MATRÍCULAS

Receba informações

Internacional

Aprovações Internacionais 2021: Sophia de Godoy D’Ávila

Por Colégio Etapa em 15/07/2021
Sophia de Godoy D’Ávila vai estudar Engenharia Mecânica no exterior.

Colorado State University, Pennsylvania State University, University of California – Davis, University of California – San Diego, University of California – Santa Barbara e University of Minnesota – Twin Cities

Sophia de Godoy D’Ávila iniciou os estudos no Colégio Etapa em 2018, influenciada pela experiência de um amigo que estudou em nossa escola. “Ele contou com o apoio do Setor Internacional para conquistar a aprovação na University of Chicago e enfatizou que os college counselors¹ me ajudariam em todas as etapas do application². Então eu e minha família decidimos que cursar o Ensino Médio no Colégio seria a melhor opção, considerando meus interesses acadêmicos”, relembra.

Para realizar o sonho de estudar fora, Sophia conciliou o ensino regular com algumas atividades extracurriculares. Sabendo que o desempenho em Ciências Exatas é determinante para os candidatos que pretendem cursar Engenharia no exterior, a jovem participou das preparações para as competições de Matemática, nas quais os alunos estudam tópicos avançados dessa disciplina. “Os conteúdos das aulas foram fundamentais para aumentar meu rendimento escolar”, afirma.

Além disso, a estudante frequentou as aulas de Advanced Placement (AP) do Colégio, com o intuito de praticar inglês e aprender conteúdos em nível universitário, fortalecendo ainda mais seu application.

Com um perfil mais voltado aos esportes, Sophia ingressou nas equipes de Basquete e Vôlei do Etapa e, fora da escola, se dedicou à prática do hóquei – modalidade canadense na qual dois times, formados por seis atletas, disputam o domínio do disco, que deve deslizar pela pista de gelo até o gol. Inclusive, em 2018, a jovem conquistou medalha de bronze na disputa por equipes do Campeonato Brasileiro de Hóquei.

“Acredito que o engajamento em diversos esportes pode ter sido um diferencial para o meu currículo, não só pelos valores que contribuíram para a minha formação humana, como também por demonstrarem o quanto eu estou determinada a alcançar metas, individuais e coletivas”, avalia.

Já nos momentos de lazer, Sophia gosta de tocar piano e de registrar momentos por meio da fotografia. “Eu explorei intensamente esses hobbies nas minhas essays³, por se tratar de atividades com as quais consigo me expressar. E acredito que consegui demonstrar minha paixão por elas nas redações”, explica.

Sobre o application, a ex-aluna do Colégio destaca o apoio do Setor Internacional para a superação dos desafios relacionados às candidaturas. “É um processo com muitas etapas e que pode exigir ainda mais esforço de quem o desconhece. Nesse sentido, eu não tive problemas, pois contei com a orientação do Etapa para redigir as essays e ter um bom desempenho nas entrevistas e, ainda, nas provas padronizadas e de proficiência, como o SAT e o TOEFL, por exemplo. Sem dúvidas, os counselors tornaram tudo mais fácil”, afirma.

Após conquistar aprovações nos cursos de Engenharia Mecânica de seis universidades, incluindo a University of California – San Diego, onde decidiu estudar, Sophia de Godoy D’Ávila se prepara para um novo capítulo de sua vida acadêmica. “Devido à pandemia da Covid-19, não pude visitar o campus, por isso estou muito ansiosa para saber o que vou encontrar quando chegar lá. Mas tenho certeza de que fiz a escolha certa”, anima-se.

 

Sophia de Godoy D’Ávila (2)

 

University of California – San Diego

A UC San Diego ocupa a 33ª posição no ranking das melhores universidades do mundo, organizado pelo Times Higher Education (THE), com destaque para as carreiras de Artes, Ciências, Engenharia e Medicina. Além disso, a instituição é considerada uma Public Ivy, nomenclatura utilizada para se referir às mais prestigiadas instituições públicas de ensino superior dos Estados Unidos.

“Eu escolhi a UC San Diego por duas razões: a excelência acadêmica e a localização, pois a Califórnia concentra algumas das melhores empresas de Tecnologia do mundo, as quais me oferecerão oportunidades profissionais e, ainda, a possibilidade de conhecer pessoas que contribuirão para o meu desenvolvimento”, conclui Sophia.

 

¹College counselors: orientadores educacionais.

²Application: processo seletivo para as universidades americanas e canadenses.

³Essays: redações que fazem parte dos requisitos dos processos de candidatura do exterior, principalmente das faculdades e universidades dos Estados Unidos.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades