MATRÍCULAS

Receba informações

Internacional

Aprovações Internacionais 2021: Luiza Peres Nogueira Porto

Por Colégio Etapa em 11/11/2021
Luiza Peres Nogueira Porto foi aprovada no curso de Economia da University of Toronto.

Michigan State University, University of Alberta, University of British Columbia, University of Calgary, University of Minnesota – Twin Cities e University of Toronto

Luiza Peres Nogueira Porto iniciou os estudos no Colégio Etapa em 2018, motivada pela nossa tradição em aprovar alunos nos vestibulares brasileiros e nos processos de seleção para as universidades internacionais.

“A vontade de estudar fora surgiu após a leitura de reportagens de ex-alunos do Etapa que foram aprovados em instituições de ensino no exterior. Fiquei fascinada pela possibilidade de trilhar o mesmo caminho e, desde então, tenho me preparado para isso”, afirma.

Durante o Ensino Médio, Luiza pôde realizar diversas atividades que, além de contribuírem para o seu desenvolvimento acadêmico e pessoal, também se destacaram na etapa de application¹. No Colégio, ela participou das preparações destinadas à equipe olímpica de Geografia e se inscreveu na disciplina English and Language Composition do currículo Advanced Placement e também nas aulas preparatórias para o SAT.

Paralelamente, a jovem se dedicou ao balé – dança que praticou por mais de dez anos –, ao tênis e ao voluntariado: no projeto Apoio Olímpico ao Estudante (Apole), ela ministrou aulas de reforço aos estudantes da rede pública de Vinhedo.

Já na ONG Cidadão Pró-Mundo, Luiza lecionou inglês para jovens de comunidades carentes e, ao mesmo tempo, também participou de iniciativas como o Sonhar Acordado, que promove experiências interculturais entre os voluntários e as crianças assistidas.

“Participar desses projetos foi uma grata surpresa. Por meio deles, pude conhecer pessoas incríveis, dispostas a ensinar, aprender, compartilhar experiências e pontos de vista e, desse modo, crescemos juntos”, destaca.

Por fim, nas férias, ela se inscreveu em dois cursos de verão no exterior: em 2018, a jovem viajou à Inglaterra por três semanas para aprimorar a fluência em inglês; em 2019, participou de um programa de Engenharia organizado pela NSLC na Yale University.

Na 3ª série do Ensino Médio, a ex-aluna do Colégio contou com a ajuda do Setor Internacional para cumprir os requisitos exigidos pelos processos de seleção para as universidades do exterior. No caso das instituições de ensino americanas e canadenses, os principais requisitos foram: a realização de entrevistas e a apresentação das cartas de recomendação, do histórico escolar, do personal statement², das provas de proficiência, do relatório das atividades extracurriculares e, ainda, das essays.

“Nessa fase, o suporte do Setor Internacional foi essencial para que eu pudesse produzir uma candidatura competitiva, ressaltando minhas aptidões, meus valores e a importância das atividades que realizei dentro e fora do Etapa”, afirma.

Após meses de dedicação, veio o resultado: Luiza Peres Nogueira Porto foi aprovada no curso de Economia de seis instituições de ensino da América do Norte, incluindo a University of Toronto, considerada a melhor universidade do Canadá segundo dados do ranking Times Higher Education (THE).

Após alcançar sua meta, a jovem lista quais foram os fatores decisivos para a aprovação e que podem ajudar quem pretende fazer o application no próximo ano. Confira a seguir!

 

1)   Selecione as universidades considerando o seu perfil

“Existe um mundo de possibilidades para os estudantes internacionais. Considerando que as instituições da América do Norte são muito parecidas em termos de excelência acadêmica, o candidato deve refletir sobre outros fatores”.

“Para algumas pessoas, talvez seja melhor escolher instituições de grande porte que contam com associações, alojamentos coletivos e outras atividades sociais que auxiliarão a integração. Por outro lado, há também a possibilidade de escolher instituições menores, com turmas reduzidas, nas quais os professores conseguirão acompanhar os estudantes mais de perto”, aconselha.

 

2)   Consulte os programas de concessão de bolsas

“As universidades dispõem de muitas iniciativas para atrair alunos internacionais, incluindo as bolsas de estudo. Nesse caso, vale a pena conferir se o seu application é compatível com algum desses programas, especialmente aqueles que concedem bolsas por mérito. No meu caso, conquistei uma bolsa de U$ 50 mil na University of Toronto por meio do International Merit Scholarship Award”, ressalta.

 

3)   Não limitar suas opções a um único país ou processo seletivo

“É importante contar com o apoio do Setor Internacional em todos os momentos, especialmente para elaborar uma college list diversificada. Muitas vezes, o estudante concentra esforços em uma única instituição e pode acabar deixando de lado uma universidade muito mais conectada aos planos dele e da família”, conclui.

 

Luiza Peres Nogueira Porto

 

University of Toronto

A University of Toronto (UToronto) é considerada a melhor instituição de ensino superior do Canadá e ocupa o 18º lugar entre as melhores universidades do mundo, segundo informações do ranking Times Higher Education (THE).

 

¹Application: processo seletivo para as universidades do Canadá e dos Estados Unidos.

²Personal statement: espécie de carta de motivação que pode ser exigida nos processos seletivos de instituições internacionais de ensino superior.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades