Após concluir o Ensino Médio, Giovana de Castro Pontes recebeu uma das notícias mais esperadas da sua vida: a aprovação no curso de Direito da Universidade de São Paulo (USP).
“Eu estava muito nervosa no dia da divulgação da lista da Fuvest. Quando consegui acessar o site da instituição para conferir o resultado, fiquei surpresa ao perceber que fui aprovada. Verifiquei meu nome várias vezes para ter certeza. Fiquei muito feliz com essa conquista e me emocionei ao ver que meus pais estavam orgulhosos de mim”, conta.
Além de conquistar uma vaga na USP, a ex-aluna do Colégio Etapa também foi aprovada em Direito na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e alcançou o 2º lugar no vestibular das Faculdades de Campinas (Facamp) para o curso de Relações Internacionais.
O começo de um sonho
Durante sua preparação para o vestibular, Giovana contou com o suporte completo do Colégio Etapa para conquistar a tão sonhada aprovação. “Os alunos têm diversas opções de atividades extracurriculares que contribuem com o processo de aprendizado. Além disso, os professores são muito qualificados e proporcionam um ambiente seguro e confortável para que possamos esclarecer dúvidas sobre os conteúdos a qualquer momento”, destaca.
A jovem também usufruiu dos recursos tecnológicos disponíveis aos alunos, e uma das ferramentas que considerou mais importantes foi o Etapa Link, uma plataforma com diversos vídeos que complementam o aprendizado durante a preparação para os principais vestibulares do país.
“Eu usei muito o Etapa Link. Às vezes, eu precisava estudar para uma prova, mas não tinha tempo para fazer um resumo da matéria que ia cair. No Etapa Link você encontra vários vídeos pequenos de matérias específicas”, relembra.
Outro diferencial na preparação da ex-aluna foi o Setor de Apoio ao Aluno. “Cada série tem o seu próprio orientador. Isso facilita muito a comunicação e o acompanhamento diário, além de ajudar na resolução de dúvidas dos alunos”, diz.
A escolha da profissão
Quando estava na 1ª série do Ensino Médio, Giovana ainda não tinha certeza sobre qual graduação cursar. Contudo, após ter contato com o Etapa Model United Nations (Emun), atividade extracurricular oferecida pelo Colégio Etapa, a jovem descobriu sua paixão pela diplomacia.
A partir desse momento, começou a se preparar para realizar o sonho de trabalhar nessa área. “Eu pesquisei quais eram as principais exigências para ser diplomata e percebi que muitas pessoas que estão nessa profissão optaram pelo curso de Direito”, explica.
Ao falar sobre os planos para o futuro, Giovana de Castro Pontes revelou que deseja trabalhar com Direito Internacional. “Quero muito estudar a relação da Organização das Nações Unidas (ONU) com as legislações nacionais e entender qual é o seu papel em diferentes países”, finaliza.