MATRÍCULAS

Receba informações

Internacional

Aprovações Internacionais 2021: Mattias Anders Silva Larsson

Por Colégio Etapa em 24/06/2021
Mattias Anders Silva Larsson vai estudar Engenharia Biomolecular e Química no Georgia Institute of Technology.

Arizona State University, Georgia Institute of Technology, New York University, Ohio State University, Purdue University, University of British Columbia, University of California – Davis, University of California – San Diego, University of California – Santa Barbara, University of Massachusetts – Amherst, University of Minnesota – Twin Cities, University of Toronto e University of Wisconsin-Madison

 

Nos momentos de lazer, Mattias Anders Silva Larsson gosta de praticar tênis e se aventurar pelos jogos de tabuleiro. Durante sua trajetória acadêmica, o jovem também se envolveu com os clubes de debates e de Role Playing Game (RPG) oferecidos pelo Colégio Etapa, o que ele acredita ter feito a diferença para ser aprovado por 13 instituições de ensino superior do exterior.

“Essas atividades extracurriculares contribuíram para o meu desenvolvimento acadêmico e pessoal. O Clube de Debates colaborou para a formação de um pensamento crítico e para que eu me tornasse mais proativo, enquanto o RPG expandiu minha capacidade de raciocínio lógico e me ajudou a ser mais comunicativo. Dessa forma, consegui escrever uma boa essay¹, apresentando minhas experiências de vida de uma forma mais descontraída”, afirma.

O ex-aluno do Colégio Etapa também se envolveu com olimpíadas estudantis, o que lhe rendeu importantes conquistas. Destaque para sua participação na Olimpíada de Química de São Paulo (OQSP) de 2019, quando conquistou uma medalha Top Gold², além do 5º e 9º lugares nas provas seletivas para os torneios internacionais dessa disciplina.

O conhecimento adquirido nessas competições ainda contribuiu para que Mattias conquistasse aprovações nos vestibulares. Ele foi aprovado nos cursos de Engenharia de Materiais na Universidade de São Paulo (USP) e de Engenharia Química na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Porém, o jovem está decidido a estudar fora.

“Essa ideia foi se concretizando ao longo do Ensino Fundamental II, graças às palestras com representantes de instituições de ensino superior do exterior oferecidas pelo Colégio e às aprovações internacionais dos colegas que participavam dos treinamentos olímpicos comigo”, explica.

Mattias afirma que o Setor Internacional do Etapa foi fundamental para que ele realizasse o sonho de ser o próximo aluno aprovado no exterior. “Eles esclareceram minhas dúvidas e me ajudaram a reunir toda a documentação necessária para preencher os formulários do application³. Sem falar na revisão das essays e do personal statement4”, destaca.

O Setor Internacional também ajudou o jovem a superar os desafios que surgiram no último ano, em virtude do isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19. “Devido à distância, eu tive pouco contato com meus colegas que também estavam aplicando para universidades internacionais, o que me deixou mais apreensivo, já que nós costumávamos trocar experiências sobre a preparação para os processos de candidatura do Brasil e do exterior”, conta.

“Mas o Setor Internacional me ajudou a entender como funciona o application e a determinar um ritmo para cada etapa da minha preparação, incluindo o estabelecimento de prazos. Sem falar no suporte que recebi dos meus pais e na comunicação diária com meu irmão, que também aplicou para instituições internacionais de ensino superior no ano passado”, completa.

Mattias Anders Silva Larsson, assim como seu irmão Thomas, decidiu estudar Engenharia Biomolecular e Química no Georgia Institute of Technology, mundialmente conhecido como Georgia Tech. “Futuramente, eu pretendo alcançar uma posição de destaque em uma empresa importante do setor químico. Acredito que, dessa forma, conseguirei contribuir para a busca pelo conhecimento na área, por meio do desenvolvimento de pesquisas científicas e incentivando a participação dos estudantes do mundo todo em olimpíadas científicas”, conclui.

 

Mattias Anders Silva Larsson vai estudar Engenharia Biomolecular e Química no Georgia Institute of Technology.

 

Georgia Institute of Technology

Georgia Tech, como é popularmente conhecido, foi fundado com o intuito de formar líderes que contribuam para a melhoria da condição humana por meio da aplicação de conhecimentos científicos e de tecnologias avançadas. Atualmente, a universidade ocupa a quarta colocação na lista de melhores cursos de graduação em Engenharia dos Estados Unidos, produzida pelo U.S. News & World Report.

“Um dos principais fatores que me levou a escolher Georgia Tech foi o corpo docente. A universidade conta com vários professores de Engenharia Química que desenvolvem importantes pesquisas na área. Sem falar que a instituição atrai cada vez mais estudantes brilhantes, o que contribui para a inovação, tão presente na cultura local. Tenho certeza que fiz a escolha certa”, finaliza Larsson.

 

¹Essay: tipo de redação exigido no processo de admissão das universidades do exterior.

²Medalha Top Gold: condecoração destinada ao candidato que conquista o 1º lugar no ranking geral de uma competição.

³Application: processo de candidatura das instituições americanas e canadenses de ensino superior.

4Personal statement: carta autobiográfica exigida por algumas universidades internacionais, especialmente nos Estados Unidos e no Reino Unido.

 

Veja também: 

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades