MATRÍCULAS

Receba informações

Olimpíadas Científicas

Alunas conquistam medalhas no Torneio Meninas na Matemática

Por Colégio Etapa em 17/01/2020

Quatro alunas do Colégio Etapa foram premiadas na 1ª edição do Torneio Meninas na Matemática (TM²), cuja prova foi aplicada no mês de outubro.

No Nível 3, disputado por estudantes do Ensino Médio, a nossa aluna Carolina Moura Valle Costa conquistou medalha de prata e encerrou a competição em 2º lugar no ranking geral.

Já Bruna Arisa Shoji Nakamura ganhou a medalha de bronze, enquanto as alunas Juliana Mitie Hosne Nakata e Leticia Barbieri Stroeh conquistaram menção honrosa.

“Estamos muito felizes por ter quatro alunas premiadas já na primeira edição do TM². Um dos objetivos do torneio é incentivar a participação de meninas de todo o Brasil em competições estudantis e, com esse resultado, esperamos que mais alunas do Etapa se sintam motivadas a participar dessa e de outras olimpíadas de Matemática”, ressalta Régis Prado Barbosa, coordenador de olimpíadas de Matemática do Colégio Etapa.

Em 2019, a competição contou com a participação de 163 estudantes de todo o Brasil.

 

Meninas no topo

A participação de meninas em olimpíadas estudantis é uma realidade e o número de competidoras cresce a cada ano, especialmente nos torneios das Ciências Exatas.

Carolina Moura Valle Costa, medalhista da TM², também foi destaque em Informática e, após conquistar medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), tornou-se a primeira brasileira a se classificar para a Olimpíada Internacional de Informática (IOI).

Carolina está na 1ª série do Ensino Médio e poderá participar de mais duas edições da IOI. A última vez que um estudante brasileiro se classificou para a competição ainda na 1ª série do Ensino Médio foi em 2009.

 

Sobre o Torneio Meninas na Matemática (TM²)

O TM² é uma realização do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A primeira edição do torneio ocorreu em 2019 e, com essa iniciativa, o comitê organizador pretende incentivar a participação feminina em treinamentos olímpicos e em competições científicas.

No TM², as estudantes concorrem individualmente, divididas em dois níveis:

  • Nível 2: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental;
  • Nível 3: 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.

As participantes do Torneio Meninas na Matemática são escolhidas entre as medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

 

Equipe olímpica: uma janela de oportunidades

O Colégio Etapa oferece mais de 40 atividades extracurriculares para que os alunos possam se expressar e descobrir novas aptidões.

No caso dos alunos que integram a equipe olímpica, os benefícios são muitos: durante as competições eles vivenciam situações que os conduzem ao autoconhecimento, à superação de desafios e à troca de experiências com estudantes de outros estados e de diferentes países.

A participação em torneios estudantis também coloca o estudante em vantagem no processo seletivo das melhores universidades nacionais e internacionais. No Brasil, instituições como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) possuem vagas destinadas exclusivamente aos estudantes olímpicos. Em 2019, cinco alunos do Colégio Etapa foram aprovados na USP por meio desta modalidade de ingresso.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades