MATRÍCULAS

Receba informações

Internacional

Aprovações Internacionais 2021: Vinícius Barbosa Alvarez

Por Colégio Etapa em 10/06/2021
Vinícius Barbosa Alvarez vai estudar Economia na University of Chicago.

University of Chicago, University of Toronto
e Vanderbilt University

Vinícius Barbosa Alvarez decidiu estudar no Colégio após assistir ao vídeo de um ex-aluno que foi aprovado no curso e na universidade dos seus sonhos. “Eu já sabia que queria estudar Economia no exterior. E, depois de ver o depoimento do Bruno Rojo, que começaria essa graduação na University of Chicago, a melhor instituição de ensino superior da área, e, ainda, gostava de participar de simulações e de tocar bateria como eu, tive certeza de que o Etapa era a escola certa para mim”, afirma.  

Após conquistar uma bolsa de estudos por meio do Desafio Etapa, Vinícius ingressou na 1ª série do Ensino Médio. E, no ano seguinte, ele iniciou sua preparação para os processos de candidatura do exterior. “Participei das aulas de Advanced Placement (AP) do Colégio e, na reta final, realizei quatro testes desse programa americano oferecidos pelo Etapa no Brasil, conquistando o Prêmio AP Scholar”, explica.

Além disso, Vinícius obteve um excelente resultado nas provas padronizadas e de proficiência que são exigidas pelas universidades do exterior. “No SAT, eu conquistei 790 de 800 pontos em Matemática e gabaritei a seção de Inglês. Já no TOEFL, eu consegui somar 110 de 120 pontos”, declara.

Durante sua trajetória acadêmica no Etapa, o ex-aluno do Colégio também se engajou em campanhas voltadas para a área de Políticas Públicas e participou de competições científicas e do Etapa Model United Nations (EMUN), atividade extracurricular na qual os alunos simulam as reuniões da Organização das Nações Unidas (ONU).

Vale destacar sua participação na 67ª edição do Harvard Model United Nations (HMUN), na qual ele recebeu o prêmio Diplomatic Commendation Award após representar a Mauritânia na mesa “Assentamentos Informais e Desenvolvimento Urbano” junto com outra aluna. Além disso, ele foi selecionado para o concurso de redação do evento, apresentando um dos dez melhores textos.

Durante sua trajetória acadêmica no Etapa, Vinícius também atuou com o voluntariado, ministrando aulas de Português no Vontade Olímpica de Aprender (VOA), uma iniciativa cultural que disponibiliza treinamentos olímpicos de forma gratuita, e atuando como coordenador de Tecnologia de uma startup¹ de educação da periferia de São Paulo (SP). Além disso, o ex-aluno do Colégio foi um dos fundadores do Curso Ipê, um projeto de educação popular que oferece aulas de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os grandes vestibulares.

“Acredito que meu desempenho e envolvimento nessas atividades extracurriculares foram um dos principais pontos de destaque da minha candidatura. Isso porque as universidades americanas não consideram apenas o aspecto acadêmico, mas também o perfil dos candidatos enquanto cidadãos. Assim, as instituições podem avaliar se os estudantes poderão impactar o mundo por meio de suas atuações profissionais”, destaca.

Vinícius também acredita que seus hobbies contribuíram para sua aprovação. “Aprendi a tocar bateria e saxofone devido à minha paixão pelo jazz! Inclusive, esse foi o tema de uma das minhas essays². Eu comparei o papel que tenho em uma banda com aquele que queria ter na universidade. Ademais, precisei gravar um vídeo me apresentando para a UChicago. Decidi me fantasiar de Spock, personagem de Star Trek, e fazer uma paródia da série. Foi muito legal”, conta.

Sobre o futuro, o ex-aluno do Colégio Etapa avalia diferentes possibilidades. “Eu pretendo fazer um double major³ em Economia e Matemática. Posteriormente, gostaria de trabalhar com pesquisas e no mercado financeiro por um tempo. Mas meu verdadeiro propósito é construir uma carreira no setor público, considerando a minha inquietude para mudar o mundo e, ainda, por acreditar que a política é a principal forma de solucionar os problemas da sociedade”, completa.

 

Sobre a University of Chicago

Considerada a sexta melhor universidade dos Estados Unidos pelo U.S. News & World Report, a UChicago se destaca por suas graduações em Economia, Matemática e Políticas Públicas, por exemplo. Vale ressaltar que Vinícius Barbosa Alvarez irá estudar naquela que é considerada a melhor escola da área no mundo. Não por acaso, sua comunidade possui mais de 90 prêmios Nobel, sendo que cerca de 30 condecorações foram recebidas por economistas – o dobro de conquistas recebidas pela segunda universidade mais premiada.

“Um dos principais motivos que me fizeram escolher a UChicago foi sua cultura. A comunidade acadêmica dessa instituição é formada por alunos e professores curiosos, diferenciados e com um perfil mais intelectual. Trata-se de um ambiente que inspira a busca pelo aprendizado, visto que os estudantes gostam de pensar nas questões de uma forma mais aprofundada. Tanto que uma frase bastante famosa nos seus campi é: ‘tudo bem, eu já entendi como isso funciona na prática. Mas você pode falar mais sobre a teoria?’”, conclui Alvarez.

 

¹Startup: empresa que visa aprimorar um modelo de negócio por meio da inovação.

²Essays: redações autobiográficas que fazem parte dos requisitos dos processos de candidatura do exterior, principalmente nos Estados Unidos.

³Double major: formação acadêmica composta por duas graduações.  

 

 

Veja também: 

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades