Blog | Curso Pré Vestibular Etapa

Como montar um cronograma de estudos para os vestibulares

Escrito por Curso Etapa | 10/03/2023 15:00:00

Conquistar a tão sonhada aprovação no vestibular requer muita dedicação e muito estudo. Mas, para garantir que o tempo e a energia destinados à preparação gerem o resultado esperado, é fundamental saber como ser produtivo nos estudos.

Nesse sentido, montar um cronograma de estudos pode ser a chave para o sucesso da sua preparação para os vestibulares. Quer saber mais? Então continue a leitura para entender como fazer um plano de estudos infalível e conferir dicas que podem ajudar você a seguir à risca esse planejamento.

 

Como fazer um cronograma de estudos: passo a passo

1) Selecione um organizador de tarefas

Em primeiro lugar, é importante definir a ferramenta que você adotará para organizar, consultar e alterar o seu cronograma de estudos sempre que precisar. Você pode utilizar uma agenda, um planner ou um aplicativo.

Outra opção é o modelo de cronograma de estudos do Curso Etapa. Nesse caso, você pode imprimir a planilha ou editar as tabelas pelo computador. Baixe agora mesmo! É grátis!

 

 

2) Entenda a sua rotina

Antes de montar um plano de estudos, é necessário analisar a própria rotina. Que horas você acorda? Quais são os horários das suas aulas na escola ou no cursinho pré-vestibular? Quanto tempo gasta com transporte? Você faz algum curso ou pratica alguma atividade física no contraturno? Quais são os seus compromissos pessoais?

Para que você consiga seguir o seu cronograma de estudos, é necessário considerar todos os seus afazeres, assim como o tempo utilizado para alimentação, locomoção e descanso. Assim, você garante um planejamento realista, equilibrado e, consequentemente, eficiente.

 

3) Organize os horários de estudo

Saber quais são os conteúdos mais cobrados nos vestibulares que irá prestar pode ajudar você a organizar uma ordem para cada disciplina. Vale destacar que nenhuma matéria deve ser deixada de lado. Frases como “já sei isso”, “nunca vou aprender aquilo” ou “isso não serve para nada” são verdadeiras armadilhas que podem custar a sua aprovação.

Outro fator que deve ser levado em consideração na hora de organizar o seu cronograma de estudos são as suas lacunas de aprendizagem. Priorizar os conteúdos que você tem mais dificuldade pode impulsionar o seu desempenho nas provas. Destine um tempo de estudo maior para esses assuntos, mas sem deixar outros tópicos de lado.

 

4) Aposte em diferentes técnicas de estudo

A preparação para o vestibular requer uma série de atividades, como estudar o conteúdo, fazer resumos, redações e mapas mentais, resolver exercícios e provas anteriores, ler as obras obrigatórias e realizar simulados. Você pode utilizar diferentes métodos de estudo, considerando aqueles que se adequam mais a cada disciplina.

No cronograma de estudos, vale indicar quais serão as tarefas que você irá se concentrar ao longo do dia, tendo em vista os conteúdos previstos para aquela data. Lembre-se de estudar a teoria, testar os seus conhecimentos e fazer a revisão de cada tópico. Assim, você garante uma preparação muito mais completa.  

 

 

5) Reserve tempo para você

Tão importante quanto a quantidade de horas destinadas aos estudos é a qualidade da sua preparação para os vestibulares. Se você estiver cansado, dificilmente conseguirá manter a concentração por muito tempo. Por isso, é importante respeitar os momentos de descanso e incorporar atividades de lazer na sua rotina de estudos.

Reservar um período para se divertir com a família ou com os amigos, praticar um esporte ou dedicar-se a algum hobby pode ajudar você a controlar o estresse pré-vestibular. Além disso, é possível aproveitar essas pausas para assistir filmes que podem ajudar você a estudar para o Enem. Outras possibilidades são ler as obras obrigatórias dos vestibulares paulistas e acompanhar o noticiário para se informar sobre atualidades. Dessa forma, você consegue relaxar, enquanto aumenta o seu repertório sociocultural e acadêmico.

 

Como seguir o cronograma de estudos?

Assim como ocorre com qualquer outra atividade, um bom desempenho nos vestibulares depende da persistência. E a melhor forma de fazer isso é seguir o seu planejamento de estudos à risca.

Estabelecer metas de curto, médio e longo prazo pode ser uma boa estratégia para manter o foco e a disciplina nos estudos. Ao estipular quais são os seus propósitos, você será capaz de observar o seu progresso e se sentirá mais motivado a continuar.

Por fim, lembre-se de que esse planejamento não precisa – e nem deve – ser engessado. Você pode readequar o seu cronograma de estudos, considerando o que pode gerar mais resultados para a sua preparação.