Filtre Por Categoria
Filtre por Categorias

11 filmes para estudar História para os grandes vestibulares

Confira algumas sugestões de filmes para estudar História para os grandes vestibulares.

Filmes podem ajudar na preparação para os grandes vestibulares de várias maneiras, ao mesmo tempo em que oferecem entretenimento e um pouco de descontração em meio aos estudos. Isso porque imagens facilitam a memorização de informações, estimulam a nossa reflexão sobre a realidade e podem servir de ponto de partida para a pesquisa de assuntos relacionados à História e às atualidades.

Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados. Quer saber mais? Então continue a leitura para saber como utilizar os vídeos a seu favor na preparação para os vestibulares e confira algumas dicas de filmes para estudar História.

 

A importância de ter um método para analisar filmes

Assim como os textos, os filmes também são elaborados com determinadas intenções. Eles transmitem uma mensagem que pode ser analisada e interpretada de diversas maneiras, mesmo que o seu autor não tenha pensado deliberadamente em todas as possibilidades.

Independentemente de ser uma obra de ficção ou um documentário, uma obra cinematográfica é um produto cultural que tem a sua própria linguagem. Além disso, sua elaboração geralmente envolve uma grande quantidade de profissionais e de recursos. Assim, tudo num filme tem algum propósito e pode ser objeto de análise, pesquisa, discussão e reflexão.

Uma obra cinematográfica é uma fonte de informação, não uma fonte de conhecimento em si. Por isso, ao invés de aceitar a sua versão como verdadeira, é importante responder a algumas perguntas: Qual é o evento retratado na obra e de que forma ele é narrado? O que se sabe sobre isso? O que foi dito sobre esse assunto no filme e o que não foi considerado?

Outras questões também devem ser consideradas ao analisar um filme, entre elas: Quais são os personagens e como eles são apresentados? São todos baseados em pessoas que de fato existiram? Vale destacar que, muitas vezes, um personagem é criado para reunir características de várias personalidades reais, de forma a colaborar com o desenvolvimento da narrativa e atender ao ritmo que o cinema exige.

E, para fazer uma boa análise de uma obra cinematográfica, ainda é preciso avaliar os aspectos técnicos: fotografia, luz, cores, movimento e altura da câmera e assim por diante. Com o tempo é possível aperfeiçoar o método de avaliação de filmes, aproveitando ao máximo o que esse tipo de conteúdo oferece do ponto de vista cultural.

Dessa forma, é possível formar um repertório, ou seja, reunir uma grande quantidade de informações que, contextualizadas, ajudam a relembrar conteúdos da disciplina de História ou a refletir sobre um tema da atualidade.

 

11 filmes para estudar História

Veja a seguir algumas sugestões de obras para se entreter e, ao mesmo tempo, reforçar a preparação para os grandes vestibulares. Divirta-se e bons estudos!

 

1) Desmundo: os primórdios da colonização portuguesa no Brasil

Este filme retrata a história da órfã portuguesa Oribela, que é enviada para a América para se casar com algum colono e auxiliar no povoamento da região sob os preceitos morais e religiosos da época.

Com a assessoria de uma historiadora e falas inspiradas em um português bastante antigo – a ponto de o espectador precisar de legenda para acompanhar os diálogos – “Desmundo” apresenta diversos aspectos e valores da sociedade colonial no início do século XVI. A captura de índios para o trabalho forçado, os conflitos entre colonos e jesuítas e a precariedade da vida na colônia em contraste com um meio natural bastante diferente do europeu são algumas das situações abordadas.

 

2) Arquitetura da Destruição: a estética nazista

Trata-se de um documentário do sueco Peter Cohen sobre a ideia nazista de arte e a perseguição violenta aos judeus e outras minorias.

Esta obra se tornou um clássico entre os documentários históricos. O diretor parte de uma reflexão sobre a noção de arte e de beleza dos nazistas para analisar como a visão intolerante, justificada pelo ideal de purificação e limpeza racial na Alemanha, levou ao massacre de milhões de indivíduos, especialmente os judeus.

 

3) O Destino de uma Nação: a política da Inglaterra e a II Guerra Mundial

Este filme aborda a história do político inglês Winston Churchill e a ameaça da Alemanha nazista no início da II Guerra Mundial. Venceu o Oscar 2018 nas categorias de melhor ator e melhor maquiagem e penteado.

Ao invés de retratar cenas de batalhas, a obra se concentra nos famosos discursos, além de debates públicos e privados, daquele que foi um dos mais importantes governantes do Reino Unido no século XX. De forma geral, o filme mostra os dilemas de um líder político diante dos perigos da guerra em um país que sente orgulho por sua democracia.

 

4) A Conquista da Honra: a Guerra no Pacífico a partir da visão dos Estados Unidos

As duas próximas indicações são obras do cineasta e ator americano Clint Eastwood, que retratam a batalha de Iwo Jima, deflagrada entre os Estados Unidos e o Japão durante a II Guerra Mundial.

A Conquista da Honra gira em torno do registro de uma fotografia utilizada como propaganda de guerra no território americano, para o governo angariar recursos para sustentar a luta contra o Japão. A obra também aborda o drama de jovens soldados em meio à guerra e questões como a segregação racial, por exemplo.

 

5) Cartas de Iwo Jima: a visão japonesa sobre a Guerra no Pacífico

Cartas de Iwo Jima, o filme que também foi dirigido por Clint Eastwood, apresenta a perspectiva japonesa do conflito, tendo como ponto de partida uma série de cartas de soldados japoneses encontradas em uma caverna da ilha após a famosa batalha.

A obra, vencedora do Oscar 2007 na categoria de melhor edição de som, aborda vários assuntos delicados, como a honra e a lealdade, em meio à violência das cenas de batalhas entre os americanos e os japoneses.

 

6) No Intenso Agora: imagens políticas dos anos 1960

Trata-se de um documentário do produtor cinematográfico brasileiro João Moreira Salles sobre eventos políticos de grande impacto internacional na década de 1960.

A partir de uma montagem de filmes feitos pela própria família ao longo de viagens ao redor do mundo, o cineasta apresenta uma reflexão sobre as imagens e a sua relação com a política internacional dos anos de 1960, destacando os protestos na França, conhecidos como “Maio de 68”, a “Revolução Cultural Chinesa” de 1966, e a “Primavera de Praga”, na antiga Tchecoslováquia de 1968.

 

7) The Post: a relação entre o jornalismo e a política

Filme do aclamado cineasta americano Steven Spielberg sobre o caso conhecido como os “papéis do Pentágono”, um vazamento de documentos sigilosos sobre a atuação dos Estados Unidos na guerra do Vietnã.

Essa obra cinematográfica combina temas clássicos e atuais, com destaque para a proprietária do jornal The Washington Post, que decidiu publicar documentos vazados sobre a guerra do Vietnã, os quais comprometiam o establishment¹ político da maior potência mundial.  A questão da atuação da imprensa em um país democrático voltaria à tona pouco tempo depois com o escândalo político conhecido como Watergate, que culminou na renúncia do presidente Richard Nixon, em 1974.

 

8) Machuca: a situação política e social do Chile nos anos 1970

Este filme retrata o golpe de Estado no Chile, liderado pelo general Augusto Pinochet, em 11 de setembro de 1973.

Dentre os diversos filmes que abordam o passado recente do Chile, Machuca se destaca por trazer a perspectiva de um grupo de jovens colegas de escola. No início da década 1970, os estudantes debatem acerca dos problemas sociais e políticos do país, que ainda influenciam e provocam polarizações no país.

 

9) Persépolis: a revolução iraniana de 1979

Esta obra é uma animação em preto e branco baseada em uma história em quadrinhos sobre a vida da escritora e ilustradora iraniana Marjane Satrapi e os efeitos da Revolução Islâmica.

Por meio de um relato na forma de um diário de adolescente, o filme acompanha as experiências pessoais da jovem escritora e ilustradora iraniana. Além disso, essa obra cinematográfica também aborda as questões políticas e os costumes após o Irã se tornar uma república islâmica, bem como os contrastes em comparação com os países europeus onde Marjane viveu naquela época.

 

10) Paradise Now: terrorismo e política no Oriente Médio

O filme conta a história de dois jovens amigos de infância da Cisjordânia, recrutados para um ataque suicida na cidade israelense de Tel Aviv. Alvo de polêmicas internacionais, a obra foi indicada ao Oscar 2006 na categoria de melhor filme de língua estrangeira.

Dirigido por um cineasta de origem palestina, o filme aborda o terrorismo de uma perspectiva bastante pessoal, mostrando as diversas questões políticas, sociais e psicológicas que envolvem a população dessa região marcada por conflitos e tentativas frustradas de negociação de paz há décadas.

 

11) Inside Job: a crise econômica internacional de 2008

Trata-se de um documentário sobre a maior crise econômica internacional desde a quebra da bolsa de Nova York, em 1929.

Vencedor do Oscar 2011 na categoria de melhor documentário, esta obra é narrada pelo ator americano Matt Damon, que apresenta entrevistas e depoimentos de políticos, executivos de bancos de investimentos e economistas. O objetivo é tentar explicar e, principalmente, identificar os principais responsáveis pela grande crise econômica internacional iniciada em 2008. Pode servir de ponto de partida para compreender um pouco da complexa dinâmica do mundo dos investimentos na atualidade.

 

Gostou dessas dicas de filmes para estudar História? Então compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais para que os seus colegas também tenham acesso a essas informações.

E lembre-se que é fundamental ter um método de análise das obras para que essa técnica de estudo contribua para a sua preparação para os vestibulares.

¹Establishment: ordem ideológica, econômica e política que constitui uma sociedade ou um Estado-nação; elite econômica, política e social de um país.

 

Conheça mais o Curso Etapa

As 3 armadilhas que fazem a sua vaga mudar de mãos
Como organizar a rotina de estudos com o ensino a distância
Posts relacionados
Saiba como estudar atualidades para o Enem
Saiba como estudar atualidades para o Enem
Como fazer um plano de estudos: 5 passos para o sucesso
Como fazer um plano de estudos: 5 passos para o sucesso
Como organizar a rotina de estudos com o ensino a distância
Como organizar a rotina de estudos com o ensino a distância

Comment

Cadastre-se no Blog

Cadastre-se no blog