Desenvolvimento cognitivo, estímulo à criatividade e ao raciocínio, formação socioemocional e poder de concentração são apenas algumas das competências trabalhadas por meio da literatura infantil. Mas, para que essas habilidades sejam devidamente conquistadas pelas crianças, é fundamental que elas recebam indicações de livros condizentes com suas faixas etárias.
Quer saber mais? Então continue a leitura para descobrir:
- Qual é a importância de incentivar a leitura desde a primeira infância;
- Qual é o papel da escola e da família no estímulo à leitura infantil;
- 8 indicações de livros para crianças com até 6 anos de idade.
A importância do incentivo à leitura desde a primeira infância
Quando o hábito de ler é estimulado desde a primeira infância — fase da vida que vai desde a gestação até os seis anos de idade —, as crianças tendem a usufruir de uma série de benefícios a curto, médio e longo prazo. Isso porque a leitura durante a Educação Infantil contribui para:
- Maior aptidão para a alfabetização, a aprendizagem e a memorização;
- Desenvolvimento da criatividade, da imaginação, da inteligência emocional, do poder de concentração, do raciocínio e do senso crítico;
- Melhora das competências ligadas à fala e à escrita;
- Aproximação entre o ouvinte e o leitor — independentemente de essa figura ser representada pelos pais ou pelos professores;
- Aumento do repertório cultural e vocabular;
- Ampliação do rendimento acadêmico.
Para isso, tanto a escola quanto os pais devem estimular as crianças a desenvolverem o interesse e o hábito de ler. Mas, afinal, como as instituições de ensino e as famílias devem fomentar a leitura entre os pequenos? É o que explicamos a seguir. Continue a leitura para saber mais!
O papel da escola e da família no estímulo à leitura infantil
A escola tem um papel fundamental para o desenvolvimento do interesse e do hábito de ler entre todas as crianças. Na biblioteca da creche ou da pré-escola onde estudam, os pequenos podem ter contato com vários livros, o que lhes permite manuseá-los, sentindo diferentes texturas, vendo inúmeras ilustrações e conhecendo uma profundidade de cores.
Eles ainda podem explorar diversos títulos, temas e gêneros, o que contribui para o processo de autoconhecimento, uma vez que os estudantes conseguirão adentrar no processo de descoberta sobre suas preferências.
Vale destacar que essa experiência é bastante enriquecedora para a formação das crianças, pois possibilita que elas desenvolvam a autonomia e, ainda, as coloca em um papel de protagonismo na própria jornada acadêmica.
Nesse contexto, os professores são a figura central, uma vez que cabe a eles fazer uma curadoria de livros indicados para cada faixa etária, além de elaborar atividades lúdicas e, ao mesmo tempo, didáticas que despertem o interesse pela literatura infantojuvenil.
A contação de histórias também é uma ferramenta poderosa, pois envolve as crianças em um contexto de leitura com diferentes entonações, expressões faciais e corporais, tornando a narrativa muito mais interessante. O uso de fantoches, brinquedos e outros recursos também pode ser bastante positivo, porque traz a ludicidade para esse momento de aprendizagem.
Não se pode esquecer do papel da família para dar continuidade a esses estímulos iniciados na escola dentro de casa. Pensando em ajudá-lo nesse processo de como fazer o seu filho gostar de ler, Celia Passoni, coordenadora do Grupo Etapa, junto com a equipe de professoras da Educação Infantil do Colégio Etapa, separou uma lista com indicações de livros para a Educação Infantil. Confira a seguir!
8 indicações de livros para crianças com até 6 anos de idade
1) “O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado”, de Audrey e Don Wood
Esta obra permite trabalhar diversos assuntos essenciais para o desenvolvimento infantil, como a importância da alimentação saudável e do estímulo sensorial no processo de comer, tomando como ponto de partida a degustação das frutas. O livro conta a história de um ratinho que tenta salvar um morango de um grande urso, o que também possibilita a abordagem de temas como a partilha, o medo versus a coragem, além da criatividade dada a forma como o fruto é escondido.
2) “O grande rabanete”, de Tatiana Belinky
Esse livro conta a história de uma avó que consegue realizar uma tarefa difícil graças à colaboração de vários personagens. É considerada uma ótima indicação de livro para abordar a importância da união e da cooperação. A narrativa também permite tratar de conceitos como a correspondência entre força e tamanho, além de estimular discussões sobre alimentação orgânica e saudável.
3) “A cesta da Dona Maricota”, de Tatiana Belinky
Essa obra conta a história de uma cozinheira que compra vários legumes, frutas e verduras para fazer receitas deliciosas. O enredo aborda esse trabalho de forma divertida, com rimas e cantigas, o que enfatiza a importância de brincar para a formação das crianças durante a primeira etapa da educação.
4) “Pedro e Tina: uma amizade muito especial”, de Stephen Michael King
Assim como várias crianças, Pedro e Tina são amigos, porém, muito diferentes entre si, o que torna a relação dos dois muito mais rica. A história permite abordar a importância da amizade e do respeito às diferenças, além de conceitos matemáticos, como linhas retas, em cima e embaixo, dentre outros tópicos. Por isso, essa obra também é uma excelente oportunidade para o seu filho aprender Matemática brincando.
5) “Little Pea”, de Amy Krouse Rosenthal
É um livro que narra a história de uma pequena ervilha que adora comer brócolis como sobremesa, mas só pode fazê-lo se terminar todo o jantar. Com essa história, é possível trabalhar assuntos como escolhas, gostos e hábitos. Essa obra também pode ajudar na promoção do ensino bilíngue.
6) “Fire Truck”, de Peter Sís
Essa indicação de livro é ótima para trabalhar a criatividade, porque o personagem principal adora caminhões de bombeiro e, em um belo dia, acorda e percebe que se transformou em um. Nesse dia alegre e divertido, ele faz várias coisas diferentes, como apagar incêndios e salvar gatinhos. Além disso, essa obra pode ajudar o seu filho a aprender inglês brincando.
7) “Viva o circo”, de Celia Passoni
Por meio de poesias e de ilustrações, o livro apresenta artistas de circo, como o palhaço, o mágico, o malabarista, o equilibrista e a bailarina, valorizando a imortalidade da arte circense. Com essa obra, também é possível falar sobre a importância do trabalho em equipe e do papel de cada um com as crianças.
8) “Ivã”, de Cristina Mega
Esse livro conta a trajetória de Ivã, que, após puxar uma linha e desenrolar um espiral, descobre o mundo das cores e das formas geométricas. É uma excelente oportunidade de introduzir o estudo de conceitos matemáticos com os pequenos.
Gostou dessas indicações de livros para uma Educação Infantil de qualidade? Todas as obras mencionadas acima fazem parte da rotina de alunos do Colégio Etapa. Esse trabalho é possível graças à estratégia pedagógica multidisciplinar oferecida em nossa escola, em que o interesse e o hábito de ler são estimulados por meio das atividades escolares e extracurriculares.
Quer saber mais? Então acesse o site do Colégio Etapa para conhecer outros diferenciais do trabalho desenvolvido por nossos professores, que contribuem para o desenvolvimento integral dos estudantes da Educação Infantil.