MATRÍCULAS

Receba informações

Atividades Extracurriculares

Alunos do Etapa participam de simulação da ONU em Harvard

Por Colégio Etapa em 12/02/2020
A simulação da ONU em Harvard é o evento deste tipo mais antigo e concorrido do mundo.

Treze alunos do Colégio Etapa participaram da 67ª edição do Harvard Model United Nations (HMUN), evento em que estudantes de vários países representam os secretários, diretores e delegados que integram a Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo é compreender e propor soluções para acontecimentos geopolíticos contemporâneos e de importância histórica.

Durante o evento, os alunos Raquel de Queiroz Pereira e Vinícius Barbosa Alvarez representaram a Mauritânia na mesa “Assentamentos Informais e Desenvolvimento Urbano” e conquistaram o prêmio Diplomatic Commendation Award, equivalente ao 3º lugar.

Eles debateram o tema com outros 88 delegados e lideraram a criação de um bloco composto por países em desenvolvimento, que planejou a implementação de políticas de prevenção ao surgimento de favelas ao redor do mundo.

Além da participação na simulação da ONU, Vinícius Alvarez também foi um dos selecionados para o concurso de redação do HMUN, cujo tema foi “Diplomacia na era da globalização”, e encerrou a competição entre os dez classificados.

“As simulações da ONU contribuem para o desenvolvimento dos alunos à medida que eles se veem diante de problemas reais e precisam propor soluções de alto impacto social. Para isso, eles precisam dispor de aptidões como a oratória, a empatia, o respeito, o trabalho em equipe e a cidadania”, destaca Luiz Carlos Dias, professor do Colégio Etapa e responsável pelo Etapa Model United Nations (EMUN), atividade extracurricular que prepara os alunos para as simulações da ONU.

Além da participação no HMUN, o grupo também visitou a Harvard University, a Columbia University e a sede da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque.

 

Confira os outros destaques da participação do Colégio Etapa no HMUN:

  • Ana Luiza Moura de Souza e Gabrielle Lima Balestra representaram a Mauritânia na mesa “Direitos humanos e corporações multinacionais”;
  • Anna Laura Batista representou a Mauritânia na mesa “Direitos das mulheres em tempos de guerra”;
  • Carolina Ferreira de Sá e Larissa Aldib representaram a Mauritânia na mesa “Reavaliando a ajuda humanitária”;
  • José Luiz Pinto Azevedo e Maria Beatriz Aith Ribeiro Lima Freitas representaram a Mauritânia na mesa “Terrorismo na era da internet”;
  • Livia Garbo Soranzo representou a Mauritânia na mesa “Objetivos de desenvolvimento do milênio: acesso à saúde”;
  • Luiz Fernando Guedes Dias Carvalho representou a Mauritânia na mesa “Acesso aos cuidados de saúde para pessoas desalojadas”;
  • Natália Fiusa Righetti representou a Mauritânia na mesa “O impacto econômico da mudança climática”;
  • Pedro Henrique Teixeira Tavares representou Nikolai Ryzhkov, ex-oficial da União Soviética, em uma simulação do Círculo Interno da Federação Russa, que ocorreu em 1992.

Para participar desse comitê, Pedro submeteu-se a um concorrido processo de seleção e, após a participação, foi reconhecido como um dos seis melhores integrantes da mesa.

 

Sobre o Harvard Model United Nations

O Harvard Model United Nations (HMUN) é o mais antigo e concorrido evento de simulação da ONU do mundo. Realizado pelos alunos de Harvard, o HMUN ocorre anualmente na cidade de Boston.

Em 2020, o evento ocorreu entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro, e contou com a participação de mais 4 mil jovens de 50 países.

O Brasil ficou em 3º lugar entre os países que mais enviaram delegações – foram 17 delegações brasileiras, contra 18 da Turquia (2º lugar) e 112 dos Estados Unidos (1º lugar).

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

 

 

 

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades