Filtre Por Categoria
Filtre por Categorias

Confira 10 dicas de estudantes aprovados no vestibular

Controlar a ansiedade e o nervosismo é uma das dicas dos aprovados no vestibular. Saiba mais no post!

Chegou a hora de prestar vestibular! Nesse período que antecede as provas, a ansiedade e o nervosismo tendem a aumentar. Por isso, é fundamental saber controlar o estresse pré-vestibular para se sair bem nos exames.

Pensando nisso, nós convidamos alguns ex-alunos do Curso Etapa que foram aprovados no vestibular para compartilhar dicas que podem te ajudar nessa reta final. Confira!

 

10 dicas de estudantes aprovados no vestibular

“A resolução de exercícios é a chave para ter sucesso nas provas. Isso porque, ao testar seus conhecimentos, você fica mais familiarizado com os exames, aprende a administrar melhor o tempo e consegue reconhecer em quais pontos precisa melhorar. Durante a correção, avalie se você errou por falta de atenção ou por não dominar a matéria e busque entender por quê determinada alternativa é a certa e como você pode chegar nela”, afirma Ana Carolina Melo, ex-aluna do Curso Etapa que estuda Direito na Universidade de São Paulo (USP).

“Outra dica é revisar e refazer as provas anteriores para entender melhor o jeito que cada vestibular cobra as matérias. Assim, quando chegar a hora de prestar os exames, você vai estar mais familiarizado com seu formato, o que vai te ajudar a controlar o nervosismo”, explica Isabelle Veroneze, ex-aluna do Curso Etapa que foi aprovada em Relações Internacionais na USP, na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O professor João Pitoscio Filho, coordenador pedagógico do Curso Etapa, também defende que os vestibulandos busquem conhecer a fundo as provas que irão prestar. “É fundamental ter uma estratégia definida para cada vestibular, pois cada exame possui suas particularidades. Entender as diferenças de cada prova ajudará os estudantes a terem um bom resultado”, destaca.

“Fazer provas antigas pode ser uma boa ideia! Contudo, é importante não se ‘pilhar’ na véspera dos exames. Em vez disso, procure estar descansado no grande dia, confie em você e, na hora de prestar o vestibular, mantenha a calma e dê o seu melhor”, sugere João Vinícius Amato, ex-aluno do Curso Etapa que foi aprovado em Medicina na USP, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e na Universidade Estadual Paulista (Unesp).

“Você já estudou tudo o que tinha para estudar ao longo do ano. Então agora não é hora de aprender coisas novas ou passar horas seguidas estudando, pois isso vai deixá-lo cansado. Em vez disso, faça revisões, resolva questões de provas antigas e mantenha-se descansado”, complementa Ana Carolina Zacharias de Oliveira, ex-aluna do Curso Etapa que estudou Engenharia na USP e, em 2019, foi aprovada em Medicina na Unifesp e na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Isso porque, além de continuarem focados nos estudos, os vestibulandos também precisam estar atentos aos cuidados com a saúde e o bem-estar. “Estudar exaustivamente sem manter uma boa alimentação e boas noites de sono pode gerar um efeito contrário ao desejado. Ou seja, ao invés de verem um aumento no rendimento, os estudantes poderão chegar cansados e com baixa capacidade de concentração nos locais de prova, comprometendo o seu desempenho. Por isso, a rotina dos vestibulandos deve ser equilibrada”, avalia Pitoscio.

“É importante manter a rotina de estudos dentro de um limite que não prejudique o desempenho nas provas. Estar descansado e focado é determinante para que os estudantes não só tenham um bom rendimento nos vestibulares, como também para alcançarem o potencial máximo”, afirma Lucas Rodrigues de Aguiar, ex-aluno do Curso Etapa que estuda Medicina na USP.

“Nesses últimos momentos que antecedem as provas, é preciso manter a concentração nos exames e ter momentos de descanso entre eles. Essas pausas são essenciais para recuperar as energias, especialmente para aqueles que farão vestibulares em datas muito próximas”, reforça Ana Carolina Melo.

“Nessa reta final, é fundamental se alimentar bem, dormir bem e fazer atividades para se distrair, como ver uma série ou dar uma volta em um parque. Sei que bate um nervosismo na hora da prova. Por isso, é importante parar um pouco, respirar fundo e se acalmar. Assim, você conseguirá retomar o que estava fazendo com foco total”, destaca Ana Carolina Zacharias de Oliveira.

“Mantenham a calma, pois isso faz toda a diferença. Quando a ansiedade e o nervosismo aumentarem, faça uma pausa. Exercícios de respiração podem te ajudar a relaxar! E tenha em mente que tudo o que você poderia ter feito, você já fez”, destaca Thamires Calderari, ex-aluna do Curso Etapa que foi aprovada em Arquitetura na USP, na Unicamp e na UFMG, através do SiSU.

“Confie no seu potencial! Você é capaz de alcançar suas metas e realizar seus sonhos. Acredite que tudo vai dar certo e, no futuro, você verá que o esforço que fez durante a preparação para os exames valeu a pena, pois a vida universitária é incrível”, complementa Caio Oliveira, ex-aluno do Curso Etapa que foi aprovado em Engenharia Mecatrônica na USP, Engenharia de Controle e Automação na Unicamp e na Unesp e, ainda, em Engenharia da Computação na Unicamp, por meio do SiSU.

“Acredite: você está preparado. Por isso, mesmo que ocorram imprevistos, não desista do seu sonho. Dez dias antes das segundas fases começarem, eu sofri um acidente grave. E, mesmo debilitada, consegui fazer os exames e fui aprovada em todos. Se você se dedicou ao longo do ano, ninguém poderá tirar seu mérito, independentemente das suas condições no dia da prova”, conclui Isabelle Veroneze, que também foi aprovada em Direito Unesp e em Midialogia na Unicamp.

Gostou das dicas dos estudantes que foram aprovados no vestibular? Então aproveite e compartilhe esse conteúdo com seus amigos, para que eles também fiquem mais motivados para enfrentar a maratona de vestibulares. O Curso Etapa está no Facebook, no Instagram e no Youtube!

 

Conheça mais o Curso Etapa

Saiba por que fazer simulados vai te ajudar na hora da prova
3 dicas de como escolher um cursinho pré-vestibular on-line
Posts relacionados
5 dicas de como manter a rotina de estudos nas férias
5 dicas de como manter a rotina de estudos nas férias
Como passar nos vestibulares de Medicina? Confira 7 dicas
Como passar nos vestibulares de Medicina? Confira 7 dicas
Descubra como montar um cronograma de estudos para o Enem
Descubra como montar um cronograma de estudos para o Enem

Comment

Cadastre-se no Blog

Cadastre-se no blog