Filtrar por Categoria
Filtrar por categoria

Quais são as profissões do futuro? Confira 10 carreiras

Saiba quais são as profissões do futuro e como escolher a carreira que mais se encaixa no seu perfil.

Um relatório produzido pela multinacional americana Dell Technologies, em parceria com o Institute for the Future (IFTF), uma think thank¹ sem fins lucrativos, apontou que 85% dos empregos que estarão disponíveis em 2030 ainda não existem. Isso porque o mercado de trabalho tende a evoluir e, ainda, pode haver uma diferença entre profissão e carreira.

“A profissão está relacionada ao que estudamos ou à nossa função, enquanto a carreira se refere às áreas de atuação pertencentes à determinada formação. Nesse sentido, dois indivíduos podem ter a mesma profissão, mas seguir carreiras distintas. Um engenheiro da Computação, por exemplo, pode trabalhar no gerenciamento de sistemas de uma empresa de telecomunicações, enquanto um colega de turma segue uma carreira acadêmica”, esclarece Elaine Lizeo, coordenadora da disciplina Projeto de Vida do Colégio Etapa.

Essa projeção mostra que o mercado de trabalho está em constante transformação, estimulada principalmente pelos avanços tecnológicos. Mas, afinal, quais são as profissões do futuro e como descobrir se uma dessas carreiras é a ideal para você? Confira as respostas para essas perguntas a seguir!

 

Quais são as profissões do futuro?

“Com a nova economia baseada no conhecimento e a aceleração do desenvolvimento tecnológico que temos vivenciado nos últimos tempos, muito tem se discutido sobre quais são as carreiras em alta. Atualmente, as profissões mais promissoras estão ligadas à Ciência, Engenharia, Matemática e Tecnologia”, afirma Lizeo.

Quer saber mais? Então confira 10 carreiras em destaque no Brasil e no mundo.

 

1) Cientista de dados

A tecnologia permite que uma grande quantidade de informações seja coletada e armazenada nos bancos de dados das organizações. O cientista de dados é o profissional capaz de transformar esses dados em informações estratégicas para as empresas, facilitando a tomada de decisão no que tange a gestão dos negócios.

Por meio de técnicas de programação e Matemática Avançada, o especialista em Ciências de Dados consegue limpar, organizar, tratar e transformar esses elementos, visando aplicar o conhecimento extraído desse trabalho em benefício das instituições.

“Devido ao grande volume de dados presentes no nosso dia a dia, incluindo as empresas e os departamentos governamentais, o cientista de dados se tornou um profissional muito prestigiado; e a tendência é que essa carreira seja cada vez mais valorizada”, afirma Marcelo Dias, coordenador-geral da Graduação da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa.

 

2) Especialista em Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial já é uma realidade e tende a ganhar ainda mais projeção na indústria. Por isso, os profissionais especializados nesse tipo de tecnologia se destacam em diferentes setores, uma vez que detêm conhecimento sobre algoritmos, automação, Matemática Avançada, programação e Robótica, por exemplo.

“Os especialistas em Inteligência Artificial podem encontrar oportunidades dentro de diversas áreas de atuação, como a Engenharia Mecânica, por meio de simulações computadorizadas para realizar testes em carros reais. Essa expertise também pode ser aplicada na Medicina, Ciência e Arquitetura”, afirma Dias.

 

3) Especialista em Logística

O especialista em Logística é responsável por otimizar os processos de armazenamento, compras, distribuição e transporte nas empresas, expertise que tende a ser cada vez mais valorizada, diante da crescente exigência por maior produtividade e menor custo das operações no mercado de trabalho.

“Uma área de atuação em alta para esse tipo de profissional envolve a administração de grandes cidades, no que envolve o controle da parte de automação e de logística para um bom funcionamento das metrópoles. Os administradores de cidades inteligentes, como esses especialistas são chamados, representam uma figura ainda pouco vista no Brasil, mas que já é possível encontrar em outros países, como na Coreia do Sul, por exemplo”, acrescenta Dias.

 

4) Desenvolvedor de aplicativos

Atualmente, esse tipo de profissional é extremamente valorizado no mercado de trabalho – a tendência é que essa carreira continue em alta nos próximos anos, devido ao crescimento cada vez maior do setor de desenvolvimento mobile.

Para se destacar na área, é preciso ter um amplo conhecimento em tecnologia, desenvolvimento de softwares e experiência do usuário (UX), além de possuir uma visão estratégica e criativa para criar soluções inovadoras. Profissionais formados em Engenharia de Computação, em especial, encontram ótimas oportunidades nesse setor.

 

5) Gerente de Compliance

Esse profissional é responsável por garantir que as ações de uma organização e dos seus colaboradores estejam de acordo com as normas legais, os procedimentos internos e as regulamentações indicadas para a prestação de serviços. Mas, afinal, por qual motivo essa ocupação é considerada uma profissão do futuro?

A resposta para essa pergunta é simples: o mercado de trabalho exige cada vez mais transparência e legalidade das empresas. Nesse sentido, o Gerente de Compliance se dedica à gestão de riscos, prevenindo crises que podem levar um negócio até mesmo ao encerramento de suas atividades.

 

Descubra quais são as profissões do futuro e o perfil dos candidatos esperado pelas empresas

 

6) Consultor financeiro

Atualmente, existe uma grande demanda por profissionais que prestam consultoria financeira. Esse tipo de profissional é responsável por orientar pessoas físicas e jurídicas que desejam organizar suas finanças ou fazer investimentos com segurança e rentabilidade.

Isso se deve, em parte, ao surgimento das fintechs², que tornaram as operações financeiras mais acessíveis e dinâmicas. As graduações em Administração e Economia são excelentes opções para quem deseja ingressar na área.

 

7) Especialista em Agronegócio

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) aumentou 17% em 2020, conquistando o maior faturamento em 32 anos, e com estimativa de crescimento para os próximos anos. Por isso, o profissional que trabalha na área de agrobusiness será valorizado no futuro.

Saber usar a terra com menos recursos e otimizar a produção com o uso de novas tecnologias é uma competência fundamental para quem deseja se destacar nesse setor. Essa é uma excelente opção de carreira para os engenheiros de produção.

 

8) Especialista em Environmental, Social and Corporate Governance (ESG)

“Investir na sustentabilidade se torna cada vez mais importante para as empresas. Isso porque as mudanças climáticas têm motivado os investidores a priorizarem infraestruturas sustentáveis. Nesse sentido, o profissional que se especializar no chamado Environmental, Social and Corporate Governance (ESG) terá uma projeção muito importante em um futuro próximo”, afirma Dias.

O ESG é uma espécie de métrica utilizada para monitorar e nortear as boas práticas ambientais, sociais e de governança dos negócios. Esse índice funciona como um ativo intangível das empresas, uma vez que é utilizado por grupos de investidores para analisar as companhias e, em seguida, viabilizar a aplicação de capital.

 

9) Gerontólogo

Você já ouviu falar em Gerontologia? Essa área estuda o envelhecimento dos seres humanos e cuida de aspectos ligados ao bem-estar e ao lazer, visando a saúde biológica, física e psicológica. Esse assunto se tornou um dos mais importantes da atualidade e do futuro, devido ao aumento da expectativa de vida da população.

“Temas como a importância do work-life balance, que envolvem a promoção de um equilíbrio entre a vida pessoal e a carreira, também têm sido cada vez mais discutidos, uma vez que a redução do estresse com o trabalho e a prevenção da Síndrome do Esgotamento Profissional, conhecida como burnout, ajudam as empresas a reduzirem gastos e manterem sua mão de obra mais produtiva”, aponta Lizeo.

 

10) Biotecnólogo

O biotecnólogo é responsável por aplicar conhecimentos biológicos, químicos e tecnológicos no desenvolvimento de novos produtos e soluções em diversas áreas, como Agronegócio, Cosmética, Genética, Meio Ambiente e Saúde.

“Os profissionais de Biotecnologia terão muito destaque no futuro, dados os desafios que já enfrentamos em relação às vacinas e aos cuidados com a saúde em geral, por exemplo. Por isso, aqueles que atuarem com Tecnologia na Medicina terão uma projeção muito significativa nos próximos anos”, explica Dias.

 

5 dicas para escolher a carreira certa para você

Agora que você conhece algumas profissões do futuro, confira nossas dicas para descobrir se uma dessas opções está alinhada ao seu perfil.

 

1) Faça exercícios de autoconhecimento

Em primeiro lugar, é preciso refletir sobre suas motivações, interesses e aptidões. “Quanto melhor o jovem conhecer a si próprio, mais preparado ele estará para tomar uma decisão acertada, o que o levará a conquistar uma realização pessoal e profissional”, explica Lizeo.

 

Para tanto, os jovens devem refletir sobre as seguintes questões:

  • O que me motiva? E o que me desmotiva?
  • O que desperta o meu interesse? E o que me gera apatia?
  • Quais são os meus principais talentos?
  • Quais habilidades preciso desenvolver?
  • Qual é o meu propósito de vida?
  • O que é sucesso para mim?

 

2) Explore diferentes áreas de conhecimento

O segundo passo para escolher a profissão certa é conhecer todas as opções disponíveis, com o intuito de identificar quais cursos te atraem mais e, ainda, em quais deles você consegue se sair melhor, considerando suas competências, habilidades e preferências.

Vale destacar que novas oportunidades e outros interesses podem mudar os rumos da carreira de um profissional. “Eu, por exemplo, fiz a graduação em Economia e, posteriormente, uma especialização em Finanças. Após trabalhar por anos no setor contábil financeiro em uma empresa multinacional, me deparei com a possibilidade de fazer um Master in Business Administration (MBA)³ nos Estados Unidos, graças ao qual eu decidi fazer um doutorado na área de Estudos Organizacionais. Atualmente, eu trabalho com o desenvolvimento educacional e profissional de jovens talentos”, conta Lizeo.

 

3) Analise o mercado de trabalho

O terceiro passo desse processo de escolha da carreira envolve a análise da situação atual do mercado de trabalho. “Para conhecer as oportunidades que cada profissão oferece, a pesquisa é fundamental. Os estudantes devem se informar sobre as carreiras de interesse, conversando com professores e profissionais da área, participando de feiras de universidades e até mesmo observando os funcionários de uma empresa na prática de suas atividades cotidianas”, sugere Lizeo.

“Para tomar uma decisão acertada, é preciso proatividade e curiosidade. Afinal, quanto mais um jovem aprender sobre as profissões, maiores serão as chances de seguir uma carreira na qual se sinta realizado”, complementa Lizeo.

 

4) Mantenha-se informado

A tecnologia já está presente em todos os setores do mercado. Por isso, o profissional do futuro deve conhecer as principais inovações tecnológicas, como Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Ciência de Dados, Big Data e Automação.

“Ficar antenado ao que está acontecendo no mundo também é muito importante, independentemente se a profissão estiver ligada à área do Marketing, do Direito ou da Administração, por exemplo. Afinal, isso poderá dar alguns indícios do que está prestes a vigorar, o que ajudará os jovens a saírem na frente”, declara Dias.

 

5) Pense no futuro

Por fim, é importante fazer a escolha com um olhar estendido ao amanhã. “Um erro muito comum é achar que uma profissão vai durar por muitos e muitos anos, o que pode não ocorrer no modelo atual”, afirma Dias.

“É importante entender que a profissão que um estudante escolher poderá sofrer algumas modificações no futuro. O segredo para se proteger dessas mudanças é continuar estudando. Assim, os profissionais conseguirão se manter atualizados para o mercado de trabalho”, aconselha Dias.

 

Agora que você já sabe quais são as profissões do futuro e como escolher a carreira que mais se encaixa no seu perfil, aproveite para saber mais sobre todo o apoio oferecido pelo Colégio Etapa para os alunos fazerem suas escolhas e, ainda, conhecer os cursos de graduação da ESEG.

 

¹Think tank: tipo de organização que se dedica à produção de conhecimento na área científica, econômica, política, entre outras.

²Fintechs: empresas que visam promover inovações na área de Tecnologia Financeira.

³Master in Business Administration (MBA): curso de pós-graduação com foco na atuação profissional em gestão de negócios, pessoas e projetos.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Como seu filho pode aprender Matemática brincando
5 dicas de como fazer uma boa redação no Enem
Posts relacionados
Saiba como ajudar o seu filho na escolha da profissão
Saiba como ajudar o seu filho na escolha da profissão

Inscreva-se no blog

Inscreva-se no blog