MATRÍCULAS

Receba informações

Atividades Extracurriculares

Alunos do Etapa participam de simulação da ONU em Harvard

Por Colégio Etapa em 12/02/2020
O Harvard Model United Nations (HMUN) é o mais antigo e concorrido evento de simulação da ONU do mundo.

Treze alunos do Colégio Etapa participaram da 67ª edição do Harvard Model United Nations (HMUN), evento em que estudantes de vários países representam os secretários, diretores e delegados que integram a Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo é compreender e propor soluções para acontecimentos geopolíticos contemporâneos e de importância histórica.

Durante o evento, os alunos Raquel de Queiroz Pereira e Vinícius Barbosa Alvarez representaram a Mauritânia na mesa “Assentamentos Informais e Desenvolvimento Urbano” e conquistaram o prêmio Diplomatic Commendation Award, equivalente ao 3º lugar.

Eles debateram o tema com outros 88 delegados e lideraram a criação de um bloco composto por países em desenvolvimento, que planejou a implementação de políticas de prevenção ao surgimento de favelas ao redor do mundo.

Além da participação na simulação da ONU, Vinícius Alvarez também foi um dos selecionados para o concurso de redação do HMUN, cujo tema foi “Diplomacia na era da globalização”, e encerrou a competição entre os dez classificados.

“As simulações da ONU contribuem para o desenvolvimento dos alunos à medida que eles se veem diante de problemas reais e precisam propor soluções de alto impacto social. Para isso, eles precisam dispor de aptidões como a oratória, a empatia, o respeito, o trabalho em equipe e a cidadania”, destaca Luiz Carlos Dias, professor do Colégio Etapa e responsável pelo Etapa Model United Nations (EMUN), atividade extracurricular que prepara os alunos para as simulações da ONU.

Além da participação no HMUN, o grupo também visitou a Harvard University, a Columbia University e a sede da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque.

 

Confira os outros destaques da participação do Colégio Etapa no HMUN:

  • Ana Luiza Moura de Souza e Gabrielle Lima Balestra representaram a Mauritânia na mesa “Direitos humanos e corporações multinacionais”;
  • Anna Laura Batista representou a Mauritânia na mesa “Direitos das mulheres em tempos de guerra”;
  • Carolina Ferreira de Sá e Larissa Aldib representaram a Mauritânia na mesa “Reavaliando a ajuda humanitária”;
  • José Luiz Pinto Azevedo e Maria Beatriz Aith Ribeiro Lima Freitas representaram a Mauritânia na mesa “Terrorismo na era da internet”;
  • Livia Garbo Soranzo representou a Mauritânia na mesa “Objetivos de desenvolvimento do milênio: acesso à saúde”;
  • Luiz Fernando Guedes Dias Carvalho representou a Mauritânia na mesa “Acesso aos cuidados de saúde para pessoas desalojadas”;
  • Natália Fiusa Righetti representou a Mauritânia na mesa “O impacto econômico da mudança climática”;
  • Pedro Henrique Teixeira Tavares representou Nikolai Ryzhkov, ex-oficial da União Soviética, em uma simulação do Círculo Interno da Federação Russa, que ocorreu em 1992.

Para participar desse comitê, Pedro submeteu-se a um concorrido processo de seleção e, após a participação, foi reconhecido como um dos seis melhores integrantes da mesa.

 

Sobre o Harvard Model United Nations

O Harvard Model United Nations (HMUN) é o mais antigo e concorrido evento de simulação da ONU do mundo. Realizado pelos alunos de Harvard, o HMUN ocorre anualmente na cidade de Boston.

Em 2020, o evento ocorreu entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro, e contou com a participação de mais 4 mil jovens de 50 países.

O Brasil ficou em 3º lugar entre os países que mais enviaram delegações – foram 17 delegações brasileiras, contra 18 da Turquia (2º lugar) e 112 dos Estados Unidos (1º lugar).

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

 

 

 

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades