Escolher uma área de estudo entre Humanas, Exatas e Biológicas é algo que pode ser considerado desafiador para muitos estudantes. Além disso, ter dúvidas sobre qual área seguir é mais comum do que aparenta. Isso ocorre porque a escolha certa da área de estudo pode definir não apenas o rumo da carreira, mas também o grau de satisfação e realização pessoal ao longo da vida profissional.
Se você também tem dúvidas sobre qual área seguir, continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre os seguintes temas:
- Quais as principais diferenças entre Humanas, Exatas e Biológicas;
- Quais as características que indicam afinidade com cada uma das áreas;
- Como descobrir a área de estudo certa para você.
Quais são as principais diferenças entre as áreas de Humanas, Exatas e Biológicas?
De forma resumida, as principais diferenças entre as áreas de Humanas, Exatas e Biológicas podem ser descritas da seguinte forma:
- As Ciências Humanas estão mais ligadas a aspectos relacionados à sociedade e à construção de uma visão de mundo;
- As Ciências Exatas são embasadas em conceitos matemáticos, contribuindo tanto para o estudo quanto para a aplicação das outras disciplinas que fazem parte desse grupo;
- As Ciências Biológicas têm um alinhamento natural com tudo o que envolve os seres vivos e a interação entre eles e o meio ambiente.
Tradicionalmente, essas áreas do conhecimento delimitavam tanto as disciplinas do Ensino Médio quanto as graduações. No entanto, devido aos avanços científicos e tecnológicos, houve uma modernização no mercado de trabalho, o que exigiu que as disciplinas e formações acadêmicas adotassem novas abordagens.
Segundo o coordenador-geral do Grupo Etapa, Edmilson Motta, existe uma intersecção cada vez mais forte entre as três áreas do conhecimento. “Os cursos de Administração e Economia, por exemplo, ficam entre as áreas de Humanas e de Exatas. Já as graduações de Física Médica e Oceanografia se relacionam tanto com as Exatas quanto com as Biológicas; Fonoaudiologia e Psicologia, por exemplo, apresentam características de Humanas e de Exatas”, exemplifica Motta.
Confira a seguir mais características e informações sobre cada uma das três áreas do conhecimento:
Humanas
Os cursos de Humanas são bastante diversos e abrangem graduações voltadas para as Artes, a Comunicação, a Filosofia, as Linguagens e a Sociologia, por exemplo.
“Vale ressaltar que essas carreiras apresentam algumas características comuns, como o foco nos desenvolvimentos artístico, cultural, econômico, político e social, exigindo interação, criatividade e envolvimento na produção, gestão e circulação de informações”, destaca Thomas Wisiak, coordenador de Filosofia, História e Sociologia do Grupo Etapa.
Alguns cursos de Humanas são bastante tradicionais, como:
- Arquitetura;
- Direito;
- Jornalismo;
- Pedagogia;
- Relações Públicas.
Enquanto outros são mais recentes:
- Audiovisual;
- Design;
- Marketing;
- Relações Internacionais.
Profissões consideradas mais tradicionais também têm passado por atualizações, acompanhando as inovações tecnológicas e as demandas do mercado de trabalho. “Para ter sucesso na área de Ciências Humanas, além de ser fundamental gostar de ler, é importante ter interesse em continuar estudando e se aprimorando”, explica Wisiak.
Os profissionais dessa área costumam valorizar características como ajudar pessoas, promover mudanças sociais e ter liberdade criativa para desenvolver o trabalho.
Exatas
Em geral, os cursos de Exatas tendem a focar nos processos científicos e tecnológicos, oferecendo disciplinas baseadas na lógica, na Matemática e na análise de dados. Eles atraem pessoas com perfil analítico, que gostam de resolver problemas complexos.
“Fomentar o conhecimento e desenvolver projetos de pesquisa que contribuam para o progresso da sociedade é uma das finalidades dessa área, assim como a aplicação das tecnologias em nosso cotidiano”, afirma Alexandre Moreno, coordenador de Física do Curso Etapa.
As áreas de Exatas abrangem as chamadas “Ciências Puras”, que englobam desde cursos mais clássicos — como Física, Matemática e Química — até graduações que têm ganhado destaque nos últimos anos, como Astronomia, Computação e Geologia. “Os profissionais dessas carreiras podem trabalhar com o desenvolvimento de pesquisas científicas ou investir na vida acadêmica”, explica Moreno.
Os cursos de Engenharia são os mais tradicionais das áreas de Exatas, especialmente pela grande variedade de atuação e ampla aceitação no mercado de trabalho. Entre os cursos de Engenharia mais conhecidos, estão:
- Engenharia Civil;
- Engenharia Elétrica;
- Engenharia Mecânica;
- Engenharia de Produção;
- Engenharia Química.
Outros cursos de Engenharia também têm ganhado destaque no mercado de trabalho, acompanhando os avanços tecnológicos e as discussões cada vez mais frequentes sobre sustentabilidade, como:
- Engenharia Ambiental;
- Engenharia Computacional;
- Engenharia Mecatrônica.
Biológicas
Os cursos de Biológicas são voltados para a compreensão de todas as formas de vida na Terra. “Isso inclui anatomia, morfologia e patologia; aspectos fisiológicos, evolutivos e moleculares; mecanismos de transmissão de caracteres hereditários; além de interações entre os seres vivos e o meio ambiente”, explica Daniel Berto, coordenador de Biologia do Curso Etapa.
Essa área pode ser subdividida em:
- Ciências da Saúde, que incluem carreiras como Enfermagem, Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia;
- Ciências Biológicas, que abrangem as graduações com uma visão ampla em todos os níveis de organização da vida — da célula à biosfera — e possuem características mais investigativas, incluindo o domínio de tecnologias e habilidades;
- Ciências Ambientais, que lidam com o meio ambiente e envolvem a conservação da biodiversidade, a recuperação de áreas degradadas e a promoção da sustentabilidade.
Pessoas com afinidades em Biológicas possuem um perfil mais curioso sobre a vida e a natureza e têm interesse em entender os processos que sustentam os organismos vivos.
Como descobrir se sou de Humanas, de Exatas ou de Biológicas?
A escolha da profissão pode ser um desafio para muitos estudantes, mas descobrir com qual área do conhecimento você tem mais afinidade é um processo gratificante. Aqui estão algumas etapas que você pode seguir para entender se a área que você pretende estudar se alinha com suas preferências e interesses:
Lembre-se, no entanto, de que não existe uma resposta única e certa sobre qual área do conhecimento seguir. Suas preferências e afinidades podem mudar ao longo do tempo e, muitas vezes, é possível encontrar maneiras de combinar aspectos das áreas de Humanas, Exatas e Biológicas em suas atividades acadêmicas e profissionais. O importante é escolher uma área que proporcione motivação e inspiração e que possibilite crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional.
Se você já está de olho no vestibular, continue conosco e confira 5 ótimas dicas que podem ajudar na reta final da preparação!