descanso e de lazer devem fazer parte do cotidiano. Incluir pausas entre os horários de estudo, praticar atividade física, manter uma alimentação equilibrada e o sono regulado são a receita para o sucesso”, comenta Pitoscio. 

 

Saiba como seguir uma rotina de estudos nas férias com 5 dicas

Agora que você já entende por que deve estudar durante as férias, precisa elaborar uma estratégia para manter a preparação acadêmica em dia, sem deixar a saúde e a diversão de lado. Para te ajudar com essa tarefa, nós separamos algumas dicas práticas. Confira a seguir!

 

1) Faça um cronograma de estudos

Ter um plano de estudos é fundamental em qualquer época do ano. Isso porque, “ao elaborarem um planejamento e seguirem os horários definidos, os estudantes conseguirão criar o hábito de estudar e gerenciar melhor o tempo, o que contribuirá para que obtenham mais êxito na realização das tarefas”, afirma Campos.

Para fazer um cronograma, os discentes devem considerar alguns aspectos. “Primeiramente, é preciso definir a sequência de conteúdos a serem estudados e tudo o que precisa ser feito para compreendê-los melhor. Em seguida, os jovens devem estabelecer suas prioridades, dividindo-as ao longo da semana. Nesse momento, é importante refletir sobre como cada tópico lhe ajudará a atingir suas metas. Quando sabemos aonde queremos chegar, fica mais fácil manter o foco e a disciplina”, reforça Campos.

Os estudantes podem utilizar uma agenda, uma lousa ou uma planilha para elaborar o plano de estudos. O Curso Etapa preparou um modelo de planejamento especial para te ajudar! Você pode imprimir as tabelas ou editá-las no próprio computador, por meio das ferramentas de edição do programa que utiliza para ler Portable Document Format (PDF). Baixe agora mesmo!

 

Baixe agora o modelo de cronograma de estudos do Etapa

 

2) Defina um lugar adequado para estudar

Ter um local de estudo bem iluminado, confortável, limpo, organizado e silencioso é fundamental para o sucesso da preparação acadêmica de qualquer estudante. “Os discentes precisam organizar um ambiente adequado para estudar, garantindo que o espaço tenha tudo o que eles precisam à mão e, ainda, mantenha-os longe de distrações”, aponta Campos.

“Vale destacar que quantidade não é qualidade. Logo, o tempo que você passou estudando importa menos que o período em que esteve concentrado. Por isso, é preciso ter cuidado com estímulos que podem impedir a concentração. Usar o celular durante os horários de estudo, por exemplo, desvia a atenção”, completa Pitoscio.

“Os jovens tendem a fazer muitas coisas ao mesmo tempo, como estudar enquanto acompanham as redes sociais e ouvem música. Em algumas tarefas do cotidiano que não exigem tanta concentração pode até ser possível realizá-las simultaneamente com outras atividades. Porém, na hora de estudar, os estudantes devem evitar distrações e interrupções, mantendo o foco total no conteúdo”, finaliza Campos.

 

3) Utilize bons métodos de estudo

Estudar nas férias é uma ótima oportunidade para resolver exercícios de diferentes níveis de dificuldade e revisar os conteúdos que foram trabalhados pelos professores anteriormente. “Uma dica é aproveitar as anotações feitas durante as aulas para fazer resumos, o que poderá ajudá-lo a compreender melhor os temas”, sugere Campos.

Além disso, os estudantes podem utilizar outros métodos de estudo, como os mapas mentais, por exemplo. Para tanto, você precisará apenas escrever o tópico a ser estudado no centro de uma folha em branco e fazer conexões entre o elemento central e seus subtópicos, criando um resumo visual da matéria. Os estudantes também podem utilizar desenhos e símbolos, puxando setas para representar associações.

 

4) Aproveite os momentos de descanso e de lazer

“Os estudantes devem elaborar um cronograma com horários bem definidos, contemplando os momentos de estudo, descanso e lazer. Afinal, eles não devem se sobrecarregar durante as férias, visto que o propósito desse período é ajudá-los a descansar e relaxar. Sem falar que aliar os momentos de lazer aos estudos pode ser bastante benéfico”, reforça Pitoscio.

“Assistir a filmes relacionados a fatos históricos que costumam ser cobrados nas provas ou acompanhar os noticiários e ouvir podcasts para se manter informado são algumas opções. Dessa forma, os estudantes conseguirão aumentar seus repertórios socioculturais e assimilar os conteúdos de forma mais efetiva, já que não se sentirão cansados”, completa Pitoscio.

“Fazer pausas durante os períodos de estudo também contribui para a fixação dos conteúdos. Mas os horários de descanso e de lazer precisam fazer parte do planejamento, em vez de serem estabelecidos simplesmente porque ‘bateu’ aquela preguiça diante de um conteúdo novo ou mais denso”, ressalta Campos.

 

5) Mantenha o foco nas suas metas

“Ter em mente o que se deseja conquistar, como a aprovação no vestibular ou a conclusão da faculdade, também te ajudará a manter o foco nos estudos durante as férias. Mas vale destacar que estabelecer uma relação entre o estudo e a obrigação pode gerar desmotivação”, avalia Pitoscio.

“Estudar deve ser prazeroso e não um peso. Por isso, os estudantes devem ter em mente o que eles desejam conquistar e quais são as ações que devem tomar para alcançar essas metas. Assim fica mais fácil desenvolver uma rotina de estudos e, consequentemente, o hábito de estudar”, finaliza Pitoscio.

 

Gostou das nossas orientações sobre como criar uma rotina de estudos nas férias? Então aproveite para seguir o Curso Etapa e a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa nas redes sociais. Nós sempre compartilhamos dicas e novidades que podem ajudar você a atingir suas metas!

 

Conheça mais o Curso Etapa

Conheça os melhores cursos de Engenharia do Brasil
Posts relacionados
Como passar nos vestibulares de Medicina? Confira 7 dicas
Como passar nos vestibulares de Medicina? Confira 7 dicas
Descubra como montar um cronograma de estudos para o Enem
Descubra como montar um cronograma de estudos para o Enem
O que é e como funciona o SiSU?
O que é e como funciona o SiSU?

Comment

Cadastre-se no Blog

Cadastre-se no blog